14 setembro 2011

"Arroz & Feijão" ~ versão natureba

No Brasil, arroz e feijão compõem a base da refeição diária da maioria das pessoas. Além dessa dupla, entra a tal "mistura": uma proteína animal (carne, ovo), um vegetal e ainda uma salada.

Em casa não consumimos arroz e feijão diariamente. Nem sei muito o porquê, talvez por seguir uma dieta vegetariana eu tenha que variar mais pra suprir uma possível carência de vitaminas.

Então, quando tem, gosto de comê-los sozinhos, sem nenhum acompanhamento. Adoro um feijão bem feitinho, na minha escala de avaliação é um dos indicadores se a pessoa sabe cozinhar bem ou não.

Resolvi trazer uma receita que é a mesma para outros tipos, porém usando o arroz integral e o feijão azuki (veja AQUI detalhes sobre ele), muito mais saudáveis e nutritivos. A maneira como preparo o feijão preserva a pictina, que ajuda a controlar os níveis do colesterol no sangue e funcionamento do intestino.

A sugestão de hoje não está discriminando as quantidades (fica ao seu critério), apenas os ingredientes necessários e a maneira de preparar.


Arroz integral & Feijão Azuki

~Arroz
Ingredientes
3/4 de porção de arroz integral
1/4 de porção de arroz 7 grãos
3 vezes a quantidade (dos grãos) de água fervida
cebola e alho picadinhos
óleo de Canola (pouco)
sal

Preparo
Lave o arroz e escorra. Em uma panela, leve o alho e a cebola para dourar. Acrescente o arroz e mexa para refogar, ou seja, dar uma fritadinha de leve no grão. Acrescente sal a gosto. Adicione a água fervida. Espere secar e apague o fogo. Se gostar, pode salpicar gergelim ao servir.

~Feijão
Ingredientes
feijão azuki (ou outro de sua escolha)
água o quanto baste
cebola e alho picadinhos
óleo de Canola (pouco)
folha de louro desidratada (ou fresca, se tiver)
sal

Preparo
Lave bem o feijão. Escorra e leve para cozinhar com água equivalente a duas vezes seu volume. Quando ferver, conte de 3 a 4 minutos. Apague o fogo e mantenha esse feijão na água que cozinhou por 1 hora.

Coloque então esse feijão com a mesma água que ferveu (é nela que está a pictina) em uma panela de pressão, adicione mais água (tipo 4 vezes mais) e salgue ao seu gosto (pode usar panela comum, só que vai demorar mais). Cozinhe o grão até amolecer.

Em uma frigideira refogue a cebola com o alho em um pouquinho do óleo. Abra a panela do feijão (depois de retirar a pressão, não esqueça!) e adicione o refogado e mais a folha de louro. Agora corrija o sal, veja se precisa acrescentar mais água, pois agora é que o feijão vai formar o caldo mais consistente. É importante nessa fase deixar a panela semi tampada. Quando o caldo estiver mais encorpado, desligue o fogo.

Essa é a versão do arroz e feijão do Caldeirão. Espero que tenham gostado. Bom apetite!!

14 comentários :

  1. Vc sabe que aqui em casa raramente faço arroz e feijão Sandróca!
    Mas também,quando faço, sai aquele arroz e feijão no capricho cumadi!! hehe
    Não conheço esse feijão San,vou procurar saber se tem por aqui, adoro experimentar feijões diferentes.A apresentação como sempre, chiquetosa...bjokas

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA QUERIDA!
    FEIJÃO E ARROZ O MEU ESPOSO NÃO DISPENSA MESMO, SOMENTE NO JANTAR QUE NÃO COMEMOS,MAS NA HORA DO ALMOÇO É INDISPENSÁVEL, RSRS.
    ÓTIMA RECEITA AMIGA, ESTE ARROZ É TUDO DE BOM!

    BEIJOS......

    ResponderExcluir
  3. Cá em casa este prato é sempre muito bem recebido... Bela sugestão!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, ficou lindo este prato de arroz com feijão, o feijão azuki é uma delícia, deve ter ficado muito saboroso. E eu também concordo com você o feijão bem feito é um dos melhores indicadores de que a pessoa sabe ou não cozinhar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra, costuma dizer-se aqui em Portugal" quem é vivo sempre aparece" e claro aqui estou eu ;)
    Quero elogiar o caldeirão, noto diferenças, talvez a largura... mais amplo, as fotos estão um primor, gosto delas assim bem grandes, e pelo que estive a ver estão bem caprichadas, gosto muito!
    Quanto à pergunta que me deixaste na minha cozinha sobre " as mãos de fada" não, aqui não temos essa expressão para esse significado que mencionaste, é por isso que adoro este intercâmbio de culturas, acho óptimo.
    Bom, em relação ao feijão de hoje, agradeço toda a informação, não conhecia nada sobre o pobrezinho, acho que por aqui não há essa qualidade, gostei muito do preparo e do resultado final.
    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  6. Oiê Sandra!!!

    Adorei a ideia do arroz & feijão natureba! Agora só falta descobrir se encontro fácil esse feijão aqui no interiorrrr...rs
    Arroz e feijão bem feitinho é tudo de bom!
    Obrigada pelas dicas (pictina)!!!

    Beijos e um ótimo dia!

    PS: Hoje, provavelmente, vou fazer a sua quiche! Depois te conto, ou melhor faço um post! ;o)

    ResponderExcluir
  7. Ola Sandra, cheguei até aqui atravez de um comentario seu no blog da Glau (Quitandoca) e daí que bateu algo de muito parecido comigo...entao vim "cheretar", adorei seu blog e este arroz com feijao, ai que delicia (e olha que não é tradicao no meu país não, mas eu ADORO comiga bem brasileira, fazer o K? Noutra vida devo ter nascido por terras Brasileiras :-) )

    Dá um salto no meu blog (armazemdepaixoes.blogspot.com) e vê por lá se não tem algo de semelhante na nossa historia....e se gosta de coisa antiga, é o que tem mais por lá...e pelos outros blogs...


    Um abraço bem apertado de Portugal

    Marília Marques

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga,

    O feijão eu dispenso, mas o arroz com cereais aceito muito bem, um arrozinho assim só tem a acrescentar na nossa alimentação, não é?

    Adorei seu comentário lá no EternosPrazeres, vc fez muito bem em acrescentar Londres no pacote...rsss...apesar de eu ainda, e apesar de tudo preferir Paris...rsss

    Abraço minha amiga!

    ResponderExcluir
  9. Ola minha querida ha mt tempo que nao venho aqui, mas ja estava com imensas saudds....e aqui estou babando diante o monitor...aqui em portugal nao é mt comum arroz e feijao juntos , apenas em alguns pratos contudo adoro...sou fã...pela cultura brasileira sei que é muito comum ate pelas novelas que nos mostram issso mesmo...e confesso que ffico sempre com agua na boca de ver a vossa cultura gastronomica....bolo de fubá, queijo de minas, as frutas tropiais e o celebre feijao com arroz!!! adoro e o seu esta um espetaculo...ja comia um pouquinho que ja é hora de jantar!! um bjao grande e uma optima semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Hummm, que delicia de prato amiga. Sabe que é "estranho" ouvir vc dizer que não come diariamente, pq aqui não pode faltar, como é engraçado esse negócio de costume né...
    Sandrinha, ando numa preguiça de postar...rs... preguiça de gente invejosa, que sempre tá lá no PF urubuzando mas não admite... ah nem, canseira desse povo...
    Pronto... oh eu aqui na terapia tb...kkk
    Bjão querida

    ResponderExcluir
  11. Sandrinha obrigado por estas informações, desconhecia. Nós por cá não temos esse hábito tanto comemos arroz, como massa, batatas tudo não temos ritual :)
    Ficou com um aspecto delicioso o teu arroz de feijão.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não provei este feijão, mas o arroz integral eu amooo, meu filhote tb gosta muito!!!
    O prato ficou um arraso!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  13. ADORO ESSA COMBINAÇÃO, NÃO PRECISAVA DE MAIS NADA, ARROZ E FEIJÃO JÁ ESTA ÓTIMO.
    BJS

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!