23 fevereiro 2015

Tahine caseiro

Tahine caseiro


Tahine
é uma pasta feita basicamente de gergelim. Serve de tempero, digamos assim, para alguns pratos da culinária árabe.

Pois bem, pelo menos aqui no Brasil, comprar tahine pronto tem algumas desvantagens. A primeira delas é o preço, e a segunda, o tamanho da embalagem comercializada. Como minha família é pequena, utilizar uma ou duas colheres em uma receita e depois aguardar até a próxima vez, ainda que mantenha essa pasta em um outro pote na geladeira, sempre dá receio de perder o prazo da validade ou do produto não estar adequado para uso. 

Aí outro dia me encorajei a tentar fazer em casa, pesquisando algumas receitas na internet. Comprei um pacotinho de gergelim (baratinho, por sinal) e resolvi arriscar. Não consegui me decidir a seguir nenhuma receita em especial, então fui no método da tentativa.

Ainda cética, fui deixando dia após dia para o dia seguinte o meu tahine. Até que, já com grão de bico cozido para fazer homus, vi que não podia escapar da empreitada.

Bom, não é que deu certo mesmo? Intencionalmente fiz uma pasta mais densa, mas dá para aumentar a quantidade de água e obter mais cremosidade. Achei que dessa maneira manteria a durabilidade por mais tempo na geladeira e, assim posso ainda diluir por porções, conforme o uso.
 
Então, queridos leitores, aqui segue a minha versão de um produto que, se feito em casa, sai muito mais barato que o industrializado. Vamos lá?


Tahine caseiro

Tahine caseiro
(aproximadamente 150 g de rendimento)


Ingredientes
150 g de semente de gergelim cru
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de água - ou mais para a consistência mais líquida

Tahine caseiro

Preparo
Aqueça uma frigideira grande e antiaderente. Coloque o gergelim e, mantendo o fogo médio, mexa constantemente até que fiquem com uma tonalidade dourada.

Aguarde amornar um pouco e coloque em um processador. Junte o azeite e a água e processe até obter uma pasta uniforme. Coloque em pote esterilizado com tampa e mantenha na geladeira.

Nota: se não tiver processador, utilize o liquidificador. O processo vai demorar um pouco mais.



4 comentários :

  1. Gostei muito da receita vou fazer!

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravilhoso, deu certinho! Em seguida já fiz o Homus (congelei o estante do Tahine). Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc congela a pasta de gergelim por qto tempo? E se guardar na geladeira, fica por qto tempo?

      Excluir
  3. Eu sempre fiz o tahine sem acrescentar óleo nem água, só torrava e triturava a semente de gergelim até ela soltar seu próprio óleo e formar a pasta, o processo tarda em média 20 a 40 minutos (depende da potência do processador) ao ver esta receita fiquei com algumas pequenas dúvidas e gostaria que me respondessem.

    1º) PRIMEIRA DÚVIDA .- Ao acrescentar o aceite não fica com gosto do aceite do aceite?

    2º) SEGUNDA DÚVIDA.- Se acrescenta o aceite e a água para acelerar a formação do tahine (pasta de gergelim)?

    De antemão muito obrigada

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!