15 agosto 2014

Pudim de coco fresco com calda de caramelo e canela

Pudim de coco fresco com calda de caramelo e canela


O tempo curto anda me impedindo de vir mexer no blog Caldeirão com mais frequência. Porém, o Caldeirão real anda à toda.

Estou, como uma das organizadoras, dando os ajustes finais para a 3a. edição do Encontro Gourmet, evento anual que reúne Blogueiros de Gastronomia do Brasil inteiro. Preparar a festa demanda tempo.

Apesar disso, come-se em minha casa, fato, e o Caldeirão é uma extensão da produção da minha cozinha. Mas nem tudo o que é preparado vem aqui para ser compartilhado, ou porque já foi postado, ou porque não merece maiores registros - arroz e feijão todos fazem, não é verdade?


Porém, no último domingo preparei um almoço para minha cunhada que está morando fora do Brasil e veio nos visitar por alguns dias. Considerando a falta de tempo de fazer uma sobremesa mais elaborada, lembrei que ela gosta de pudim de leite, e aproveitando que havia coco fresco na geladeira, sub produto de um leite de coco caseiro que preparei (não deu para fotografar para trazer aqui mas prometo que em breve postarei), resolvi aproveitá-lo.

Aí, na teoria do "jaques", já que estava fazendo experimentos, resolvi colocar um pouco de canela no caramelo da calda. Resultado, foi daquelas impressões "por que não havia pensando nisso antes".

E semana que vem falarei de um assunto bem bacana que estou participando. 


Pudim de coco fresco com calda de caramelo e canela

Pudim de coco fresco com calda de caramelo e canela
(fôrma de furo central com 22 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pudim
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida) de leite comum
3 ovos
100 g de coco ralado fresco (ou o desidratado)
>caramelo
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Pudim de coco fresco com calda de caramelo e canela

Preparo
>caramelo
Coloque o açúcar misturado com a canela em uma fôrma de furo central. Leve ao fogo médio, mexendo até virar um caramelo. Deixe no fogo de acordo com a tonalidade que mais gostar (do claro para o mais escuro), mas tome cuidado para não queimar. Desligue o fogo e com uma espátula ou com as costas de uma colher, vá lambuzando as laterais e o fundo da fôrma. O caramelo vai espessando rápidamente, por isso não se demore. Se endureceu sem ter coberto toda a fôrma, leve novamente ao fogo baixo.

>pudim
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mistura líquida e homogênea. Despeje na fôrma previamente caramelizada.

>para assar
1) no fogão: se sua fôrma de pudim já veio no conjunto com a panela e tampa, coloque água no fundo da panela externa, até uns 4 cm de altura. Encaixe a fôrma, tampe e cozinhe até o pudim ficar consistente.
2) no fôrno: preaqueça o forno a 200 graus. Coloque a fôrma do pudim dentro de uma assadeira e leve  ao fogo. Quando já tiver colocado dentro do forno, despeje água fervente na assadeira externa, também o equivalente a uns 4 cm de altura.

Em ambos os processos, faça o teste do palito para saber se o pudim está assado. Espere esfriar totalmente para desenformar. Leve à geladeira até a hora de servir.

Bom apetite!



2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!