27 junho 2014

Arancini, o bolinho de risoto

Arancini



Mais um momento confissão. Aprendi a cozinhar tarde, bem, nem tanto, peguei o gosto e ok, assunto resolvido. Até bem pouco tempo atrás só conseguia fazer um café "bebível" se usasse cafeteira e tinha trauma de fazer suspiros. Também já ultrapassei essa fase. Agora, tem uma coisinha, um detalhe importante que ainda empaco muito: quantidades!


Tanto quanto saber cozinhar é importante saber quantificar cada prato de acordo com o número de pessoas. Bem, no dia a dia tenho as quantidades já acertadas  e gravadas no chip e vai no automático, mas quando tenho que fazer para um número maior, aí fico na maior insegurança. Pronto, confessei!


Certo, alguns diriam, melhor sobrar do que faltar. Concordo, mas ficar com muita sobra não é legal também. Tem pratos que dá para congelar, porém outros são mais perecíveis ou não ficam como fresquinhos depois do descongelamento. Sem falar que meu freezer é o compartimento superior da geladeira, portanto, falta espaço.

Além disso, em um mundo com pessoas que sofrem com a fome e a miséria excessiva, é um desaforo jogar comida fora. Em casa é raríssimo o desperdício em respeito e agradecimento à benção de termos alimento todos os dias.

Bem, a receita de hoje - que na verdade é uma quase não receita, entra até na categoria da sugestão - veio de uma sobra de risoto que havia feito e, por descuido, ou por menos apetite de quem provou (não estava ruim não, antes que pensem isso...rsrs) sobrou um pouco a mais do que costuma sobrar e eu requentar para uma próxima vez.

Risoto é quele prato que dizem que se espera por ele, e não o contrário. Excelente para comer servido imediatamente, sem exagero. Quando esfria, todo o amido desprendido do grão ao ser preparado cria uma cola e aí fica complicado voltar à cremosidade inicial, mas que por esse mesmo motivo, fica perfeito para fazer um bolinho recheado, o tal Arancini, capisce?

Bem, receitas de risoto existem várias AQUI no Caldeirão. Aconselho a fazer qualquer um, não importa o tipo. Quanto mais sabor, melhor o arancini. Só um detalhe. Minha versão do bolinho é a assada, porque não gosto de fritura, mas se quiser fritá-los não tem problema. 


Arancini

Arancini (bolinho de risoto)
(quantidades conforme a disponibilidade)

Ingredientes
sobras de risoto
cebolinha ou salsinha picadinhas
queijo cortado em cubinhos para o recheio (usei muçarela)
ovo ligeiramente batido
farinha de rosca
azeite - ou óleo, se for fritar

Arancini

Preparo

Arancini

Junte a cebolinha e a salsinha ao risoto. Faça bolas e no meio de cada uma, coloque um cubinho de queijo (ajuda untar um pouco a palma das mãos com óleo).

Passe cada bolinho pelo ovo e depois pela farinha. Disponha em uma assadeira, regue cada bolinho com um fiozinho de azeite e leve ao forno preaquecido a 220 graus até que fiquem douradinhos e com a casquinha crocante. Sirva à seguir.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Sandra ótima sugestão, anotada!!!!
    Beijinhos e bom final de semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos e foi uma boa maneira de aproveitar o risotto
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!