20 dezembro 2016

Trança fácil de maçãs e passas


Trança fácil de maçãs e passas

Quem me acompanha sabe o quanto adoro fazer pães. Mesmo tendo começado cedo - e já são 38 anos de "amassa a massa" - não me considero uma expert. Quem gosta de panificação sabe que quando mais se aprende parece que menos se sabe.

Mas uma coisa posso me vangloriar. Sei reconhecer uma boa receita quando a vejo. Até hoje tive poucas decepções e essa receita não é uma delas. Já tinha feito (e adorado) >ESSA RECEITA< do Instagram da Renata, o apetitoso e lindo @goriahuk

Vi a postagem dela e me animei a fazer. Pois a massa é ótima. Aliás, postei um videozinho com a "fofância" dela lá no meu perfil do Instagram @receitasdocaldeirao. Faço um convite para quem ainda não conhece e se gostar e quiser me seguir, ficarei muito feliz.



Sobre a massa: ela é daquelas que não é a que chamamos enriquecida, pois não vai ovos. Mas leva manteiga e à princípio ela é mais pegajosa. Então, a sova tem que ser ajudada com uma espátula para ir desgrudando da bancada (ou então dá para usar a batedeira planetária com o batedor tipo gancho). Em alguns minutos ela passa a liberar o glúten e vai parar de grudar. Portanto, não adicione farinha a mais pois senão ela ficará pesada. 

O recheio também pode ser outro. A Renata havia feito uma dessas tranças com geleia e outra com maçãs. Acho que dá para fazer com pedaços de um bom chocolate (mas aí eu faria vários pãezinhos menores), ricota com nozes e passas, bananada com canela, enfim, o que mais gostar.

Além de fácil, fica bonita para uma mesa de final de ano ou para presentear. Vamos à receita?


Trança fácil de maçãs e passas


Trança fácil de maçãs e passas

receita DAQUI


Ingredientes
>pão
1 e 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo - e um pouquinho a mais para enfarinhar a bancada e se a massa estiver MUITO pegajosa
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
2/3 xíxara (chá) de leite em temperatura ambiente (não pode ser frio ou muito quente)
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

>recheio
4 maçãs tipo Fuji descascasdas, descaroçadas e cortadas em pedaços médios
suco de meio limão
3/4 xícara (chá) de açúcar (ou ao seu gosto e dependendo de como está a fruta in natura)
1 pau de canela
1 punhado de passas sem caroços (usei a branca)
1 colher (chá) de amido de milho
farinha de rosca (para polvilhar na massa antes de colocar o recheio)

>cobertura
1/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (mas pode ser o comum refinado)
1 colher (sopa) de leite - aproximadamente até chegar ao ponto
raspas de limão

Trança fácil de maçãs e passas

Preparo
>recheio
Leve a maçã regada com o suco de limão, o açúcar e o pau de canela ao fogo em uma panela de fundo grosso mexendo eventualmente até amolecer e dar o ponto de doce. Junte as passas. Retire e descarte o excesso do líquido que se formar na panela. Dissolva o amido em uma colher de sopa do líquido. Volte para a panela, ligue o fogo novamente e deixe dar uma secada a mais nos líquidos restantes. Aguarde esfriar totalmente para utilizar.

>cobertura
Dissolva o açúcar com o leite aos poucos. Se necessário, acrescente um pouco a mais de um ou outro até obter uma consistência pastosa. Junte as raspas de limão (se gostar). Reserve.

>massa
Dissolva o fermento em um pouquindo do leite. Reserve por alguns minutinhos para ativar.

Coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga em uma tigela média. Dissolva a manteiga nessa mistura com a ponta dos dedos. Junte o fermento pré dissolvido e o restante do leite. Misture com uma colher ou espátula. Agora faça a sova:

A) se for usar a batedeira planetária, use o batedor de gancho até que a massa se desgrude do bowl e do batedor. 

B) se for fazer a sova manual (como eu fiz), enfarinhe a bancada, despeje a massa e vá sovando e desgrudando da bancada com o auxílio de uma espátula até que pare de grudar. Quando a massa libera o glúten ela se "remonta", ou seja, não gruda mais.

Em ambos os casos siga o passo a passo das fotos:


Trança fácil de maçãs e passas

foto (1) faça uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela untada com uma fina camada de óleo (fundo e paredes), cubra com filme plástico ou um pano limpo e seco e deixe descansar em lugar quente e sem vento até dobrar de volume foto (2)

foto (3) abra a massa no formato de um retângulo sobre uma folha de papel manteiga utilizando um rolo próprio. Corte as bordas em tiras e enfarinhe o centro com um pouco de farinha de rosca para absorver o líquido do recheio

foto (4) espalhe o recheio no centro. Pulverize um pouco de canela em pó (se gostar)

foto (5) vá unindo as pontas da massa formando a trança foto (6)

foto (7) transfira o pão com a base de papel manteiga cuidadosamente para uma assadeira e para pincele com gema de ovo. Deixe descansar por mais meia hora

Preaqueça o forno a 220 graus por 10 minutos (do tempo que a massa está descansando pela 2a. vez). Leve para assar nessa temperatura por 10 minutos. Passado esse tempo, abaixe o forno para 180 graus e deixe assar até que a massa faça um som oco ao dar uma batidinha de leve foto (8)

foto (9) pincele com a cobertura e deixe secar

Espero que tenham gostado. Bom apetite!




3 comentários :

  1. Que maravilha! Linda de ais da conta.
    Feliz Natal e um 2016 com o caldeirão abarrotados de coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te querida, muito obrigada! Um super final de ano e que 2017 seja maravilhoso. Beijos, te gosto muito, viu?

      Excluir
  2. Gostei ficou com um aspeto muito bom esse interior bem guloso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!