16 outubro 2017

Pão Sírio #WorldBreadDay2017


Pão Sírio


Queridos leitores, sei que faz alguns meses que não atualizo o Caldeirão, apesar de não parar de fazer receitas e fotografar para vir compartilhar aqui com vocês. Tem me faltado tempo para a postagem propriamente dita. Muitas vezes recorro ao Instagram para compartilhar a receita que fiz na ocasião - é um maneira que acho ser mais fácil e rápida. Caso você não conheça o meu perfil, é o @receitasdocaldeirao. Se quiser me seguir, ficarei muito contente.


Bom, sem mais desculpas, meu motivo do retorno hoje é mais do que especial. É a postagem coletiva pelo World Bread Day (Dia Mundial do Pão), iniciativa desde 2006 do Blog Kochtopf. O Caldeirão participa há anos e claro que não podia ficar de fora em mais essa edição.

Como em anos anteriores, procuro trazer para esse dia alguma receita de pães de culturas  diferentes da nossa. O pão é um alimento tão maravilhoso que faz parte do alimento de tantos povos ao redor do planeta por milhares de anos. Não a toa, merece toda essa homenagem.

Dessa vez escolhi o Pão Sírio, que nunca havia feito em casa e que habitualmente compro no supermercado. Gosto dele para fazer lanchinhos (acho muito saboroso) e me encantei com a simplicidade da receita que vi no Blog Goriahuk, uma fonte de inspiração para essa que vos digita.

Ao longo do dia - conforme minhas amigas padeiras participantes do WBD forem postando seus pães - irei incluir os links para seus respectivos blogs para que meus queridos leitores possam se deliciar com outras sugestões, combinado?


Pão Sírio

Pão Sírio
(renderam 10 unidades de 8 cm cada)
receita DAQUI

Ingredientes
130 ml de água morna (ou temperatura ambiente, jamais gelada ou muito fria)
1 e 1/4 colher (chá) de fermento biológico seco - para pães
1 e 1/4 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca


Pão Sírio

Preparo
Coloque no bowl da batedeira planetária a água, o fermento e o açúcar. Mexa com uma colher e aguarde uns 5 minutos. Depois adicione os outros ingredientes: o óleo, o sal e a farinha. Bata com a raquete só até combinar. Mude para o gancho e deixe sovar por uns 10 minutos ou até a massa desgrudar totalmente das laterais da tigela e do fundo.

Unte uma tigela com uma fina camada óleo, transfira a massa para ela e cubra com filme plástico ou pano seco e limpo. Deixe em lugar quentinho e sem vento até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora). Após levedar, enfarinhe uma bancada ou superfície plana, despeje a massa e corte em 10 porções de tamanhos iguais (ou faça do tamanho que preferir). Faça uma bolinha com cada uma delas. Deixe um espaço entre elas, salpique uma fina camada de farinha, cubra com um pano limpo e seco e deixe crescer por mais meia hora.

Caso não tenha a batedeira ou máquina de pão, sove a massa na mão até que fique bem elástica e não grudenta.

Pão Sírio

Preaqueça o forno a 240 graus por uns 15 minutos. Deixe a assadeira que os pães serão assados dentro do forno para aquecê-la também. Abra cada bolinha com o rolo até um diâmetro de 8 cm e espessura de meio centímetro. Coloque 4 discos no máximo de cada vez para assarem por 5 minutos.

Notas:
1) se não tiver uma assadeira sem bordas, vire a assadeira comum de cabeça para baixo. Jogue uma fina camada de farinha na superfície da assadeira para os pães não grudarem

2) não asse até ficarem dourados, senão perderão a maciez

3) vá colocando os pães assados dentro de um saco de papel para o vapor ajudar a deixá-los macios

4) se ficarem um pouco mais rígidos quando esfriarem, é só colocá-los para aquecer por alguns minutinhos que ficarão perfeitos novamente.

Espero que tenham gostado. Mão na massa, pessoal!

10 comentários :

  1. Adorei a simplicidade da receita, semprei comprei pronto por achar complicado o preparo em casa... vou testar.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    O universo dos pães é imenso. Não faltam ideias, ingredientes e receitas para nos incentivar a colocar a mão na massa.
    Pão sírio ainda não fiz, mas não faltará oportunidade.
    Bonita produção!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Amei, Sandra! Ficaram lindos.
    Com certeza vou fazer, faz tempo que quero tentar pão sírio em casa. Com essa coalhadinha, então... <3

    ResponderExcluir
  4. Sandra, fiz apenas uma vez em casa, preciso repetir, pois são ótimos para o lanche. Os teus ficaram lindos, bela participação!Tbm usei a farinha que ganhei no EG para fazer meus pães, é ótima. ;)
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Já fiz uma receita parecida uma vez, também acabo sempre comprando pronto, lembrar da simplicidade da receita e de como ficam perfeitos me deu vontade de fazer agora!
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a simplicidade da receita, Sandra!Além de terem ficados lindos!
    Essa vou tentar fazer.
    Parabéns pela participação!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Esta aqui um pao que nunca fiz , mas acho que vou gostar.
    Ficaram lindos.

    ResponderExcluir
  8. I love these flatbreads, they look awesome. Thank you for joining WBD.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não experimentei esse pão. Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/arroz-de-courgete-com-hamburguer.html

    ResponderExcluir
  10. Adoro pão sírio, mas nunca experimentei fazer em casa! Tenho que experimentar esta receita =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!