12 maio 2014

Torta de bananas carameladas e doce de leite

Torta de bananas carameladas e doce de leite

Tenho cá meus "botões do pânico" para aquela vontade desesperadora de comer doce que me acomete de vez em sempre quando. Pode ser uma barra de chocolate bem escondida no fundo da despensa, aquela balinha esquecida na bolsa, qualquer coisa serve (menos comer uma colherada de açúcar). 

Comecei recentemente a investir também em latas de leite condensado cozidas que se transformam nos melhores doces de leite EVAH e que quebram galhos na hora de fazer uma sobremesa ou para comer puro mesmo.


Pois foi assim que nesse Dia das Mães - e por essa ser uma data especial - resolvi abrir uma das minhas latas dos "dias do final dos tempos" e fazer uma sobremesa que se saiu bem mais rápida e fácil do que pode parecer. Tão rápida que nem fotografei o passo a passo como costumo fazer, quando me dei conta já a havia terminado. 

A receita veio do excelente livro "Loucuras de Chocolate" da queridona Simone Izumi. Mais uma aprovadíssima.

Experimente e veja que incrível ficou a combinação desses sabores.

Torta de bananas carameladas e doce de leite

Torta de bananas carameladas e doce de leite
(fôrma de aro removível com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>massa
250 g (2 xícaras/ chá) de farinha de trigo
30 g (3 colheres/ sopa) de açúcar
150 g de manteiga sem sal cortada em cubinhos
colheradas de água (se necessário) - não precisei usar
>recheio
1 lata (395 g) de leite condensado cozida (*) - ou doce de leite pronto
4 bananas médias
açúcar para pulverizar a frigideira - o quanto necessário
canela em pó para pulverizar
>cobertura
80 g de chocolate meio amargo em barra

(*) Instruções para cozinhar o leite condensado: coloque a lata (sem rótulos de papel, se tiver) em uma panela de pressão. Cubra com água até ultrapassar 2 dedos de sua altura. Leve ao fogo e quando começar a chiar marque 30 minutos. Desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente da panela. Retire a lata e aguarde que essa esfrie totalmente para ser aberta para assim evitar que o conteúdo quente espirre na pele ao sair com pressão da lata.

Torta de bananas carameladas e doce de leite

Preparo
>massa
Preaqueça o forno a 180 graus.

Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme. SE NECESSÁRIO acrescente colher por colher de água se sentir que a textura da massa estiver seca. Faça isso aos poucos para não perder o ponto. Dependendo do teor de gordura da manteiga isso não será necessário (como no meu caso). 

Forre o fundo e laterais da fôrma. Usando um garfo, faça furinhos por toda a massa. Leve ao forno para assar até ficar firme e com uma tonalidade dourada (mais ou menos de 20 a 30 minutos dependendo do forno). Retire e deixe esfriar completamente.

>recheio
Descasque as bananas e corte-as na diagonal em fatias de mais ou menos 0,5 cm. Aqueça uma frigideira antiaderente e pulverize nela 1 colher de açúcar. Disponha as fatias de banana e aguarde cada lado obter uma tonalidade caramelada. Repita a operação se a sua frigideira não comportar todas as bananas de uma vez, pois o ideal é que as fatias de banana não se sobreponham. Reserve.

>montagem
Depois que a massa estiver fria, espalhe o doce de leite por toda a superfície. Cubra com as fatias de bananas carameladas. Pulverize uma fina camada de canela em pó, utilizando uma peneira fina ou uma colherinha. 

Derreta o chocolate no microondas (ou em banho maria) programando 30 segundos e mexendo com uma colher para verificar o ponto de derretimento ao final desse tempo. Se após os primeiros 30 segundos ainda sobrarem alguns grumos não derretidos, avalie se é necessário programar mais 30 segundos ou um tempo menor para não queimar o chocolate.

Despeje esse chocolate derretido sobre as bananas fazendo desenhos aleatórios. Leve a torta à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Após esse tempo, retire cuidadosamente o aro da fôrma e coloque-a em um prato para servir.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Meodeus! Eu não mereço esse tormento, hehehe, com tudo que eu mais gosto...amanha vou à feira comprar bananas e hoje vou cozinhar o leite condensado, não resisto, to salivando! Bjs e obrigada por essa delicia!

    ResponderExcluir
  2. Ai que isto deve ser tão bom, uauuuu, mesmo tentador, bjokitas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!