18 julho 2014

Cogumelos grelhados ao molho de mostarda


Cogumelos grelhados ao molho de mostarda

Queridos leitores, por várias vezes já comentei que vou ao mercado sem nenhuma busca específica por algum ingrediente. Procuro produtos que estejam bonitos ou com preços convidativos (ou ambos).

Assim, outro dia encontrei uma bandeja de cogumelos shitake com um preço excelente e imagine só, de um tamanho que pareciam medalhões. Comprei e pensei "ah, depois eu vejo como vou preparar".

Confesso que deixei-os uns tês dias na geladeira, coitados, largados como se seu tamanho e beleza os fossem levar à sina de estragar antes que essa bruxa que vos escreve achasse uma receita à altura deles.


Bem, foi então que imaginei prepará-los como se fossem um tipo de medalhão vegetariano, grelhando os cogumelos e complementando com um molho mais condimentado. 

E voilá, acho que a receita fez jus à eles, ou, pelo menos para mim, ficou bem gostosa.


Cogumelos grelhados ao molho de mostarda

Cogumelos grelhados ao molho de mostarda
(acompanhamento para 3 pessoas)

Ingredientes
>cogumelos
1 bandeja de cogumelos shitake (se não achar grandes, pode usar menores também)
azeite
sal
>molho
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena cortada em pétalas (usei roxa)
1 pedaço de 3 cm de talo de alho poró fatiado
1 pacote (200 g) de creme de leite
leite comum (se precisar)
1 colher (sopa) de mostarda Dijon l"Ancienne (em grãos)
1 colher (sopa) de pimenta rosa em grãos
cebolinha cortada na diagonal para finalizar
sal a gosto

Cogumelos grelhados ao molho de mostarda

Preparo
>cogumelos
Higienize os cogumelos. Corte os talos bem rente à chapeleta e faça um corte em cruz em cada uma delas para dar um acabamento bonito. Aqueça uma frigideira anti aderente até a chapa ficar BEM quente. Regue um fiozinho de azeite, o suficiente para apenas lubrificar o fundo. Coloque os cogumelos por uns 30 segundos de cada lado. Salgue. Importante a frigideira estar muito quente para não deixar soltar o líquido dos cogumelos. Reserve.

Nota: algumas pessoas não lavam, apenas limpam os cogumelos com papel de cozinha. Eu costumo lavar rapidamente e escorrer bem. Fica à critério de cada um.

Cogumelos grelhados ao molho de mostarda

>molho
Na mesma frigideira que preparou os cogumelos, coloque a manteiga, o alho poró e a cebola para dar uma refogada (bem rápida, não deixe murchar muito). Adicione o creme de leite, a mostarda e a pimenta rosa em grão. Misture e se necessário, adicione um pouco de leite para não ficar tão espesso. Acerte o sal. Quando começar a borbulhar nas bordas, abaixe o fogo e adicione os cogumelos à esse molho para aquecerem novamente. Finalize com a cebolinha picada. Sirva à seguir.

Bom apetite!



Um comentário :

  1. Oi Sandra!!
    Indiquei essa receita hoje lá no blog como opção de entrada para ceia de Natal.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!