14 novembro 2016

Bolo (sobre)natural da Bruxa

Bolo Sobrenatural

"Você é o que você come" é uma frase- conceito bem difundida nos dias de hoje e imagino que não cause muitas controvérsias a esse respeito. 

A questão é, por que você come o que você come e, consequentemente - pela teoria da frase citada - define o que você é? Arriscaria a tecer minhas considerações, a saber:

1) fator geográfico/ econômico: o seu país de origem (e mesmo dentro dele, sua região) e sua condição financeira
2) fator sócio/ cultural: suas origens, sua cultura local e a de seus antepassados, da qual você mantém alguns hábitos tradicionalmente. Ex.: quem nasce e vive no Brasil, mas tem ascendência europeia tem uma alimentação que pode vir a ser diferente de outra cuja ascendência é asiática
3) suas predileções pessoais: por que algumas pessoas optam por determinadas dietas alimentares às vezes muito diferentes de outras de uma mesma família (e aí, no caso, seriam pertencentes ao mesmo grupo dos fatores 1 e 2) 

Arrisco a dizer que a frase então daria uma via de mão dupla. Você é o que você come e o que você come é porque você é dessa maneira. Existe a escolha de seus hábitos alimentares de acordo com suas vontades ou necessidades. 

Será que há um fator genético para explicar por que uma pessoa não gosta de banana? Se há esse fator para uma intolerância alimentar - ingerir determinado alimento que para a maioria das pessoas não faria mal e para aquela faz - por que não podemos extender a tese de que nossas predileções seriam parte de nossa herança genética?

Vou dar um exemplo que vivenciei pessoalmente. Uma mãe ofereceu para que seus dois filhos escolhessem cada um o seu sorvete entre várias opções. Um deles escolheu um de fruta. O outro, um de chocolate com cobertura de chocolate. A primeira criança era bem magrinha. A segunda, já apresentava um sinal de alerta para obesidade infantil. Cada uma era o que comia, fato. Mas as preferências é que determinaram o que cada uma comia.

Sempre preferi a alimentação dita natureba. Sempre. Não que eu não goste de coisas que sabemos que não fazem tão bem à saúde. Mas PREFIRO as frutas e vegetais frescos orgânicos e grãos integrais. Não consigo nem ter vontade de ingerir carne e isso não foi por imposição ou conceitos. Foi naturalmente, por escolha mesmo. Claro que a ideologia veio depois, mas inicialmente é uma opção que diria ser física, do corpo.

Assim, tanto quanto gosto da culinária integral e natural, gosto de bolos. Devo ter um gene que me transforma numa "bolólotra", não é possível que não. E acho que tenho um gene para arriscar coisas na cozinha, sem medo de dar errado. Ah, e um gene também para gostar de aproveitar o que tem na despensa e geladeira. 

E então, saiu esse bolo, nessas condições citadas acima. Sem falsa modéstia, ficou muito gostoso mesmo, além de fácil de fazer. Dei esse nome porque ele está além de ser natural, é (sobre)natural!



Bolo Sobrenatural


Bolo Sobrenatural


Bolo (sobre)natural da Bruxa
fôrma retangular 30 x 10 x 8 cm (altura) ou equivalente

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de aveia
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de açúcar demerara (ou refinado)
1/2 xícara (chá) de leite (ou leite de coco)
2 ovos
3/4 xícara (chá) de óleo - usei de coco
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
1/2 colher (chá) de canela em pó (opcional)
1/3 xícara (chá) de castanhas picadas, goji berry e nibs de cacau - ou outros de sua escolha



Bolo Sobrenatural

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma ou unte e forre com papel manteiga.

Em uma tijela, junte as farinhas, o açúcar, a canela em pó, o fermento e as nuts. Misture para que elas se incorporem por igual. Reserve.

Usando um liquidificador, bata o leite, o óleo e os ovos somente atá combinar. Desligue e despeje essa mistura nos ingredientes secos, mexendo à mão até ter uma consistência homogênea.

Coloque na fôrma previamente untada e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


3 comentários :

  1. O bolo ficou lindo, Sandra! E com esses ingredientes certamente ficou delicioso! A receita confere um bolo nutritivo e saudável, bom demais!
    Bjs, ótima semana! =)

    ResponderExcluir
  2. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!