23 junho 2014

Cuca de goiaba


Cuca de goiaba

Generalizações são extremamente injustas, por favor não estendam o que aqui escrevo além dos limites das minhas observações e das minhas experiências pessoais. 

Tenho observado que paciência tem sido um sentimento muito pouco praticado atualmente. Certo, moro em uma megalópole, aqui as pessoas perdem mais tempo do que deveriam ou poderiam para fazer atividades básicas (deslocar-se para seus compromissos, por exemplo). Porém, mesmo em dias de descanso, como finais de semana, é possível sentir o ar de pressa e impaciência na pessoa atrás de você na fila do supermercado, apenas para citar um tipo de atitude. Talvez a mesma nem se dê conta que está repetindo um padrão de comportamento adquirido sem questionar-se da necessidade para aquele momento. 

Bem, o que a paciência teria a ver com a atividade de cozinhar? Diria, ou melhor, sendo mais incisiva, digo que tem tudo a ver.

Meu caro leitor, existem zilhões de tipos de receitas de variados preparos e com ingredientes diversos, mas posso lhe garantir que paciência é um ingrediente oculto e comum à todas elas. Sem paciência a mágica da combinação e transmutação da sua lista de ingredientes em um prato saboroso e caprichado, falando bem honestamente, não "rola". "Ah, mas existem receitas práticas e rápidas", alguns contra argumentariam. Certo, concordo, mas tente apressar ou pular etapas mesmo nesses preparos para ver se dá certo. Paciência também é dosada, digo, em algumas receitas a quantidade necessária é maior que em outras, mas ela é sempre necessária.

Exemplificando com a receita de hoje, um simples bolo. Vou te dar um conselho, se me permite a ousadia, para levar para a vida inteira. Se tiver apenas meia hora para o preparo de um bolo, vá ao mercado ou confeitaria e compre um pronto. Nem adianta usar esses de mistura pré pronta, em meia hora (salvo raras exceções) não se assa um bolo que saia bom. Se apressar o processo, a única coisa que você vai desenformar é um bolo ou encruado, ou embatumado, ou solado, e queimado por fora. Estou errada ou exagerando?

Bolo gosta de um forno preaquecido em temperatura moderada. Aí, após você ter preparado a mistura para deixá-la aerada, lisa e uniforme, essa entra nesse ambiente acolhedor e retribui o carinho crescendo lentamente, criando ar e textura naquela massa líquida e adquirindo uma tonalidade dourada, como se estivesse ao sol se bronzeando. De quebra, leva um perfume à sua cozinha, já instigando a sua vontade de em poucos momentos poder servir-se de uma fatia reconfortante que faça valer cada minutinho que você dispensou ao seu preparo.

Cozinhar requer paciência, mas ao mesmo tempo retribui com tanta coisa boa que se for colocar em uma balança, sempre vai valer mais a pena do que à princípio parecia. Da próxima vez que for se dedicar a cozinhar coloque isso em perspectiva e veja a mágica acontecer. Palavra de Bruxa!


Cuca de goiaba


Cuca de goiaba

Cuca de goiaba
(fôrma de aro removível com 30 cm de diâmetro e 7 cm de altura)

receita adaptada do livro "Bolo de Avó" (editora Senac/ Cook Lovers)

Ingredientes
>massa do bolo
3 ovos em temperatura ambiente - claras e gemas separadas
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
30 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos
>recheio
4 goiabas grandes e maduras (porém firmes)
1/3 xícara (chá) de açúcar - ou de acordo com o gosto da fruta in natura
suco de 1/2 limão galego
>farofa 
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos

Cuca de goiaba

Preparo
>recheio
Corte as goiabas em 4 partes iguais no sentido do comprimento. Retire as sementes e corte o restante em fatias de mais ou menos 1 dedo de largura. Coloque a goiaba com o açúcar e o suco de limão em uma panela de fundo grosso e em fogo médio, mexendo eventualmente para não grudar. Cozinhe até a goiaba ficar macia mas ainda firme. Desligue o fogo e deixe esfriar. Reserve.

Notas:
1) escolha goiabas no mesmo ponto para que se alguma estiver mais madura não desmanche enquanto as outras ainda estão duras.
2)use a polpa que se retirou para fazer geleia: leve ao fogo com 1/2 xícara (chá) de açúcar e suco de 1/2 limão. Quando a polpa estiver se desmanchado e o ponto for espesso, desligue o fogo e passe por uma peneira para remover as sementes. Guarde em pote fechado na geladeira.

>farofa
Coloque os ingredientes em uma tigela e trabalhe com a ponta dos dedos até que a manteiga tenha se incorporado ao restante, formando uma espécie de farofa. Reserve.

>massa do bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe a fôrma.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras em neve. Reserve.
Em outra tigela (e também usando a batedeira), bata as gemas com o açúcar e amanteiga até obter um creme fofo. Adicione a farinha e o leite intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar) sem parar de bater. Quando a massa estiver homogênea, adicione o fermento. Bata somente até que esse se incorpore. 
Desligue a batedeira e adicione 1/3 das claras em neve, dissolvendo na massa. Junte o restante das claras, mexendo delicadamente em movimentos de baixo para cima para não perder a textura aerada.

>montagem
Veja as fotos

Cuca de goiaba

1) despeje a massa na fôrma
2) espalhe as fatias de goiaba aleatoriamente
3) cubra com a farofa
4) leve ao forno para assar até que, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. 

Aguarde amornar para retirar o aro da fôrma.

Bom apetite!




4 comentários :

  1. Coberta de razão! Paciência é um ingrediente fundamental na cozinha.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de seu site, das suas receitas, de tudo enfim, mas lendo sua linda "cronica" sobre paciencia, caiu como uma luva para mim, que gosto de cozinhar sozinha na minha grande cozinha, com toda a calma e silencio, vi que estou certa, afinal, estou colocando na mesa alem do alimento para minha familia, amor, carinho e saude! Vou obedecer à sua sugestão, sou ansiosa e muitas vezes desisto de fazer o bolo tradicional e apelo para a mistura de bolo, mas agora vi que não é o que gosto, prefiro o bolo feito desde o peneirar da farinha ate o colocar no forno! Muito obrigada e parabens pelo carinho do seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Então, amei seu blog e suas receitas mais ainda, to babando nessa cuca...mas posso falar??
    QUE TALHERES LINDOS SÃO ESSEEEESSSS??? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Obrigada pelo seu comentário. Também gosto de talheres antigos, são tão charmosos, né?
      Super beijo!

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!