25 junho 2014

Sopa cremosa de pimentões e tomates

Sopa cremosa de pimentões e tomates

Conselho de amiga, ou de Bruxa- amiga: se quiser ter uma refeição completa e não se preocupar muito com etapas e dificuldades de execução, faça uma sopa. Agora, conselho de irmã: caso queira ainda mais facilitar o processo, faça uma sopa creme. 


Quando os ingredientes são processados, uniformiza aquele corte aleatório dos vegetais, então você não precisa na primeira fase antes do cozimento ficar se preocupando com apresentação. A única coisa que gosto para finalizar a sopa cremosa é guardar alguma erva ou verdura para dar uma textura no final, para caprichar na apresentação e também para realçar o sabor.

Essa sopa me chamou a atenção quando li sua receita no livro "The Essential Vegetarian Cookbook" porque levava pimentões, um vegetal que adoro e gosto de comê-lo até cru em saladas ou quando estou preparando algum prato com ele. Algumas pessoas acham o pimentão indigesto, só que aqui nessa receita é usado um artifício para deixá-lo mais doce e facilitar a digestão. Ele é assado antes de entrar no preparo da sopa.

Além desse fato gostei da combinação com os outros ingredientes, pois como já falei algumas vezes, gosto de montar meu prato seguindo a regra de ter entre seus componentes uma raiz, uma flor ou fruto, uma folha e um grão ou semente. Nessa sopa só ficou faltando o grão, o restante está presente.

Parece apenas mais uma sopinha, mas olha quanta informação e cuidados que ela oferece. E melhor de tudo, muito fácil de fazer e deliciosa. Aproveite essas noites mais frias e faça também.

Sopa cremosa de pimentões e tomates

Sopa cremosa de pimentões e tomates
(4 pessoas)

Ingredientes
>sopa
2 pimentões vermelhos grandes
3 tomates bem maduros e se possível de baixa acidez
2 folhas grandes de couve ou 3 médias (com os talos)
1/2 cebola branca média picada
1 dente de alho picado
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de ervas finas secas (ou outras a seu gosto)
1 pedaço de 3 cm da parte mais branca do talo de alho poró cortado em rodelas
1 colher (sobremesa) de páprica picante (ou doce) - opcional
aproximadamente 1 litro de água fervendo 
>para finalizar
rodelinhas de alho poró (da parte mais verdinha)
cebolinha cortada na diagonal
fiozinho de azeite em cada prato - opcional

Sopa cremosa de pimentões e tomates

Preparo
Coloque os pimentões em um refratário ou assadeira e leve ao forno preaquecido a 220 graus até que criem uma casca preta (vá virando os lados desses pimentões durante o processo). Retire do forno, coloque em um saco plástico e quando tiver amornado, retire a pele, as sementes e as membranas brancas. Lave para tirar algum resquício das sementes ou da pele, corte em tiras e reserve.

Ferva água em uma panela média. Corte a pele dos tomates em formato de cruz na base do sentido de maior comprimento. Quando a água ferver, desligue o fogo e adicione os tomates. Deixe por uns 30 segundos, remova e retire a pele. Corte em pedaços. Reserve também.

Sopa cremosa de pimentões e tomates
etapa do cozimento

Em uma panela grande leve a cebola e o alho com o azeite ao fogo para refogar (não deixe queimar). Junte o alho poró, os pimentões, tomates e as folhas de couve rasgadas em pedaços menores. Salgue e adicione as ervas. Despeje a água fervendo e deixe cozinhar por uns 20 minutos em fogo alto ou até que os tomates estejam se desmanchando. Desligue o fogo, aguarde uns instantes para esfriar um pouco e leve esse cozido para processar em um liquidificador. Volte o creme para a panela, corrija o sal e os temperos. Adicione a páprica (se gostar). Veja a consistência se necessita mais água e aguarde ferver. Desligue o fogo, acrescente as rodelinhas de alho poró e a cebolinha.

Regue com um fiozinho de azeite em cada prato. Bom apetite!

Nota: se sentir a acidez excessiva do tomate, acrescente um pouquinho de açúcar no preparo.

Um comentário :

  1. Não sou muito de sopas mas os cremes esses agradam-me mais.
    Este com pimento e tomate esta uma delicia
    E hoje com o dia nublado era muito bem vinda
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!