05 fevereiro 2018

Poke Vegano

Poke Vegano


Comida tem moda e modismos. Aqui no Brasil, depois do Temaki e do Ceviche, a onda agora é o Poke. Já provou ou ouviu falar?

Bem, sem me alongar, é uma comida que surgiu no Havaí, caiu no gosto dos descolados californianos e veio também virar um queridinho dos amantes de comidas saudáveis e frescas nessas terras brasilis. O nome poke - no que pude pesquisar rapidamente - vem de "corte" em dialeto havaiano, onde pedaços de peixe cru com molho especial são colocados em uma tigela com acompanhamentos como o arroz japonês e vários vegetais crus também, frutas e chips de raízes. Uma refeição super completa, leve e colorida onde a composição pode ser bem criativa.

Pois aprendi, dia desses, uma versão vegana feita com cogumelos shitake em uma aula dada pela chef Carol Ribas. Ainda dentro da proposta do prato, pode ser feita uma substituição por outro tipo de cogumelo, ou mesmo por tofu (queijo de soja) grelhadinho, ou batata doce cozida. O importante é complementar com o molho típico e caprichar nos acompanhamentos.

Além dessa sugestão mega fácil, quero propor também uma opção de almoço ou jantar para servir para seus convidados. É só dispor todos os acompanhamentos e as cumbuquinhas na mesa e cada um monta seu próprio poke. É charmoso e o mesmo tempo um modo de receber bem descontraído, que tal?

Ah, essa é uma receita sem proteína animal, mas se quiser fazer com peixe cru é só utilizar o mais fresco possível, cortar em cubos médios, guardar na geladeira e só na hora de servir misturar ao molho para que esse não "cozinhe" demais no ácido e perca a textura.

Poke Vegano

Poke Vegano
(para 2 pessoas)

Ingredientes
1 bandeja de cogumelos shitake (ou outro de sua preferência)
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de saquê
1/2 cebola roxa (média) cortada em fatias finas
pimenta dedo de moça sem semente e fatiada (a gosto)
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
suco de 1/2 limão galelo (ou siciliano ou laranja)
raspas de 1 limão (ou laranja)
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
1/2 colher (chá) de glutamato - opcional (essa dica é minha)
gergelim preto ou branco para decorar

Poke Vegano

Preparo
Limpe os cogumelos com um paninho úmido (não podem ser lavados) e corte as chapeletas em tiras não muito estreitas. Em uma panelinha, refogue os cogumelos com o azeite. Junte o saquê e aguarde secar o líquido. Reserve.

Em uma tigela coloque o shoyu, o suco e raspas do limão, o gengibre ralado, o glutamato e o óleo de gergelim. Misture e adicione os cogumelos (já frios), finalizando com a cebola, a cebolinha e a pimenta. 

Poke Vegano


Sugestões para acompanhar
(*) arroz japonês
tomatinhos sweet cortados ao meio
pepino japonês fatiado
rabanete fatiado
avocado fatiado
broto de feijão e alfafa
alga nori picada
chips diversos (banana, mandioquinha, batata doce)

(*) preparo do arroz japonês (tem que ser o tipo Moti)
Lave bem o arroz. Coloque em uma panela de fundo grosso, cubra com água fria e deixe descansando por uns 10 minutos. Leve ao fogo e, quando ferver, abaixe a temperatura para fogo médio e deixe cozinhar por 5 minutos (sem mexer) com panela tampada. Desligue o fogo e sem destampar, deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Para a montagem do prato coloque uma porção do arroz, os cogumelos e decore com os acompanhamentos. Por fim salpique o gergelim. Sirva imediatamente.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


Um comentário :

  1. Sou fã de poke! Eu gostaria de saber as calorias e informações nutricionais desta receita com e sem peixe. Obrigada

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!