É muito interessante como algumas vezes minha mãe e eu fazemos um bolo. Em geral não seguimos receitas, vamos acrescentando os ingredientes - claro que não tão aleatoriamente - seguindo proporções que a experiência adquirida de anos a fio nos permite.
Bem, estava eu nesses dias querendo fazer um bolo de milho que não ficasse com a textura desses que chamamos de bombocado. Queria um tipo "bolo de bolo", só que com milho verde, uma vez que estava com algumas espigas a mais em casa.
Pesquisei nos meus oráculos, também conhecidos como blogs "dazamigas", e não consegui encontrar o que eu queria, apesar de ter me deparado com receitas incríveis (mas esse é outro assunto...rs).
Pois aí então que resolvi fazer um bolo na mesma toada que faço com a minha mãe, só que dessa vez, sozinha. Fui pensando nos ingredientes e como usaria o meu milho verde, sem cozimento. Minha ideia foi preparar um suco com ele. Também imaginei uma farinha a mais para compor com a de trigo. Por segundos achei que o fubá seria uma opção, mas aí o bolo seria de fubá e não de milho verde, concordam?
Vejam na receita o que acrescentei, que modéstia a parte ficou muito saboroso. Sério, esse bolo ficou com uma textura incrível e com um sabor muito especial.
Compartilhei a foto do bolo ainda esfriando no Instagram do Caldeirão, @receitasdocaldeirao (para quem ainda não conhece, faço o convite) e me comprometi a postar a receita hoje, sem falta. Lá coloquei algumas dicas básicas para fazer um bolo brilhar e >NESSE POST< você também encontrará mais algumas.
Espero que façam e gostem da receita.
Bolo de milho verde
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga amolecida (ponto de pomada, não é derretida)
4 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
1 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1 xícara (chá) de suco de milho verde (*)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó - para bolos
(*) para fazer o suco de milho verde: debulhe o equivalente a 1 ou 2 espigas (dependendo do tamanho), que deem o equivalente a 3/4 xícara (chá) de grãos de milho CRÚS, SEM COZINHAR. Coloque no liquidificador com 1/2 xícara (chá) de leite e bata até os grãos virarem um creme. Passe por uma peneira fina, apertando para extrair o suco sem o bagaço.
Para a receita, utilize somente o suco. Caso o resultado desse processo não atinja o equivalente à medida da xícara de chá, complete com leite.
Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma.
Usando uma batedeira elétrica e em velocidade média, bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Sem parar de bater, adicione os ovos, um a um. Diminua a velocidade para baixa e vá acrescentando a farinha misturada com o amido (pulverizando sobre a massa) e intervalando com o suco de milho (um pouco de um, um pouco de outro até terminar). Desligue a batedeira e junte o fermento, misturando delicadamente à mão.
Despeje na fôrma previamente untada e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco.
Aguarde amornar, passe uma espátula pelas bordas da fôrma, dê umas sacudidinhas para soltar o bolo, coloque o prato de servir sobre a fôrma e vire de uma vez. Se quiser que a parte de cima fique a mais rústica, vire novamente sobre outro prato.
Nota: aguarde o bolo crescer e dourar na superfície para fazer o teste do palito e, mesmo assim, não abra totalmente a porta do forno para que o calor não saia. Se o seu bolo ainda não estiver totalmente assado, ele poderá murchar. Isso vale para qualquer receita.
Espero que tenham gostado. Bom apetite!
que bolinho com aspeto tão fofinho, ficou 5*
ResponderExcluirBlog - O Cantinho dos Gulosos
ficou maravilhoso!!!!
ResponderExcluirque maravilha, Sandra! adoro bolo de milho, mas às vezes quero também experimentar um , assim, mais "bolo de bolo" e , como você , não tinha a receita.
ResponderExcluirAgora não tenho mais desculpa para não fazer rsrsr
Bj,
Lylia