Lembra como era chique servir strogonoff nos anos 1970? E em quantas festas de aniversário nos 80's que você comeu o tal bolo Floresta Negra? Alguém lembra da febre de petit gateaus que tantos restaurantes serviam como uma sobremesa sofisticada? A "bola da vez" parecem ser os cupcakes (ou até talvez já tenha passado) e o tal do brigadeiro gourmet.
Depois, sai de moda e cai no esquecimento. É lógico que não estou me referindo aos clássicos. Quem pode datar um Crème Brûlée, uma Tarte Tatin? Ou então as comidas típicas e tradicionais de diferentes culturas e países?
Existem também os pratos atemporais, aqueles que não tem muito glamour, são simples, porém fazem parte do cotidiano ou então já estiveram pelo menos alguma vez presentes às nossas mesas.
Essa gelatina é um caso dífil de conceituar. É uma sobremesa que não saberia dizer se foi "da moda", mas quase todo mundo já comeu ou fez alguma vez. E por incrível que pareça, sempre faz sucesso, muito porque o público alvo dela são as crianças. É gostosa, atraente e talvez tão simples que não ligue se a chamem do que quer que seja. Afinal, na minha opinião, moda também é um conceito fora de moda.
Gelatina Mosaico
4 pacotes de gelatinas de cores e sabores diferentes (usei amora, abacaxi, limão e tutti frutti)
4 xícaras (chá) de água
1 pacote de gelatina incolor (sem sabor)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem o soro)
1 lata (a mesma medida) de leite
Começe pelas gelatinas coloridas. Para cada pacote, proceda assim: ferva 1/2 xícara (chá) de água, dissolva bem a gelatina e acrescente 1/2 xícara de água fria. Coloque em recipientes quadrados ou retangulares, umedecidos com água. Leve à geladeira até que estejam firmes. Corte então cada sabor de gelatina em quadradinhos e reserve.
Dissolva a gelatina incolor de acordo com as indicações da embalagem. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite comum, o creme de leite e a gelatina incolor dissolvida.
Em uma fôrma própria (ou em tacinhas indididuais) coloque os cubinhos das gelatinas coloridas, despeje a mistura do liquidificador e misture delicadamente com uma colher até que os pedaços se distribuam uniformemente. Leve à geladeira até solidificar.
Nota: se utilizar fôrma única e quiser desenformar como um pudim, unte-a com um pouco de água ou óleo.
OLÁ MINHA QUERIDA!
ResponderExcluirVOCÊ ME FEZ LEMBRAR DO BOLO PRESTÍGIO QUE ESTEVE NA MODA TBM, BRIGADEIRO DE COLHER, EU,MINHAS IRMÃS E MINHAS PRIMAS ÉRAMOS VICIADAS NESTAS GULOSEIMAS, NOS ANOS 80 ÊTA TEMPINHO BOM!
SUA SOBREMESA FICOU LINDA, FICO DE BOCA ABERTA COM SUAS RECEITAS!
TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
BJS,
DEIA....
Oi Sandra,
ResponderExcluirSempre faço essa sobremesa lá em casa.Todos adoram.
HOje lembrei de vc.A minha postagem é segunda sem carne, e como vc não come carne..
Bj e boa semana pra vc,
Lylia
Oi Sandra!! Tu acreditas que essa é a minha sobremesa preferida?? De tudo que já fiz e provei essa gelatina mosaico é o que nunca consigo enjoar. Vai entender, não é?? Bjs, boa semana
ResponderExcluirHummm, esta gelatina é tudo de bom!!!!Além de linda!!!
ResponderExcluirBjs...Boa semana!!!
hehe.. Estava mesmo a pensar nesta sobremesa para uma festa! :)
ResponderExcluirbj*
Vc tem razão Sandrinha, são comidas, lanches, sobremesas, bolos que nunca vão sair das nossas lembranças, podem sair de moda, mas nunca vão deixar de ser deliciosas, fui mais longe amiga e creio que nem é do seu tempo, mas pergunte a sua mãe, se ela lembra dos picles enfiados com palitos no repolho kkkkkkkk era um must da época kkkk. Adorei sua gelatina, deve ter ficado deliciosa ainda mais com esse calorão bem fresquinha....hummmm...bjokas ótima semana miga
ResponderExcluirSandrinha, acho que essa sua gelatina é o clássico caso da tão falada "comfort food". Aquela comidinha gostosa, que independente de moda, sempre vai nos trazer uma sensação boa! Não é? beijos e boa semana
ResponderExcluirSandrinha era isso mesmo, revestiam o repolho pra não ficar tão feio, mas olhando agora, era super brega né kkkkkk. mas não deixava de ser bom, que bom que vc lembrou desses nivers, vc deve ter boa memória amiga,por que provavelmente vc tinha uns 2 aninhos kkkkkk. Afinal eu ja to no bico do corvo, 54 anos ja fui em muitos nivers com repolhos kkkkk ai como sou bandida rsrsr bjokas miga
ResponderExcluirMiga, dois aninhos uma pinóia (hahaha, lembra dessa gíria?) Vc tem 6 anos a mais que eu muié...hahaha
ResponderExcluirJosy, era meio brega, mas era demais, imagina que a gente adorava! Então era legal, criança tem outra avaliação das coisas...
Queridas, obrigada pelos comentários! Beijocas!
Olá, lembro-me bem desta sobremesa numa parte da minha infância, quando morava no Rio de Janeiro...aqui no sul...acho que nunca vi em festas...não sei porque....rs. Ela me traz boas recordações, além de ser uma delícia e muito refrescante.
ResponderExcluirBjs, Ci.
Parabéns, gosto de textos inspirados assim. Mais saiba que no interiorzão Strogonof ainda é moda, peti gatou ainda não chegou e os cupkaques nem tanto. kkk
ResponderExcluirModa também é questão de região. Mais como vc disse gelatina é sucesso garantido. Bela receita viu
bjos
Oi Diana minha querida, pra você ver como "moda" é uma grande bobagem, amiga! Pra mim, se está na moda não sigo, não compro e não faço...rsrs...Bjs!
ResponderExcluirMinha amiga
ResponderExcluirPodem dizer o que quiserem, que é brega, que é comum, sem graça, o que for, mas que é gostosa demais, isso ela é!
Lindinha sua gelatina, adorei!
kkkkkkkkkkkk Sandrinha adorei a idéia, mas vc lança o desafio blogagem coletiva que eu to dentro, mas tem que ser algo como Receitas de 1900 e bolinha por que se vc colocar receitas bregas, é capaz que alguem se ofenda... Gostei miga, agora os ovinhos coloridos foi o maximo kkkkkkkkk
ResponderExcluirDeleta esse esse comentario por favor, que ridiculo kkkkkk
Eu vou fazer maria mole, balas de coco naqueles baleiros horrorosos, e o repolho com certeza vou fazer, te garanto que vamos rir muito kkkk
Ah esqueci de te falar uma coisa, lembra das barquinhas recehadas com maionese, era o must da época kkkkk
ResponderExcluirMiga, isso mesmo, brega/ retrô...rsrs, Ah Josy, essa estória do repolho prateado já rendeu tanto comentário, estou me divertindo. Espero que ninguém se ofenda, pelamordedeus, e não tenha interpretações erradas (afinal, a gente não se conhece pessoalmente, né?) sou brincalhona, mas preconceituosa jamais!
ResponderExcluirOlá Sandra as tuas tacinhas estão um regalo para os meus olhos, também eu gosto imenso desse clássico como tu falaste, é como um vestido preto não é mesmo?Sempre actual e elegante!
ResponderExcluirUm beijinho querida e uma óptima semana:)
Olha, essa sobremesa pode está fora, dentro, pra entrar ou para sair de moda, mas eu simplesmente a adorooooo! Desde criança!
ResponderExcluirGelatina é uma favorita minha. Imagina que uma vez fui visitar minha cunhada (que na época só estava começando a conhecer) e eu a intimei em fazer gelatina :) A surpreza era que ela era tão louca quanto eu por gelatina. Muito bom seu post!
Um abraço, Queila
UMA SOBREMESA LINDA E DELICIOSA.
ResponderExcluirADOREI
BOA SEMANA BJS
Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
ResponderExcluirPassei para conhecer o seu blog!
Eu adoro as receitas clássicas e cafoninhas! Estou sempre resgatando alguma coisa do passado!
Um abraço!
OI Sandra. Também não sou de seguir moda. Tipo, se eu vou com a cara da receita faço, se não vou não perco meu tempo.
ResponderExcluirobrigada pela visita
bjos
Pois eu adorei o aspecto da tua sugestão!
ResponderExcluirOi, Sandra! Sou nova por aqui. Adoro e é a minha "única" sobremesa que é comida até o final aqui em casa rsrsrs. Estou adorando seu blog e já está na minha lista de favoritos.
ResponderExcluirBeijoca,
Meire