Muitas vezes nos limitamos a tentar fazer algo porque parece mais complicado do que realmente é. Aí, quando vencemos esse primeiro estágio e olhamos mais atentamente para alguma coisa, arriscamos, perdemos o receio e nos encorajamos para nova empreitada.
Isso pode ser uma lição tanto para a vida como para a atividade culinarística, por que não? Aqui no Caldeirão tenho estimulado as pessoas que ainda não sabem a não só aprenderem a cozinhar, mas principalmente a gostarem de cozinhar.
O prazer vai sendo conquistado aos poucos, é verdade, normalmente a cada experiência bem sucedida. Nesse sentido, é importante então iniciar nessa atividade com receitas e preparos que são simples e fáceis.
Hoje trago essa torta rústica que é um exemplo dessas receitas, diria assim, da categoria das "motivadoras". Muito, mas muito fácil mesmo e com um resultado que irá agradar de verdade. Versátil, pode ser feita com vários recheios e combinações. Essa minha, por exemplo, foi de total improviso, com ingredientes que estavam na geladeira, sem muita elaboração.
Recomendo inclusive usar essa receita para também iniciar as crianças na cozinha. A massa é tão gostosa de trabalhar que parece aquelas de modelar que eles brincam na escola. E imagina a alegria de poder saborear sua própria criação!
Então vamos à receita?
Torta rústica integral de cebolas, tomates e ervas
(aproximadamente rende uma torta com 25 cm de diâmetro)
Ingredientes
>massa
1/4 xícara (chá) de azeite
1/3 Xícara (chá) de água morna
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
>recheio
1 cebola roxa grande fatiada
1 tomate cortado em pétalas
1 ramo de alecrim fresco
1 talo de cebolinha cortado na diagonal (use também a parte branca)
sal
azeite
Preparo
>massa
Em uma tigelinha junte o azeite com a água morna e o sal e misture com um batedor de arames (fouet) até obter uma mistura esbranquiçada. Despeje sobre as farinhas. Mexa até incorporar. Transfira a massa para uma bancada e trabalhe até que fique lisa e uniforme. Faça uma bola, embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos no mínimo.
Abra a massa usando um rolo próprio até obter um disco de aproximadamente 30 cm. Pode deixar a espessura fina para que ela fique bem crocante ao assar. Transfira a massa para uma assadeira (não precisa untar ou enfarinhar).
>recheio
Coloque todos os ingredientes juntos (com exceção do tomate), salgue a gosto e regue com um fio de azeite como se fosse uma salada.
>montagem
Disponha o recheio sobre a massa deixando uma borda descoberta de mais ou menos uns 4 cm. Dobre essa borda sobre a torta, fazendo com que adquira um aspecto rústico mesmo.
Leve para assar em forno preaquecido a 220 graus até que a massa fique firme e crocante. Para servir, decore com um raminho de manjericão fresco e mais um fiozinho de azeite para dar um brilho extra.
Bom apetite!
olá, boa tarde!
ResponderExcluirachei essa receita bem simples de fazer e parece ser uma delícia... sem contar que é integral, amo, hahahaha
adorei o seu blog, achei suas receitas maravilhosas, sofisticadas e ao mesmo tempo bem simples de fazer.
o modo que você explica a receita, faz parecer ser fácil e me instigou mais ainda a preparar essa torta, hahaha
ah, estou seguindo o seu blog, com certeza!
te espero no meu blog pra fazer uma visita, e se gostar, te espero como minha seguidora também. desde já, obrigada!
beijos, Maylãna Ventury
http://pontinhomv.blogspot.com.br/
Oi Sandra! Quero muito testar uma receita de torta rustica, já anotei sua receita!
ResponderExcluirBjs
Mel
Adorei a receita, com massa integral,fica melhor ainda.
ResponderExcluirAproveitando para convidá-la para o sorteio A. Gomes ,de um lindo vaso decorativo lá no meu blog, o Mundo do Sabor:
http://mundodosabor.blogspot.com.br/2014/05/sorteio-agomes-mes-de-maio-e-lanche.html