03 junho 2014

Salada para qualquer temperatura

Salada de folhas, broto, carambola e castanha de caju


Queridos leitores, estou numa fase que tenho cozinhado bastante, mas não receitas inéditas para trazer para o Caldeirão. Alguns desses pratos já foram postados aqui, outros, como essa salada, ainda não. 

Alguns se desestimulam a ter salada em suas refeições quando a temperatura abaixa. Em defesa do "salada todo dia", sugiro que nos dias mais frios a composição dos ingredientes seja um pouco diferente, por que não? 

Pra isso vale usar grãos, frutas, folhas que inclusive são ótimas para fortalecer o pulmão, enfim, vamos fazer uso de cores, de texturas e de sabores diferentes.


Hoje trouxe uma salada que tem um pouco dessa vibe. Segue também uma sugestão de molho (o qual não fotografei, ficarei devendo), mas que harmonizou super bem todos os sabores.

Vamos lá?


Salada de folhas, broto, carambola e castanha de caju

Salada de folhas, brotos, carambola e castanha de caju
(quantidades a seu critério)

Ingredientes
>salada
alface roxa picada grosseiramente em pedaços médios
mini agrião 
broto de feijão (moyashi) cru
carambolas fatiadas
castanhas de caju torradas (sem sal, de preferência)
mel
>molho
1 parte de vinagre balsâmico
3 partes de azeite
1 parte de mel
sal a gosto


Salada de folhas, broto, carambola e castanha de caju

Preparo
>salada
Leve as castanhas em uma frigideira de fundo grosso para aquecerem. Regue com um pouco de mel e aguarde alguns instantes até que caramelizem, utilizando fogo médio e mexendo para que todas fiquem envolvidas. Apague o fogo e separe as castanhas para que não grudem umas nas outras.

Arrume as folhas (previamente lavadas, bem higienizadas e secas), os brotos, as fatias de carambola e as castanhas em uma saladeira. Regue com o molho na hora de servir.

>molho
Coloque os ingredientes em um pote de vidro limpo e com tampa. Sacuda para misturar bem. Corrija o sal. Se sobrar, pode guardar em geladeira.


2 comentários :

  1. Eu como saladas todo o ano.
    Esta ficou linda e agrada-me.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu sou estudante de cozinha, e gostaria de replicar o seu prato em aula, Me Autorizaria?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!