27 maio 2014

Panqueca de paçoca

Panqueca de paçoca

Perde quem tem o foco apenas no resultado e deixa de aproveitar a caminhada propriamente dita. A vida às vezes nos dá pequenos sinais, e se não ficarmos atentos, passam despercebidos. Pode ser uma bobagem (ou uma grande viagem) mas nesse sábado último aconteceu um pequeno exemplo disso que acabei de escrever. 

Bem, havia acabado o pão para café da manhã e confesso, achei mais fácil fazer panquecas do que me deslocar 2 quarteirões (sim, dois quarteirões!) para ir à padaria. Coisa minha. Coisa de mãe que adora fazer um agrado para a filha que por sua vez adora panquecas no café da manhã. 

Enfim, lá fui eu abrir a despensa para pegar açúcar quando a primeira coisa que atraiu meus olhos foi uma embalagem de paçoca. Na mesma hora pensei "hum, e se eu trocar o açúcar por paçoca?". Foi o que fiz, sem medo ou receio de não ficar bom.

Ainda tentando justificar pra mim mesma essa escolha, lembrei que americano - que adora pancakes for breakfast - tem na manteiga de amendoim um tipo de versão da nossa paçoca e a utiliza em várias receitas. Imaginei então que não estava abrasileirando tanto assim as panquecas.

Resumindo, ficaram uma delícia! A paçoca foi suficiente para adoçar sutilmente a massa e o amendoim deu um sabor especial e uma leve crocância. 

Sucesso total, repetirei mais vezes, a não ser que outro ingrediente da próxima vez cruze o meu caminho. No Reino Mágico da Cozinha tudo pode acontecer...



Panqueca de paçoca

Panquecas de paçoca
(renderam 6 unidades de mais ou menos 8 cm de diâmetro)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 paçocas tipo rolha (ou 2 pacotinhos individuais)
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga derretida e esfriada
1 ovo

Panqueca de paçoca

Preparo
Misture a farinha com a paçoca desfeita e o fermento. Reserve. Em outro recipiente bata o ovo ligeiramente como para fazer uma omelete e adicione o leite. Junte a manteiga derretida, misturando bem. Despeje essa mistura nos ingredientes secos, sem bater muito, misturando apenas até a massa ficar homogênea.

Aqueça uma frigideira anti aderente com uma leve camada de óleo (dica: pincele o óleo para não usar demais). Utilizando uma concha como medida padrão, despeje uma porção da massa. Mantenha o fogo de médio para baixo e deixe fritando até notar bolhinhas na superfície (mais ou menos 1 minuto e meio). Vire para fritar o outro lado. Repita até finalizar a massa.

Vá colocando as panquecas fritas em um lugar aquecido para não esfriarem. Sirva com mel, maple syrup (xarope de bordo), geleias, compotas ou até calda de chocolate.

Bom apetite!


3 comentários :

  1. nossa, nem passou pela minha cabeça a tal da paçoca! kkkkkkk adorei!

    ResponderExcluir
  2. Hummm...fiquei com água na boca!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ha' muito que não faço panquecas.
    Essas ficaram com certeza uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!