10 junho 2014

Gazpacho de pepinos (atualizado)

Gazpacho de pepinos


Poderia ter começado essa postagem dizendo que fiz esse gazpacho - uma sopa fria da culinária espanhola que tradicionalmente é feita com tomates - para uma ocasião que não posso contar para vocês ainda. Bem, como eu não sou uma pessoa que gosta de ficar de segredinhos e criar suspenses, então apaga tudo. 

Recomeçando.

Outro dia desses não estava tão frio e resolvi fazer, ou melhor, fazer novamente essa sopa fria espanhola cuja versão tradicional é feita com tomates, o gazpacho. Foi lá no fundinho do Caldeirão, no comecinho do blog, que busquei a receita, que na ocasião foi produto de minha imaginação, conta e risco, digo, fiz as substituições e combinações e voilá, saiu super bem!


Como tem aquela estória de marcar os registros das várias fases do blog, resolvi manter a postagem original e fazer essa novamente.

Considere que pode ser uma entrada diferente para o lugar da salada. Em festas e coquetéis fica charmoso servir em copinhos para seus convidados, pois pela consistência não precisa de colher para se servir. Uma sugestão leve, saudável e muito saborosa. Experimente também.

Gazpacho de pepinos

Gazpacho de pepinos (atualizado)
(entrada para 4 pessoas)

Ingredientes
1 pepino comum grande descascado e picado (ou 2 menores)
1 pedaço de 3 cm de alho poró (a parte mais verde)
1/2 cebola branca pequena
1/2 pão francês amanhecido descascado ou 2 fatias torradas de pão de fôrma sem casca 
suco de 1/2 limão - usei galego
1 e 1/2 xícara (chá) de água gelada
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora (se gostar) ou algumas gotinhas de Tabasco


Gazpacho de pepinos


Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente mais água, se necessário e acerte os temperos ao seu gosto. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.

Pode acompanhar com croutons ou pimentão vermelho picadinho.




Um comentário :

  1. Sandra gostei muito de sua receita, ainda nao experimentei nada parecido. Receita anotada!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!