01 dezembro 2016

Sonhos



Sonhos

Uma das minhas preocupações quando resolvi escrever um blog de culinária era se eu teria conteúdo, digo, receitas suficientes do meu repertório pessoal para sustentar postagens que gerassem interesse para meus leitores.

Pois passados pouco mais de 6 anos, o Caldeirão acumula por volta de 700 receitas. Algumas são antigas de família, ou de amigos, ou de pesquisas, ou de livros. Esse universo de inspiração ao que tudo indica é inesgotável. Cada vez me surpreendo e assimilo novas técnicas, preparos, dicas, combinações. Por isso cozinhar é tão atraente. Nunca se sabe tudo, há sempre o que aprender.

Mas voltando ao ponto que queria chegar. Lá em 2010, nos primórdios desse humilde blog, havia me proposto a compartilhar principalmente receitas que fazem ou haviam feito parte da minha história pessoal, familiar ou memórias afetivas. Curiosamente (e afastando definitivamente meu receio de não ter o que postar) ainda guardo receitas que copiei do caderno da minha mãe e que até hoje não havia postado.

Essa receita de Sonhos é uma dessas. Não sei a origem exata, mas acredito (puxando pela memória) que minha mãe guardou do programa "Note e Anote". Se não me engano era do famoso padeiro Benjamin Abrahão. Ela também não lembra, então, se alguém souber da autoria exata por favor me avise que darei os devidos créditos.

Bem, o mais importante de tudo é que a receita é ótima. Sonhos para mim são daqueles doces que amo e que me remetem à infância. Em geral não gosto de frituras, mas abro algumas exceções e uma delas é esse caso. Não dá para resistir a uma massa fofinha, recheada de creme de confeiteiro e coberta com uma chuvinha de açúcar.

E aí, vamos à receita?

Sonhos


Sonhos


Sonhos
(renderam 12 unidades)

Ingredientes
>esponja
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
50 g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
100 g de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de água em temperatura ambiente (não pode ser muito fria nem quente)
>massa
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
100 g de açúcar
1 pitada de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente (amolecida - ponto de pomada)
2 ovos
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente - aproximadamente

>recheio
Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro) - RECEITA AQUI



Sonhos

Preparo
>esponja
Em uma tijela média misture o fermento e o açúcar até que se forme um creme. Junte e farinha e a água, mexendo até dissolver. Aguarde até formar bolhas e a massa dobrar de volume para utilizar na massa.

>massa
Utilizando uma tigela ou vasilha grande, coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga. Trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma espécie de farofa. Junte os ovos e a esponja. Acrescente a água aos poucos e vá mexendo com a mão até formar uma massa. A consistência é pegajosa, não se assuste.

Enfarinhe a bancada e despeje a massa. Para esse tipo é mais fácil e indicado que a sova seja feita com uma espátula (veja fotos). Caso não tenha, unte a palma das mãos com um pouco de óleo e faça a sova manualmente. Também dá para usar uma batedeira planetária com a pá tipo raquete. Em qualquer dos casos, a massa estará pronta quando parar de grudar, que é quando ela desenvolveu o glúten.


Sonhos



Divida a massa em 12 partes iguais e faça bolinhas com cada uma delas. Coloque-as em uma assadeira enfarinhada guardando um bom espaço entre elas. Cubra com um pano limpo e seco e deixe crescendo em um lugar quentinho e sem vento até quase dobrar de volume.

Utilize uma frigideira ou panela pequena e alta com quantidade de óleo suficiente para cobrir uma bolinha. Leve ao fogo médio e frite os sonhos de 2 em 2, virando quando um lado estiver douradinho.

Nota: se o óleo estiver muito quente não vai cozinhar a massa, então fique atento à temperatura de fritura.

Deixe cada sonho escorrendo em papel toalha. Quando terminar, corte cada um na metade e recheie com o creme de confeiteiro. Salpique uma camada de açúcar para finalizar.

Sonhos

Aproveite e sonhe!


Um comentário :

  1. Adorei esses sonhos recheados.
    Levo comigo a receita.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!