05 junho 2014

Sopa creme de brócolis e batata doce com cogumelos


Sopa creme de brócolis e batata doce com cogumelos

Outro dia desses estava divagando sobre os adjetivos e suas conotações. Muito mais que apenas dar a noção de tamanho ou escala, adjetivos, diria assim, suavizam, amenizam, potencializam ou até mesmo mudam significados em algumas das circunstâncias nas quais eles são empregados.

Vamos ver alguns: colinho, quentinho, cafezinho, friozinho, caminha, beijinho, cobertorzinho não nos dão a sensação de algo acolhedor? Já bonitinha, queridinho - ao menos para mim - parece que tem um significado desmerecedor. Chatinho, engraçadinho são aqueles casos, que o adjetivo ao invés de diminuir, enfatiza a qualidade da forma normal.

Quando penso em dizer sopinha fico na dúvida de qual é a mensagem que as pessoas possam vir a entender. Para mim significa carinho, conforto, cuidados, aconchego e por aí vai. Não é um diminutivo "que diminui", digo, que poderia conotar algo pejorativo, muito pelo contrário. Penso até se para alguns é a expressão de simplicidade, então tanto melhor assim. Como defensora de tudo que é simples (e não simplório), o fato de estender à essa interpretação acaba me motivando até mais a usar a palavra sopa no diminutivo.

Enfim, questões semânticas à parte, fato que essa sopa, ou sopinha, veio de uma ida ao hortifrutti sem eu ter previamente nenhuma ideia do que ia fazer para o jantar (contextualizando: uma noite bem fria). Fiquei olhando o Reino Vegetal e imaginando quais casamentos iria fazer entre seus súditos. Cheguei em casa, coloquei-os sobre a mesa e fui imaginando como e quais iria cozinhar. Resultado? Uma sopa que, ao menos na minha opinião, ficou bem saborosa e até me surpreendeu, confesso.

Aproveite as noites frias e prove também.


Sopa creme de brócolis e batata doce com cogumelos

Sopa creme de brócolis e batata doce com cogumelos
(2 pessoas)

Ingredientes
1 batata doce grande, descascada e cortada em cubos
5 floretes de brócolis ninja bem lavados e picados
1 pedaço de 2 cm de gengibre ralado finamente
1/2 cebola branca de tamanho médio cortada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 punhado de cogumelos Paris (se forem muito grandes corte ao meio ou em 4 partes)
1 pedaço de 5 cm do talo (a parte mais verdinha) de alho poró fatiado
1 punhado de salsinha picada (mas não muito batidinha)
1 cebolinha cortada na diagonal

Sopa creme de brócolis e batata doce com cogumelos

Preparo
Coloque a cebola e o azeite em uma panela média e de fundo grosso. Leve ao fogo até a cebola ficar transparente. Adicione a batata doce e o brócolis. Cubra com água quente, salgue (pouco) e deixe cozinhando até amolecer.

Bata no liquidificador ou processador até virar creme (se necessário junte mais água até ficar na consistência a seu gosto).

Retorne esse creme à panela, junte o gengibre ralado, os cogumelos e o alho poró fatiado. Prove e corrija o sal, caso necessário. Cozinhe até que os cogumelos estejam macios. Apague o fogo e adicione a salsinha e a cebolinha.

Sirva à seguir. Bom apetite!


2 comentários :

  1. Olá Sandra! Vim aqui fazer uma visita e gostei do que encontrei! Esta sopinha ficou com um aspecto maravilhoso! Adorei as receitas!
    Um beijinho :)
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Que ótima combinação vc fez, parece ter ficado mesmo muito saboroso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!