13 outubro 2014

Queijo Mascarpone caseiro

Queijo Mascarpone caseiro


Disse Mallarmé "Un coup de dés jamais n'abolira le hasard" (Um lance de dados jamais abolirá o acaso).

Caro leitor, o que você pensa sobre o acaso? Acredita que existam situações aleatórias não programadas por uma "ordem maior"? Pois eu acho que tudo faz parte de um grande script, onde cada página nos chega exatamente no momento que nem temos tempo suficiente para tomar conhecimento do tema antes da nossa inevitável atuação. Se desempenhamos esse papel a contento ou caímos na canastrice, só o tempo irá dizer.

Pois essa questão a qual teria um mundo de coisas a considerar - é algo que povoa meus momentos meditativos com certa frequência - ficaria longa demais e alguns até estranhariam encontrar em um blog de culinária. Mas foi tema dessa receita de hoje.

Resumindo, estava eu à procura na internet de uma receita de um pão especial para a minha participação no World Bread Day no próximo dia 16. Na realidade, vou confessar, já havia selecionado uma receita que há muito queria fazer em um dos meus livros. Mas algo estranho curioso me impulsionava a continuar a procura. (Um aparte aqui: não sou no geral uma pessoa indecisa ou insegura, muito pelo contrário. Foi algo momentâneo). E assim continuava minha pesquisa na minha rede social preferida, o Pinterest.

Lá pelas tantas uma receita de pão me chamou a atenção. Fui ao site para checar os procedimentos e bem, gostei de outras receitas e fiquei um tempo navegando por ele até que...tchã-rám apareceu essa preciosidade, uma receita de queijo Mascarpone caseiro.

Evidentemente que eu tinha que testar. Aí entrou o livre arbítrio, outra das minhas constantes elucubrações. O destino me empurrou até ela e à mim coube a decisão de fazê-la. Um exemplo da ordem cósmica em uma prosaica receita. (Em tempo ainda, essa Bruxa que ora vos escreve é um tando doida, não se assustem).

Considerações: a receita dá certo mesmo e sai por 25% do custo do equivalente ao peso do Mascarpone industrializado. Demora 24 horas para ficar pronta, então, tem que ter programação para o uso. Outra coisa, ela produz um resíduo que pode ser aproveitado como um creme azedo como base para um molho de salada, por exemplo. Até tentei fazer novamente o mesmo procedimento com essa sobra para ver se ficava com a textura do queijo, mas não deu certo. 

Ah, enquanto executava essa receita, tirada de um blog italiano, fiquei na dúvida se o teor de gordura do nosso creme de leite fresco (35%) produziria mesmo o queijo, já que existem outros mais gordurosos fora do Brasil e não havia a especificação desse teor no site. Mas não houve problema, formou o mascarpone mesmo. Bote fé.

Bom, chega de blá blá e vamos à receita!



Queijo Mascarpone caseiro


Queijo Mascarpone caseiro
(rendimento: aproximadamente 200 g)

receita DAQUI


Ingredientes
500 g (1 garrafinha) de creme de leite FRESCO (no mínimo 35% de gordura)
1 colher (sopa) de suco de limão



Queijo Mascarpone caseiro


Preparo
Siga o passo a passo das fotos


Queijo Mascarpone caseiro


1) coloque uns 3 dedos de água em uma panela e leve ao fogo até ferver

2) sobre essa panela encaixe uma tigela com o creme de leite e deixe cozinhando em banho maria até surgirem umas bolhinhas nas bordas dessa tigela

3) nesse momento adicione a colher de suco de limão, misturando bem

4) continue a cozinhar o creme de leite, mexendo eventualmente até engrossar e cobrir as costas de uma colher (leva de 30 a 40 minutos em média). Apague o fogo, retire a tigela de cima da panela e deixe esfriar por 20 minutos

5) prepare uma peneira coberta com no mínimo 4 camadas de gaze ou um pano de prato com fibra mais aberta (mesmo assim dobrei em 4 partes). Encaixe essa peneira em outra tigela. Despeje o conteúdo do creme de leite cozido (depois dos 20 minutos), cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 24 horas.

Passado esse tempo, remova o queijo com uma colher ou uma espátula e transfira para um pote com tampa. A textura é cremosa, porém firme. Mantenha em geladeira.

Nota: a consistência do creme de leite pós cozimento e esfriamento ainda é líquida, não se assuste.

Ainda essa semana postarei a receita onde empreguei esse queijo. Acho que não é difícil adivinhar. Não perca!



15 comentários :

  1. A textura está fantástica

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais dessa sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Sandra ficou fantástico, vou fazer!!!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. olá! poderia por favor informar o rendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, tudo bem?

      Já havia colocado logo abaixo do nome da receita: "Queijo Mascarpone caseiro
      (rendimento: aproximadamente 200 g)"

      Obrigada pela sua visita e comentário. Abraços

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, quanto tempo dura na geladeira. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane
      Na verdade eu fiz esse preparo e já utilizei no Tiramisú. Não testei o tempo de geladeira, mas eu aconselharia a usá-lo no máximo em 5 dias, por precaução.
      Espero ter ajudado
      Abraços

      Excluir
  7. Será que dá pra fazer com natas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila

      Bom, imagino que sim, não temos natas aqui no Brasil para eu fazer o teste, mas acredito que não há problema algum

      Excluir
    2. "Não temos nata aqui no Brasil"?
      Claro que temos!

      Excluir
  8. Pode ser feito com creme de leite de lata ou caixinha? Onde moro nao tem creme de leite fresco...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá não dá porque eles não tem 35% de gordura. Só da piracanjuba vermelho mas é dificil de achar. A possibilidade mais viável é fazer creme de leite fresco caseiro. Os ingredientes são é 500 ml de leite, 200 gramas de cordura vegetal hidrogenada e 200 gramas de manteiga de leite sem sal e uma gema de ovo. No youtube tem a receita, fica perfeito tanto para bater creme chantili como para fazer esse queijo mascapone.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!