20 fevereiro 2015

Bolo de semolina

Bolo de semolina


"Se estou feliz, faço um bolo. Quando estou triste, faço dois". Ouvi essa frase da chef - a quem muito admiro - Heloísa Bacellar na sua palestra no último Mesa SP. Diria que poderia ter sido escrita por mim, tal minha identificação com ela.

Cozinhar me faz bem. Se estou em um momento bom, ou assim, nem lá nem cá, no equilíbrio, então minha ida para a cozinha transforma em comida gostosa esse meu estado de espírito. Mas se estou fragilizada, ou um tanto descompensada, triste inclusive, então o cozinhar me promove uma cura emocional. 


Tarde chuvosa, uma certa melancolia, alguma apreensão com a vida e uma vontade de sei lá o quê. Esses foram alguns dos ingredientes que separei para começar a fazer esse bolo. Juntos com os outros que a receita pedia, lá estava eu, começando meu processo de transmutação. Um tantinho do aroma gostoso exalando do forno e já veio a vontade de fazer um café pra acompanhar. Enquanto a chuva lá fora caía, a sensação de conforto no aconchego do meu lar aumentava. Café e bolo, quem não se sente acalentado por eles, como velhos amigos?

E assim foi, meus queridos leitores, como em um passe de mágica, que mais uma vez pude constatar como algo simples tem um poder tão transformador. 

Nota: essa receita veio de um blog o qual encontrei a partir de uma imagem postada no Pinterest. Por descuido, não salvei o link e não estou conseguindo encontrar a origem. Se a receita for sua ou souber me informar a procedência, peço a gentileza de me avisar para dar os devidos créditos.


Bolo de semolina


Bolo de semolina


Bolo de semolina
(fôrma 25 x 16 cm ou equivalente)


Ingredientes
1 e 1/4 xícara (chá) de semolina
20 g de manteiga sem sal derretida e esfriada
1 ovo grande levemente batido
200 ml (1 garrafinha) de leite de coco 
200 g (1 caixinha) de creme de leite
3/4 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitadinha de sal
>para finalizar
20 g de manteiga sem sal derretida
fitas de coco levemente tostadas na frigideira



Bolo de semolina

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe com semolina a fôrma.

Em uma panela média e de fundo grosso, coloque a manteiga e o ovo. Misture. Junte o leite de coco, o creme de leite, o leite, a pitada de sal e o açúcar. Mexa até combinar. Adicione aos poucos a semolina, um pouco por vez e misturando bem a cada adição. Leve ao fogo médio até essa mistura engrossar como mingau, mexendo constantemente para não empelotar. O uso de um fouet (batedor de arames) ajuda no processo.

Despeje essa mistura na fôrma, alisando bem com uma espátula ou faca. Leve para assar até dourar levemente a superfície. Retire do forno e espalhe a manteiga derretida por toda a superfície. Decore com as fitas de coco.

Bom apetite!

3 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!