09 dezembro 2015

Um Bolo Natalino integral e uma carta para o Papai Noel

Bolo Natalino integral


Planeta Terra, 9 de dezembro de 2015

“Querido Papai Noel,

Faz tanto tempo desde minha última cartinha que ando até meio sem jeito de retomar nosso contato.  Mesmo um tanto sem graça – alguns diriam que não tenho mais idade para isso – estou me convencendo que falar com o Sr. (ainda devo trata-lo assim ou ficou muito formal?) é como andar de bicicleta, jamais se esquece.


Vamos lá. Lembro que a dinâmica era que em primeiro lugar devemos ser gratos pelo ano que passou. Então aqui, por todos os “muito obrigada” que ao longo desses anos deixei de lhe enviar, essa cartinha ficaria muito extensa (considerando que existam muitas e muitas outras a serem lidas, não é por preguiça minha não). Vou resumir. Gratidão por compreender que não existem anos bons ou ruins. Fatos acontecem como têm que acontecer e assim aprendi que nada é para sempre. Meu agradecimento portanto é para a lição que que ficou. Se a boa fase passa, a ruim passa também. Tudo questão de tempo.

Falando nele, o tempo, também agradeço por hoje em dia reconhecer que ele é um dos nossos bens mais valiosos. Com o avanço da idade passei a priorizar coisas mais importantes e deixar de lado aquelas que não acrescentam nada de valor. Não sei quanto tempo ainda tenho  – nem tampouco estou pedindo  mais do que está no meu Contrato Celestial para a vida terrena – então coisinhas pequeninas chatinhas não me fazem mais gastar energia com elas.

Mas voltando, agradeço por agora saber que o tempo cura quase tudo. Ainda não aprendi a lição se o tempo cura também a saudade de quem partiu, ou se esse é um tipo de sentimento único que nada o ameniza. Quem sabe na minha próxima cartinha retomamos esse assunto.

Do restante, minha gratidão não cabe em palavras. Nem sei se mereço as benesses que recebi, então por via das dúvidas quero só dizer que não houve um dia até agora que deixei de reconhecer que apesar de não ter tudo, tenho tudo que preciso.
Por falar em merecimento, agora é a hora de tentar provar que fui boazinha e tal. Parte difícil essa! Na minha última cartinha devo ter falado que tinha ido bem na escola, passado de ano, não tinha brigado (muito) com meus irmãos, não tinha atazanado (muito) meus pais...
Hoje digo que fiz o melhor que pude com as pessoas que amo e me relaciono, mesmo considerando que às vezes esse melhor não foi o suficiente. Tento minimizar meu impacto na emissão de carbono, reciclo lixo, reuso e reaproveito recursos naturais. Faço meu trabalho com honestidade e procuro ser uma cidadã consciente. Falo palavrão (vez em quando) e não contenho a raiva com injustiças de todos os tipos. Posso estar errada, mas não acho que isso me faz uma má pessoa. Porém deixo esse julgamento a seu critério, mesmo adiantando que na maioria das vezes não me arrependo do que faço. Quando reconheço que estou errada, peço desculpas (espero que  isso ajude na parte dos pontos positivos).
Podemos agora passar para a parte dos pedidos? O Sr./ você sabe que não sou uma pessoa piegas de vir aqui com argumentos melodramáticos-convincentes  para pedir coisas que imagino que nem os deuses possam atender. Paz mundial, respeito às diferenças, coexistência, tolerância com o próximo, amor altruísta, etc, etc, ufa, tem muita gente no planeta para realinhar a programação do chip de todo mundo. Fica difícil, reconheço.
Então vou fazer um único apelo. Que todos possam ter CONSCIÊNCIA. Ser consciente é ter um olhar crítico e analítico em primeiro lugar para consigo. É empreender mudanças internamente que possam surtir efeito externamente. É a partir daí fazer escolhas que possam não só deixar de prejudicar, mas também  ajudar o seu próximo. É tratar todos os seres vivos como seus parceiros de jornada, respeitando o espaço de cada um. É saber que os bens naturais não se renovam automaticamente, é preciso ter responsabilidade para usar a terra, o ar, a água.
Papai Noel, sei que estou pedindo muito. Talvez isso seja sua própria culpa. Não sei se lembra, mas meu último presente foi a ESPERANÇA. Mesmo por todos esses anos, nunca mais a larguei. Faço um bom uso dela todos os dias.
Agradeço de antemão e aproveito para dizer que eu nunca deixei de acreditar no Sr. Não vá me decepcionar, hein?
Com carinho,
Sandra”
p.s.: aproveito para trazer a receita desse bolo macio e saboroso que fiz com todo o prazer do mundo para amigos muito especiais.

Bolo Natalino integral


Bolo Natalino integral
Bolo Natalino integral
(renderam 2 unidades do tamanho da fôrma para bolo inglês)

Ingredientes
>bolo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
2 xícaras (chá) de açúcar demerara
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
3/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
2 maçãs Fuji
1 limão galego
1 punhado de uvas passas descaroçadas
1 punhado de Castanha do Pará picadas grosseiramente (ou nozes, amêndoas, etc)
>crumble (para cobertura)
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de manteiga gelada cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de Castanha do Pará picadas
2 colheres (sopa) de uvas passas
lascas de maçã - cortadas na mandolina ou com faca (bem fininhas)

Bolo Natalino integral

Preparo
>crumble
Coloque a aveia, a farinha, o açúcar e os pedacinhos de manteiga em uma tigela e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma espécie de farofa grossa. Junte as passas e castanhas. Reserve.

>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe as duas fôrmas para bolo inglês ou uma maior de 30 cm de diâmetro.

Fatie o equivalente à metade de uma das maçãs usando a mandolina. Corte o restante em cubos médios, tirando os caroços mas não a casca (se gostar). Regue com suco de limão para não escurecer e reserve.

Em uma tigela coloque os ingredientes secos: a farinha integral e branca, o açúcar, a canela e o fermento. Junte as passas e as castanhas picadas e misture. No liquidificador bata os ovos, o leite e o óleo. Adicione essa mistura aos ingredientes secos. Misture e acrescente as maçãs picadas, mexendo só um pouquinho até homogeneizar os pedaços na massa. Despeje nas fôrmas, espalhe o crumble pela superfície e decore com as fitas da maçã espetando-as na massa.

Bolo Natalino integral

Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde esfriar para desenformar.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


6 comentários :

  1. Ah Sandra, não sou de deixar recados por aqui. Mas saiba que sou frequentadora assídua do seu blog. Sou vegetariana e encontro aqui muitas receitas. Ao ler sua carta para o Papai Noel, não consegui sair de fininho. Adoro a maneira como escreve. Parabéns! Um feliz Natal e que sua cartinha chegue lá no Polo Norte. Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. esse bolo maravilho, lindo mesmo e de sabor deve ser magnifico.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Ai Sandra...me emocionei. Obrigada, eu hoje precisava ler tudo iss,amei o bolo e vou fazer já!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada com suas palavras, Sandra! Muito do que sinto também. Consciência.Acho que esse é um clamor das pessoas de bem. Consciência.
    No mais , eu também acredito em Papai Noel...Ainda bem!
    E seu lindo bolinho talvez hoje mesmo vá para minha cozinha rss
    Bj,querida, e um fim de semana muito lindo,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. uhmmm!!!
    vou fazer com certeza esse apetitoso bolo e copiar essa cartinha pro meu Papai Nowl, posso Sandra??😘😘

    ResponderExcluir
  6. uhmmm!!!
    vou fazer com certeza esse apetitoso bolo e copiar essa cartinha pro meu Papai Nowl, posso Sandra??😘😘

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!