02 julho 2014

Curry de grão de bico

Curry de grão de bico

Já há algum tempo fazer dieta entrou na moda. Uma hora demonizam a gordura, outra os carboidratos, o glúten ultimamente assumiu o papel de vilão (mesmo para aqueles que não tem intolerância à ele) e por aí vai. Café passou de malvado para bonzinho. O ovo então, nem saberia dizer de que lado ele está no momento de tanto sobe e desce na cotação de comidas saudáveis.

Olha, é tanta informação e tão contraditória que a única coisa na qual me baseio para minha alimentação diária é usar o bom senso. 


Vejam, água faz bem ao corpo e a total falta dela, obviamente, mata. Porém, se você beber 5 litros de água por dia vai te fazer mal, todos os minerais - e outros que não tenho propriedade profissional para afirmar - são literalmente lavados do corpo e expelidos com a urina.

O que eu quero dizer é que mesmo o que faz bem em quantidades erradas, passa a fazer mal. Do contrário, também o que é tido como um vilão (como por exemplo o açúcar) se bem dosado e nos momentos certos, traz um prazer enorme. E prazer e satisfação fazem muitíssimo bem à saúde, diga-se de passagem. Não adianta viver a vida privando-se de pequenas coisas a troco de ter um corpo de uma perfeição inatingível que a mídia e suas intervenções "fotoshópicas" - transformando seres mortais em semi deuses - tentam nos vender.

Que tal ouvir seu corpo, suas necessidades e carências? Bateu uma tristeza, se joga no chocolate, por que não? Abusou no fim de semana e que começar a segunda "limpinho"? Ok, tome um suco verde e capriche no cardápio das frutas. Se está frio, agasalhe seu corpo com comidas reconfortantes que gerem um calor interno. Do contrário, no calorão, refresque-se com um cardápio leve.

Equilíbrio é a atitude que deveria preceder várias atividades e comportamentos humanos. Sabendo dosar, seja na alimentação, atividades físicas, trabalho, lazer, enfim, em qualquer que seja o momento, vive-se mais feliz e aí sim, de maneira mais saudável.

Hoje portanto trago um curry, um ensopadinho ultra comfort food que caiu como uma luva em um dia desses de alternância de mais frio X calorzinho do nosso atual inverno. Usei o grão de bico, um dos meus mais queridinhos do Reino Vegetal. Olha, super fácil e altamente recomendável. Palavra de Bruxa!


Curry de grão de bico

Curry de grão de bico
(4 pessoas)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de grão de bico cozido na água e sal
1 mandioquinha grande
1 cebola pequena picadinha
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim - ou 2 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 pimentão verde cortado em cubinhos
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 colher (chá) de cominho em pó
3 colheres (chá) de curry em pó 
1/4 colher (chá) de canela em pó - opcional
1/4 colher (chá) de pimenta do reino moída - opcional
sal
salsa e cebolinha picadinhas para finalizar (ou coentro)


Curry de grão de bico

Preparo
Cozinhe a mandioquinha em água. Quando amolecer, mas ainda estiver tenra, apague o fogo e reserve (inclusive a água do cozimento).

Em uma panela maior leve a cebola para refogar no óleo de gergelim (ou azeite). Junte a mandioquinha e a água do cozimento, o grão de bico pré cozido e o leite de coco. Adicione o curry, cominho, canela e pimenta do reino. Salgue a gosto e se necessário corrija algum dos temperos. Após levantar fervura, deixe cozinhando em fogo médio por uns 15 minutos. Se necessário acrescente mais água se o molho estiver muito espesso. Junte os pimentões picados e deixe cozinhar até que esses amaciem, porém antes de desmanchar. Finalize com a salsinha e a cebolinha picadas.

Sirva com arroz branco ou integral. Bom apetite! 


2 comentários :

  1. Sandra adoro grão de bico, mas nunca experimentei com curry. Deve ter ficado delicioso.Receitada anotada!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Ficou excelente! Adoro curry mas nunca tinha me aventurado a preparar. Sua receita é fácil e o resultado não deve nada a qualquer restaurante.

    Eu não tinha mandioquinha, entao acabei substituindo por batata inglesa e cenoura, só imagino como deve ficar. Vai ter repeteco dessa receita, certamente (:

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!