29 janeiro 2018

Bolo Chai


Bolo Chai


Uma das minhas maiores motivações para escrever o Caldeirão é ter um feedback positivo em relação às receitas que posto. Sempre recebo comentários de pessoas que testam e algumas, se gostam bastante da receita, fazem e repetem a mesma algumas vezes. E alguns dos meus seguidores/ leitores carinhosamente me participam.

Sou uma caçadora de boas receitas. Também já comentei algumas vezes que o blog é um ótimo pretexto para fazer um belo garimpo pela internet. Salvo muitas receitas, executo algumas e posto as que realmente eu acho que valem a pena.

O bolo que trago hoje já fiz duas vezes, de tanto que gostei. A receita é da minha guru Rita Lobo, do ótimo programa "Cozinha Prática". É um bolo que surpreende pelo aroma das especiarias, pela textura e umidade da massa e principalmente pela facilidade do preparo. O nome eu que dei, pois lembra aquela bebida indiana feita com leite, chá preto e especiarias

Pois bem, ontem mesmo recebi um comentário no Instagram do Caldeirão @receitasdocaldeirao no qual a seguidora disse não conseguir fazer bolo gostoso a não ser o "de caixa" (também conhecido como mistura pronta para bolos). Sei que pode dar uma certa segurança fazer algo que parece mais fácil, porém, se analisarmos bem, a mistura tem farinha, açúcar, fermento, talvez amido de milho, provavelmente alguns conservantes e aromas e essências artificiais. Normalmente à essa mistura pede-se para acrescentar ovos e leite.

Ou seja, eliminando-se a parte trash da caixinha da mistura para bolo, sobra farinha, açúcar e fermento. Então, por que não usar medidores e fazer uma receita que vai ser bem mais gostosa e de resultado também satisfatório? No bolo de caixinha também tem que preaquecer o forno, untar a fôrma, espetar o palito para ver se está pronto e por aí vai. 

Faz um tempo postei Dicas para fazer um bolo fofinho e gostoso onde fiz um apanhado das minhas experiências de quituteira. Se quiser dar uma olhada, essas dicas podem ser óbvias para quem já adquiriu experiência mas podem dar uma ajuda a quem estiver iniciando. 

E aí, vamos à receita de hoje?


Bolo Chai


Bolo Chai

Bolo Chai
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)


Ingredientes
4 ovos em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de iogurte natural (sem açúcar)
2/3 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
3 bagos de cardamomo (opcional)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos


Bolo Chai

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte com manteiga e polvilhe canela  misturada com açúcar na fôrma (ou unte e enfarinhe).

Usando um liquidificador, bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e as especiarias por uns 3 minutos. Coloque essa mistura em uma tigela e já pulverizando a farinha, mexendo delicadamente e só até combinar. Acrescente por último o fermento, misturando até homogeneizar.

Despeje na fôrma previamente untada e leve para assar até que a superfície do bolo fique dourada e, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco.


Bolo Chai

Aguarde esfriar para desenformar. Bom apetite!





Um comentário :

  1. Chai é sempre uma boa pedida, adoro estes aromas. fiquei babando na tela quando a Rita fez este bolo.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!