16 março 2011

Massa econômica para tortas (com recheio de palmito e alho poró)

Não conheço suas habilidades culinárias, mas seguramente posso me arriscar a dizer que você não levará mais que 15 minutos para fazer essa torta, desde que o recheio esteja pronto, é claro (e sem contar o tempo do forno). Porque além de econômica, essa massa é muito fácil de ser trabalhada e pode ser aberta bem fininha, deixando a torta leve.

Essa receita veio do caderno de receitas da minha mãe, acho que ela pegou de algum desses programas vespertinos de culinária na TV, muito provavelmente da hoje famosa e "cult" Palmirinha, de quem a minha mãe sempre foi fã.

Aceite meu desafio, cronometre seu tempo de execução e veja se eu não estou certa.

Massa econômica para tortas ~ Recheio de palmito e alho poró
(para uma fôrma de 25 cm de diâmetro)

Ingredientes~Massa
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
100g de margarina na temperatura ambiente
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de água - aproximadamente, até dar o ponto

Preparo~Massa
Viu, não esqueci de colocar nenhum ingrediente acima, é só aquilo mesmo. Misture todos eles com as mãos e siga as etapas ilustradas abaixo:

Dica 1* Coloque a água aos poucos para não errar o ponto.

Dica 2* Essa vale para qualquer massa que você fizer: mesmo que você sentir a massa grudenta nas suas mãos não coloque mais farinha. Faça assim: primeiro retire o excesso das suas mãos, lave-as e seque-as bem e daí volte a trabalhar a massa. Você irá perceber que aquela farinha que você ia adicionar não era necessária (na maioria dos casos) e só iria deixar a massa mais dura.

O Recheio pode ser a seu gosto, esse fiz assim:

Ingredientes~Recheio
1 vidro grande de palmito em conserva, cortado em rodelinhas
1 talo de alho poró cortado em rodelas finas
1/2 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 sachê (pó) de caldo de legumes
sal a gosto
1 punhado de salsa e cebolinha picadinhas
1 colher (sopa) rasa de amido de milho (Maizena)
2 colheres de requeijão

Preparo~Recheio
Refogar a cebola, o alho e o alho poró no óleo. Colocar o palmito com o molho de tomate, o pó de legumes, sal e deixe cozinhar até o palmito ficar mais molinho. Adicione a salsa e cebolinha e a Maizena, para garantir que todo o caldo fique seco. Mexa bem e acrescente por último o requeijão. Deixe esfriar um pouco para utilizar.

Como eu disse, o recheio pode ser variado, inclusive aproveitando as famosas "sobrinhas da sua geladeira". Aí a torta vai ficar mais econômica ainda...

Bom apetite!!

2 comentários :

  1. Olá Sandra

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Viviane, estou muito feliz e orgulhosa de participar da comunidade Cyber Cook.

    Parabéns a você e toda a equipe pelo site!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!