29 maio 2014

Macarons de cogumelos shitake

Macarons de cogumelo shitake


Penso que a melhor coisa que um ser humano pode almejar para se superar é sua própria versão, porém melhorada. Digo isso porque tentar ser algo que não somos verdadeiramente ou tentar forçar a barra com algo que não gostamos acaba sendo um grande problema. Claro que não podemos deixar de olhar para "fora da caixinha" para tentar expandir nossas limitações.  A ideia que estou defendendo é que não dá para fingir algo que você não é.

Lá vai o exemplo: algumas pessoas com as quais converso informalmente contando que sou vegetariana sempre comentam que tentaram ficar um período sem comer carne, mas não resistiram e voltaram a se alimentar de proteína animal. Para mim a questão é que não importa sua opção alimentar, o que não dá é para contrariar sua natureza. Gostar de carne e se policiar para não comer é o mesmo que alguém que não gosta ter que se torturar a comer.


Para mim a opção pela dieta vegetariana veio naturalmente, sem dor ou sofrimento. Apenas parei de comer o que já não gostava. Em contrapartida, alimentar-me de vegetais, grãos e frutas é um verdadeiro prazer. Não é sacrifício, é opção.

Pois essa opção por alimentar-me do Reino Vegetal faz com que eu procure novas receitas, novas combinações e novas ideias para variar meu cardápio. Tudo é inspiração e para isso vale também buscar receitas e principalmente a poesia e beleza que a querida amiga Alice Gussoni - irmã e colaboradora do Marcel no caprichadíssimo blog "Sabor Sonoro"- coloca em suas receitas. Tudo o que ela faz é charmoso, apetitoso e muito, mas muito criativo.

Esses macarons me encantaram. Quase não é uma receita, de tão fácil de fazer, mas não se iluda com a sua simplicidade. Posso garantir que são surpreendentemente gostosos. Faça e veja se não tenho razão.


Macarons de cogumelo shitake

Macarons de cogumelos shitake
(quantidades à sua escolha)

receita original DAQUI

Ingredientes
cogumelos shitakes (os maiores que encontrar)
tomates tipo cereja ou italianos (os menores que encontrar)
raminhos de alecrim
sal
azeite
salsinha batidinha

Preparo
Lave os cogumelos, retire os cabinhos e seque-os bem. Aqueça uma frigideira no fogo alto e espalhe uma fina camada de azeite no seu fundo (pode usar um pincel). Coloque os cogumelos sem sobrepor um ao outro. Deixe por mais ou menos 1 minuto de cada lado, tomando cuidado para não soltar água. Salgue e reserve.

Corte os tomates em fatias não muito grossas nem muito finas. Para montar escolha 2 cogumelos com tamanho aproximado. Escolha também uma rodela de tomate de tamanho parecido com os cogumelos. Coloque uma fatia de tomate entre duas de cogumelo. Regue o tomate com um pouco do azeite misturado com a salsinha batidinha. 

Espete um raminho de alecrim para prender as fatias e pulverize umas pedrinhas de sal grosso triturado ou esmagado. Sirva a seguir.

Gostaram? Bom apetite!

Um comentário :

  1. Que idéia mais linda, Sandra! Com toda minha "paixão" pelos verdadeiros macarons, muito mais calóricos rsrs, não poderia deixar de amar essa idéia! Tenho certeza que são divinos!
    Bjsss

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!