30 maio 2014

Bolo de cenoura sem farinha e sem açúcar

Bolo de cenoura sem farinha e sem açúcar

Queridos leitores, apesar de ser uma pessoa assumidamente louca por doces, confesso que por vezes (diria muitas vezes) procuro opções que saciam essa vontade de maneira alternativa.

Bem, na Virada Cultural desse ano fizemos, entre amigos, um piquenique no sábado para assistir algumas das atrações e uma amiga levou esse bolo. Perguntei a ela a receita e ela me passou já a sua versão modificada de como a recebeu. Eu por minha vez, também dei meus pitacos bruxonildos, fiz o bolo do meu jeito.


O bolo é adoçado por frutas secas. Nesse usei uvas passas e damascos, mas poderia entrar ameixas pretas, tâmaras, figos, cranberries, enfim, o que sua imaginação mandar ou sua despensa oferecer (só lembre que a cor do bolo vai mudar conforme a cor da fruta). Também usei quinoa, mas poderia ter usado, como minha amiga fez, amêndoas, ou castanhas do Pará, de caju, nozes, amaranto, talvez até uma granola, por que não?
Virou um bolinho com uma consistência de um pudim mais úmido, não é um bolo fofinho, combinado?

Assei em mini formas de silicone, mas se for assar em fôrma metálica, não esqueça de untar e enfarinhar bem e desenformar ainda morno. Também não espere que o bolo cresça como os que levam fermento (esse aqui não precisa porque não vai farinha).

No mais, é uma opção de bolo funcional para saciar a vontade de doces sem culpa. E de quebra atende também as pessoas que têm intolerância a glúten.



Bolo de cenoura sem farinha e sem açúcar


Bolo de cenoura sem farinha e sem açúcar
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro ou outra baixa)

Ingredientes
3 cenouras grandes, descascadas e picadas 
4 ovos em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de quinoa crua (usei um mix de 3 cores: vermelha, preta e branca)
1/2 xícara de uvas passas brancas sem caroço
6 damascos secos
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada ralada na hora

Bolo de cenoura sem farinha e sem açúcar

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe a fôrma.

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até a mistura ficar pastosa. Despeje essa massa na fôrma e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Desenforme ainda morno.

Bom apetite!


3 comentários :

  1. Tem muito bom aspecto e é light e saudável. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste bolo ,pois adoro bolos de cenoura e achei muito interessante não levar farinha
    O interior esta uma delicia
    bj

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!