04 maio 2015

Bolo "Sanguinolento" (de laranja)

Bolo "Sanguinolento" (de laranja)

Meus queridos amigos e leitores, estou tentando voltar às postagens com a frequência de outrora. Peço mais uma vez desculpas pela ausência não justificada e um pouco mais de paciência.

Quando a vida te dá limões - metaforicamente falando - faz-se uma limonada, isso todo mundo já sabe. Para os mais animados até acrescenta-se vodka, tequila ou o que for e pronto, foi dado um olé com estilo no problema em questão. Mas, e quando a vida te pede os limões?

Bem, vou contar o meu "causo" desse dia: estava eu fazendo um Tabule (tradicional salada árabe à base de trigo) e, para minha surpresa e irritação, não tinha limão em casa para temperar. Minha preguiça era tanta de sair para comprá-los, mesmo tendo um hortifruti a 2 (DOIS) quarteirões de casa, que perdi lá um tempo tentando achar um substituto. Até que coloquei o meu mau humor de lado - naquela altura daria para temperar a salada com o meu azedume - e bem irritada e atrasada sai para comprar.

Aí entra a surpresa da história. Naquele dia, pela primeira vez na vida, ao sair para comprar meus prosaicos limões, passei por uma gôndola no tal hortifruti onde haviam laranjas sanguíneas (ou sanguinelli). Só as tinha visto em fotos de receitas nos blogs e sites "da gringa". Além dos limões, levei para casa as tais laranjas sem ter uma receita específica em vista. Do meu contratempo, veio uma grata surpresa!

Contei esse caso pensando como às vezes nas nossas vidas é necessário algum grau de insatisfação e como dar uma "azedada" em algumas situações pode transformar algo que precisava mesmo de certas atitudes. Uma dose de coragem para romper o incômodo pode trazer um momento imediatamente posterior "azedo", mas que com o passar do tempo volta a ter os sabores equilibrados. A vida é esse constante teste de saber temperá-la na dose certa, e com os temperos adequados para as diversas situações. 

Quando a vida metaforicamente te pedir limões (ou sal, ou pimenta, ou açúcar) se não os tiver à mão, não deixe para outro momento. Saia em busca nem que seja no fim do mundo, nem que seja para desandar tudo por um momento, mas que no fim, a sensação de degustar esse novo sabor será imensamente mais palatável e muitas vezes bem mais agradável. Palavra de Bruxa!




Bolo "Sanguinolento" (de laranja)

Bolo "Sanguinolento" (de laranja)

Bolo de laranja sanguínea
(fôrma de 32 cm de diâmetro ou equivalente)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>bolo
3 ovos em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de suco de laranja - usei Bahia
50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (amolecida)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos
>cobertura e calda
3 a 4 laranjas sanguíneas (ou outro tipo)
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar cristalizado
suco de 1/2 limão - usei galego


Bolo "Sanguinolento" (de laranja)

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela, peneire a farinha com o fermento. Reserve.

Bata os ovos, a manteiga e o suco de laranja no liquidificador. Junte esse líquido à farinha com o fermento, misturando com uma colher ou espátula até homogeneizar. Despeje na fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar até que o bolo fique com a superfície dourada e ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

>calda
Em uma panela de fundo grosso, dissolva o açúcar na água. Leve ao fogo médio sem mexer até que fique em ponto de calda rala. 

Lave as laranjas, corte-as em fatias nem muito finas nem muito grossas (descarte as pontas sem polpa) e mergulhe-as na calda. Deixe que cozinhem por uns 3 minutos. Desligue o fogo, junte o suco de limão e aguarde esfriar para utilizar.

Depois do bolo desenformado, unte a superfície dele com a calda (guarde um pouquinho para finalizar). Disponha as rodelas de laranja e sobre elas, um pouquinho mais de calda.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!



2 comentários :

  1. Eu sou do tipo que se a vida me pede limões eu já grito: "Tudo eu, tudo eu"...risos...
    Adorei não só o post como a receita.
    Essas laranjas são lindas, parecem um pouco com grapefruit mas mais vermelhas.
    Bejinho pra você bruxinha querida.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!