25 fevereiro 2015

Homus de abacate


Homus de abacate

Ontem, em um delicioso almoço, conversamos sobre alimentação saudável e suas repercussões não só para a saúde do indivíduo, mas do planeta também. O papo foi longo e profundo. Nem acho que seja o caso de levantar e contar todos os tópicos, mas vou apenas falar bem resumidamente das minhas opções.

Desde a adolescência - precisamente aos 15 anos de idade - optei por seguir a dieta vegetariana, como já contei algumas vezes aqui no Caldeirão. No meu caso, que nunca gostou e nem sequer provou alguns tipos de carnes na vida, foi fácil fazer essa mudança de hábitos. Porém, ao seguir essa alimentação, há que se tomar alguns cuidados. Não que ache que comer carne supra as necessidades que precisamos, mas considerando um prato típico brasileiro como arroz + feijão + carne + batata (e quem sabe uma saladinha de alface e tomate), se tirarmos a carne o que sobra realmente fará a pessoa ter um ganho vitamínico diário não muito recomendável.

Assim, a variedade e diversidade com os nossos amigos do Reino Vegetal tem que ser constante. Não somente usar verduras, legumes, tubérculos e frutas diferentes, mas também usá-los em preparos diferentes. Temperos, ervas, grãos e tudo o que puder enriquecer seu prato em sabor, também trará saúde por tabela para seu corpo. Aqui, o conceito de "menos é mais" é o inverso. Mais é mais, mais saúde, principalmente!


Hoje trago um opção que amo da culinária árabe, feita basicamente com grão de bico - um queridinho meu - enriquecida com o sabor, a cremosidade e a cor do abacate. Super fácil e delicioso. Para uma entrada, ou petisco, é sucesso na certa.


Homus de abacate


Homus de abacate

Homus de abacate
(aproximadamente 250 g de rendimento)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido na água e sal (pouco)
2 xícaras (chá) de abacate maduro
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim) - receita AQUI
suco de 1 limão pequeno
1 dente de alho descascado
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de pimenta em flocos seca - opcional
sal
pimenta do reino moída a gosto
azeite e cebolinha picada para decorar

Homus de abacate

Preparo
Coloque o grão de bico, o abacate, o tahine, o suco de limão, o alho e o cominho em um processador de alimentos (ou liquidificador potente) e bata até obter uma pasta. Acerte o sal e as pimentas a gosto. Bata por mais uns instantes. 

Transfira para um pote e mantenha na geladeira por no mínimo 1/2 hora antes de consumir.

Disponha a pasta em um prato ou pote, regue com um fiozinho de azeite e decore com cebolinhas picadas. Sirva acompanhado de pão árabe torrado.


6 comentários :

  1. Que ideia sensacional. Se tivesse abacate em casa, faria hoje mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. muito bem pensado e executado claro, esta ai uma sugestão espetacular.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. muito, super, mega sensacional!!!!!

    ResponderExcluir
  4. da agua na boca so de ler, vou experimentar sabado quando comprarei o abacate

    ResponderExcluir
  5. Todos gostaram muitissimo do humus de abacate. Otima sugestao pois e saboroso e com menos calorias do humus tradicional

    ResponderExcluir
  6. Todos gostaram muitissimo do humus de abacate. Otima sugestao pois e saboroso e com menos calorias do humus tradicional

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!