31 julho 2018

Sorvete de pipoca (sem sorveteira)


Sorvete de pipoca


Meus queridos leitores, já aconteceu de vocês esquecerem do aniversário de alguém muito especial ou da data de algo que tem muita importância em suas vidas? Quem nunca, não é mesmo?

Pois eu esqueci, ou melhor, deixei passar. No último dia 16 de julho o Caldeirão completou 8 anos de existência. Um tempo considerável, mas que passou voando. Tempo suficiente para me abrir tantas portas para lugares que nunca ousei imaginar que iria, janelas de amizades com pessoas que, de longe, só guardam a distância física, caminhos que tendo uma vez percorrido, não têm mais volta. Ainda bem!

Passados esses 8 anos tornei-me uma pessoa mais aberta ao aprendizado que se requer para escrever um blog de receitas. Tenho mais certeza que muito tenho a aprender nessa maravilhosa arte de conquistar as pessoas com simples quitutes. Só sei que para encantar, tenho que ser encantada. E encanto-me sempre ao ver quanta generosidade e carinho tenho recebido. Por sorte - sim, acredito nela - aqui no Caldeirão até hoje, nesses 8 anos, só recebi pessoas de bem, que reconhecem o trabalho que há em cada postagem, que enxergam que por trás desse perfil há um ser humano de verdade e que me retribuem com mensagens tão amáveis.

Por isso, obrigada a todos que têm passado por aqui. Próximo ano, espero, trarei um bolo, na data certa.

Sobre a receita de hoje: desde que a vi no perfil do amigo Victor Hugo, do site "Prato Fundo", fiquei obsessivamente pensando em fazê-la. É fácil e perfeita para quem gosta de pipoca e sorvete e o melhor, não precisa de sorveteira para ter cremosidade. Fica muito gostoso, bem com gostinho de pipoca. Dei só uma leve adaptada na receita. Vamos ver?


Sorvete de pipoca


Sorvete de pipoca

Sorvete de pipoca (sem sorveteira)
rendimento aproximado de 2 litros

RECEITA ORIGINAL DAQUI

Ingredientes
3/4 xícara (chá) de milho para pipoca - ou 100g
2 colheres (sopa) óleo vegetal sabor neutro - ou 30ml
750 ml de água morna
60g de manteiga sem sal
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar cristal ou refinado - ou 250 g 
1 e 3/4 xícara (chá) de leite em pó - ou 200g
1 garrafinha (500g) de creme de leite fresco bem gelado - 35% de gordura


Sorvete de pipoca

Preparo
Leve ao fogo alto a pipoca com o óleo em uma panela de fundo grosso. Quando ferver e começar a querer estourar, tampe e sacuda um pouco. Quando o barulho de estourar diminuir, desligue o fogo. Retire alguma pipoca que possa ter queimado ou escurecido. Nessa mesma panela, acrescente a água morna e a manteiga, misturando bem. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio.

Desligue e passe esse conteúdo por uma peneira fina, apertando essa massa até ficar somente o bagaço, que deve ser descartado.

Volte o creme passado pela peneira para a panela. Junte o açúcar e o leite em pó e leve ao fogo médio por uns 3 minutos, mexendo suavemente. Desligue, aguarde amornar e leve à geladeira até esfriar completamente para ser usado. 

Passado esse tempo e usando uma batedeira elétrica, bata o creme de leite bem gelado até o ponto de chantilly (picos firmes). Desligue, acrescente o creme de pipoca e mexa até obter uma mistura homogênea. Despeje em pote com tampa ou outro recipiente e cubra com filme plástico. Leve ao freezer até firmar bem.

Sorvete de pipoca

Para servir, retire uns 5 minutos antes para obter mais cremosidade. Se gostar, pode servir pipoca caramelada como acompanhamento.

Bom apetite!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!