29 agosto 2011

Gelatina Mosaico

Design, roupas, paisagismo, gírias, comportamento e tantas outras coisas têm moda. Com culinária não é diferente. É possível situarmos algumas receitas no tempo de tanto que são reproduzidas, ainda que em versões diferentes.

Lembra como era chique servir strogonoff nos anos 1970? E em quantas festas de aniversário nos 80's que você comeu o tal bolo Floresta Negra? Alguém lembra da febre de petit gateaus que tantos restaurantes serviam como uma sobremesa sofisticada? A "bola da vez" parecem ser os cupcakes (ou até talvez já tenha passado) e o tal do brigadeiro gourmet.

Depois, sai de moda e cai no esquecimento. É lógico que não estou me referindo aos clássicos. Quem pode datar um Crème Brûlée, uma Tarte Tatin? Ou então as comidas típicas e tradicionais de diferentes culturas e países?

Existem também os pratos atemporais, aqueles que não tem muito glamour, são simples, porém fazem parte do cotidiano ou então já estiveram pelo menos alguma vez presentes às nossas mesas.

Essa gelatina é um caso dífil de conceituar. É uma sobremesa que não saberia dizer se foi "da moda", mas quase todo mundo já comeu ou fez alguma vez. E por incrível que pareça, sempre faz sucesso, muito porque o público alvo dela são as crianças. É gostosa, atraente e talvez tão simples que não ligue se a chamem do que quer que seja. Afinal, na minha opinião, moda também é um conceito fora de moda.

Gelatina Mosaico

Ingredientes
4 pacotes de gelatinas de cores e sabores diferentes (usei amora, abacaxi, limão e tutti frutti)
4 xícaras (chá) de água
1 pacote de gelatina incolor (sem sabor)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem o soro)
1 lata (a mesma medida) de leite

Preparo
Começe pelas gelatinas coloridas. Para cada pacote, proceda assim: ferva 1/2 xícara (chá) de água, dissolva bem a gelatina e acrescente 1/2 xícara de água fria. Coloque em recipientes quadrados ou retangulares, umedecidos com água. Leve à geladeira até que estejam firmes. Corte então cada sabor de gelatina em quadradinhos e reserve.

Dissolva a gelatina incolor de acordo com as indicações da embalagem. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite comum, o creme de leite e a gelatina incolor dissolvida.

Em uma fôrma própria (ou em tacinhas indididuais) coloque os cubinhos das gelatinas coloridas, despeje a mistura do liquidificador e misture delicadamente com uma colher até que os pedaços se distribuam uniformemente. Leve à geladeira até solidificar.

Nota: se utilizar fôrma única e quiser desenformar como um pudim, unte-a com um pouco de água ou óleo.

24 comentários :

  1. OLÁ MINHA QUERIDA!
    VOCÊ ME FEZ LEMBRAR DO BOLO PRESTÍGIO QUE ESTEVE NA MODA TBM, BRIGADEIRO DE COLHER, EU,MINHAS IRMÃS E MINHAS PRIMAS ÉRAMOS VICIADAS NESTAS GULOSEIMAS, NOS ANOS 80 ÊTA TEMPINHO BOM!
    SUA SOBREMESA FICOU LINDA, FICO DE BOCA ABERTA COM SUAS RECEITAS!

    TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
    BJS,
    DEIA....

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    Sempre faço essa sobremesa lá em casa.Todos adoram.
    HOje lembrei de vc.A minha postagem é segunda sem carne, e como vc não come carne..
    Bj e boa semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra!! Tu acreditas que essa é a minha sobremesa preferida?? De tudo que já fiz e provei essa gelatina mosaico é o que nunca consigo enjoar. Vai entender, não é?? Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Hummm, esta gelatina é tudo de bom!!!!Além de linda!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  5. hehe.. Estava mesmo a pensar nesta sobremesa para uma festa! :)
    bj*

    ResponderExcluir
  6. Vc tem razão Sandrinha, são comidas, lanches, sobremesas, bolos que nunca vão sair das nossas lembranças, podem sair de moda, mas nunca vão deixar de ser deliciosas, fui mais longe amiga e creio que nem é do seu tempo, mas pergunte a sua mãe, se ela lembra dos picles enfiados com palitos no repolho kkkkkkkk era um must da época kkkk. Adorei sua gelatina, deve ter ficado deliciosa ainda mais com esse calorão bem fresquinha....hummmm...bjokas ótima semana miga

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha, acho que essa sua gelatina é o clássico caso da tão falada "comfort food". Aquela comidinha gostosa, que independente de moda, sempre vai nos trazer uma sensação boa! Não é? beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha era isso mesmo, revestiam o repolho pra não ficar tão feio, mas olhando agora, era super brega né kkkkkk. mas não deixava de ser bom, que bom que vc lembrou desses nivers, vc deve ter boa memória amiga,por que provavelmente vc tinha uns 2 aninhos kkkkkk. Afinal eu ja to no bico do corvo, 54 anos ja fui em muitos nivers com repolhos kkkkk ai como sou bandida rsrsr bjokas miga

    ResponderExcluir
  9. Miga, dois aninhos uma pinóia (hahaha, lembra dessa gíria?) Vc tem 6 anos a mais que eu muié...hahaha
    Josy, era meio brega, mas era demais, imagina que a gente adorava! Então era legal, criança tem outra avaliação das coisas...

    Queridas, obrigada pelos comentários! Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Olá, lembro-me bem desta sobremesa numa parte da minha infância, quando morava no Rio de Janeiro...aqui no sul...acho que nunca vi em festas...não sei porque....rs. Ela me traz boas recordações, além de ser uma delícia e muito refrescante.
    Bjs, Ci.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, gosto de textos inspirados assim. Mais saiba que no interiorzão Strogonof ainda é moda, peti gatou ainda não chegou e os cupkaques nem tanto. kkk
    Moda também é questão de região. Mais como vc disse gelatina é sucesso garantido. Bela receita viu
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Diana minha querida, pra você ver como "moda" é uma grande bobagem, amiga! Pra mim, se está na moda não sigo, não compro e não faço...rsrs...Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Minha amiga

    Podem dizer o que quiserem, que é brega, que é comum, sem graça, o que for, mas que é gostosa demais, isso ela é!

    Lindinha sua gelatina, adorei!

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkk Sandrinha adorei a idéia, mas vc lança o desafio blogagem coletiva que eu to dentro, mas tem que ser algo como Receitas de 1900 e bolinha por que se vc colocar receitas bregas, é capaz que alguem se ofenda... Gostei miga, agora os ovinhos coloridos foi o maximo kkkkkkkkk
    Deleta esse esse comentario por favor, que ridiculo kkkkkk
    Eu vou fazer maria mole, balas de coco naqueles baleiros horrorosos, e o repolho com certeza vou fazer, te garanto que vamos rir muito kkkk

    ResponderExcluir
  15. Ah esqueci de te falar uma coisa, lembra das barquinhas recehadas com maionese, era o must da época kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Miga, isso mesmo, brega/ retrô...rsrs, Ah Josy, essa estória do repolho prateado já rendeu tanto comentário, estou me divertindo. Espero que ninguém se ofenda, pelamordedeus, e não tenha interpretações erradas (afinal, a gente não se conhece pessoalmente, né?) sou brincalhona, mas preconceituosa jamais!

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra as tuas tacinhas estão um regalo para os meus olhos, também eu gosto imenso desse clássico como tu falaste, é como um vestido preto não é mesmo?Sempre actual e elegante!
    Um beijinho querida e uma óptima semana:)

    ResponderExcluir
  18. Olha, essa sobremesa pode está fora, dentro, pra entrar ou para sair de moda, mas eu simplesmente a adorooooo! Desde criança!
    Gelatina é uma favorita minha. Imagina que uma vez fui visitar minha cunhada (que na época só estava começando a conhecer) e eu a intimei em fazer gelatina :) A surpreza era que ela era tão louca quanto eu por gelatina. Muito bom seu post!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  19. UMA SOBREMESA LINDA E DELICIOSA.
    ADOREI
    BOA SEMANA BJS

    ResponderExcluir
  20. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    Eu adoro as receitas clássicas e cafoninhas! Estou sempre resgatando alguma coisa do passado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sandrinha...esta sobremesa eu AMO, como sempre que vejo...mas não faço por pura preguiça de ter que esperar cada uma endurecer, para depois cortar...Olha...ficou show!!! ainda "hei"de fazer!!!

    ResponderExcluir
  22. OI Sandra. Também não sou de seguir moda. Tipo, se eu vou com a cara da receita faço, se não vou não perco meu tempo.
    obrigada pela visita
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Pois eu adorei o aspecto da tua sugestão!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sandra! Sou nova por aqui. Adoro e é a minha "única" sobremesa que é comida até o final aqui em casa rsrsrs. Estou adorando seu blog e já está na minha lista de favoritos.

    Beijoca,

    Meire

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!