12 julho 2018

Bolo Formigueiro


Bolo Formigueiro


Não é a primeira vez que começo uma postagem falando que comida tem moda e modismos.

Lá pelos anos 1970 - quando eu era adolescente - não haviam tantas opções de bolos na minha casa, ou melhor dizendo, não havia tanta informação trocada como hoje em dia via internet. Então, o repertório resumia-se ao "bolo de bolo" (ou bolo de nada), bolo de chocolate (que podia ter a calda espelhada ou brigadeiro), o de cenoura com a famosa calda de chocolate, o de fubá, aí incluindo também a versão cremosa e os pães de ló, que podiam levar uma casquinha azedinha de açúcar com limão.

Também faziam parte da relação os bolos invertidos: de banana, maçã ou abacaxi que, para mim, pareciam bolo de gente grande, não gostava muito não. E tinha um deles que era um super hit do momento, o Formigueiro. Lembro de não ser um bolo de toda hora na minha casa, mas, quando tinha, adorava, principalmente com cobertura de brigadeiro. 

Liguei para minha mãe para que essa resgatasse a receita dela, das antigas. Bom, já contei >AQUI< como é o seu caderno de receitas. Enfim, ela veio com um papo que fazia bolo Formigueiro sem receita e só acrescentava granulado de chocolate na massa. Questionei "mas não levava também coco ralado?" Ela respondeu que não. Na  lembrança que eu tinha, levava.

Bom, fui fazer a minha proporção da massa de um bolo formigueiro. Por coincidência ou não, coloquei menos açúcar do que achava que ficaria bom porque não havia mais em casa e estava bem no meio da partida do jogo da Copa 2018 Brasil X Bélgica. Não dava para sair e comprar mais, o mercado estava momentaneamente fechado. Sorte minha, ficou melhor assim. Já o Brasil...

Utilizei a técnica do Método Cremoso para bolos. Dá uma estrutura boa para acrescentar o granulado e o coco, e ainda por cima combina com a calda de brigadeiro.

Vamos voltar no tempo e fazer esse bolo?


Bolo Formigueiro


Bolo Formigueiro

Bolo Formigueiro
(fôrma de furo central com 30 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
3 ovos em temperatura ambiente (claras e gemas separadas)
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
1 xícara (chá) de leite morninho
1/2 xícara (chá) de coco ralado seco
1/2 xícara (chá) de granulado de chocolate
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos

>cobertura
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa0 de chocolate em pó - não é achocolatado


Bolo Formigueiro

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma.

Bata as claras em ponto de neve. Reserve.
Usando a batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Sem parar de bater, adicione as gemas, uma a uma. Diminua a velocidade e acrescente a farinha e o leite, intervalando os dois (um pouco de um, um pouco de outro, até terminar). Desligue e acrescente o coco, o chocolate e o fermento. Misture à mão. Adicione à essa massa um pouco das claras em neve e misture bem. Junte o restante misturando de baixo para cima delicadamente para não perder o ar.

Despeje na fôrma e leve para assar até a superfície ficar dourada e, ao fazer um furo no meio do bolo com um palito, esse saia seco. Aguarde amornar para esfriar. Desenforme e despeje a calda por cima.

>calda
Em uma panela de fundo grosso leve os ingredientes ao fogo até a consistência de brigadeiro mole. Despeje ainda quente sobre o bolo.

Bolo Formigueiro


Espero que tenham gostado. Bom apetite! 




Um comentário :

  1. Gaming enterprise operators are additionally required to set limits for responsible gambling, including month-to-month payment limits, to obtain age ratings. There are technical measures for unlawful gambling, including IP blocking. The Korea Communications Commission is thought to dam access to non-Korean web sites that 우리카지노 enable unlawful gambling.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!