23 maio 2014

Creme (muito fácil) de limão

Creme (muito fácil) de limão


Quando ainda era estudante, na época da faculdade, havia um adesivo que alguns colegas usavam nos vidros dos seus carros que me incomodava muito. Dizia "Arquitetura profissão de Arquiteto". Fazendo uma comparação com a atividade culinarística, seria quase o mesmo que dizer "Culinária profissão de Chef de Cozinha".

Evidentemente que existem limites para essas atribuições. Não estou querendo desmerecer minha profissão de Arquiteta dizendo que qualquer um pode projetar uma casa bem harmoniosa ou digna dos melhores prêmios e menções da boa Arquitetura. Mas qualquer um pode arrumar os móveis da sua sala, escolher as cores das paredes sem necessitar da orientação profissional de um arquiteto.

Pois bem, meu ponto é, todos podem cozinhar. Novamente digo, somente alguns farão história ou serão merecidamente reconhecidos. Aos chefs cabem a inovação e a genialidade. Nós, os cozinheiros free style, podemos apenar nos permitir executar uma receita sem qualquer tipo de julgamento ou se estamos seguindo todas as regras e técnicas da boa gastronomia. Somos livres e podemos nos motivar apenas pelo puro e simples prazer de cozinhar. E se de quebra essa despertou algum "hummm", bingo, ganhamos o dia!


Aqui no Caldeirão não há uma linha sequer escrita por essa Bruxa que diga que sou uma pessoa que me proponho a oferecer algo a mais do que sou - apenas uma pessoa que curte cozinhar. Já recebi comentários que falaram que a tal receita postada não era a "original", era uma adaptação. Achei esse conceito tão fora da conduta a que me proponho que o compartilhei em um fórum de discussão com colegas blogueiros e profissionais da área. Todos foram unânimes em dizer que somente fazendo uma pesquisa muito extensa e profunda seria possível achar a tal "receita original" e ainda assim essa poderia ser totalmente questionável, visto que receitas similares eram contemporaneamente desenvolvidas em diferentes regiões de seus países de origem com adaptações segundo a cultura local. Receita com mais de 100 anos ainda se dizer "original", só mesmo duvidando. Enfim...

O que então, resumidamente falando, gosto de tratar e compartilhar aqui no Caldeirão são as minhas receitinhas de uma pessoa que gosta muito muito de cozinhar e tem o maior prazer em levar esse papo aqui como se estivesse falando com as pessoas mais próximas e queridas do meu círculo familiar ou de amigos. Abro o meu coração e minha cozinha para vocês sem a menor pretensão de nada. O que faço no calor do meu fogão e que agradou quem provou, vem parar aqui. Apenas isso.

Agora, todo esse blá blá blá é para quase me desculpar de trazer uma receitinha "pé nas costas", aquela que nem pode se dizer receita, mas que foi um improviso que deu certo para uma sobremesa feita às pressas. 

Esse creme encorpado serve para acompanhar uma salada de frutas, guarnecer uma fatia de bolo simples ou comer às colheradas mesmo. Sem receio de ser feliz, como todo o resto deveria ser!


Creme (muito fácil) de limão

Creme (muito fácil) de limão

Ingredientes
1 lata (395 g) de leite condensado
1 embalagem (200 g) de creme de leite
100 ml de suco de limão (usei galego)
raspas da casca de 1 limão para decorar

Creme (muito fácil) de limão

Preparo
Dissolva o suco de limão no leite condensado. Junte o creme de leite, misturando até homogeneizar. Distribua esse creme em uma tigela ou em tacinhas individuais. Decore com as raspas de limão. Leve à geladeira até firmar (mais ou menos 2 horas).

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Tem quem chame essa receita de mousse de preguiçosa. Fica bom com maracujá no lugar do limão, também.

    ResponderExcluir
  2. Sério? Sem ir ao fogo? Tô passada!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!