03 abril 2014

Biscoitos Graham Crackers caseiros

Biscoitos Graham Crackers caseiros


Penso e divago muito comigo mesma. Pensando na vida tento entender o quase impossível, que seria estabelecer algumas regras, conceitos, parâmetros, etc. Ex.: o que é qualidade, o que é defeito, o que é mania, temperamento, personalidade, hábito, influência das estrelas e todos assuntos relacionados. Ok, aí concluo que esses conceitos dependem principalmente de quem está avaliando - ou julgando - e voltamos a cair no giro da personalidade, do temperamento, das experiências, vivências e por aí segue. Não tem fim, ou não tem conclusão. Não para mim ao menos.

Tenho uma personalidade, ou hábito, ou característica, ou opção, ou mania por coisas handmade & homemade. Alguns amigos já chegaram a me questionar do porquê de eu não optar por comprar algo pronto e "facilitar" a minha vida corrida ao invés de "perder" um tempão fazendo eu mesma. Aí entra de novo a tal estória, o que é chato pra uns pode ser prazeroso para outros. E mais uma vez voltamos a constatar que tudo depende da personalidade, da mania e blá blá. 

Postei uma foto teaser dos biscoitos que trago hoje no Instagram e Facebook. Em um comentário, uma amiga querida perguntou algo como "não me diga que agora você está fazendo bolachas club social em casa?". Respondi que aquelas eram outras e que não eram vendidas normalmente no Brasil e por esse motivo havia feito em casa pois seriam parte de uma outra receita - que postarei amanhã, não percam.


Aí fiquei pensando, mesmo que achasse esses biscoitos industrializados, por essa minha mania predileção por alimentos homemade (feitos em casa) não deixaria de testar essa receita. Pesquisando um pouco da origem desses biscoitos achei que a intenção, apesar de equivocada e bizarra considerando os nossos parâmetros comportamentais de hoje, tinha ao menos a preocupação de oferecer uma opção saudável de biscoitos para as crianças. Além disso essa receita veio de fonte confiabilíssima, o oráculo Martha Stewart, precisa falar mais?

Não se convenceu ainda? Esses biscoitos são super crocantes e deliciosos. Se você quer dar ao seu filho uma opção para essas bolachas industrializadas lotadas de gorduras trans e outros bichos, então faça, ofereça e veja como eles irão gostar. Mais bacana ainda é promover o "dia de fazer biscoitos" e envolvê-los na tarefa. Opção de comida e atividade saudáveis, quer motivos melhores que esses?

E não perca a receita de amanhã que vai ter esses biscoitos no preparo. Simplesmente divina!


Biscoitos Graham Crackers caseiros


Biscoitos Graham Crackers caseiros


Biscoitos Graham Crackers caseiros
(renderam 48 unidades de aproximadamente 6 x 5 cm cada)
receita DAQUI

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo - usei o tostado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - consistência de pomada
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mel

Biscoitos Graham Crackers caseiros

Preparo
Misture as farinhas, o gérmen de trigo, o sal, canela e fermento em um recipiente. Reserve.

Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar e o mel até obter um creme fofo. Diminua a velocidade e vá acrescentando a mistura de farinhas, pulverizando na massa enquanto bate. 

Agora siga o passo a passo das fotos:

Biscoitos Graham Crackers caseiros

1) consistência da massa é um pouco farinhenta, mas se comprimir ela fica unida
2) corte 8 pedaços de papel manteiga de mais ou menos 18 x 28 cm (uso um outro tipo chamado "Assa + Leve") e divida a massa em 4 partes iguais. Disponha um rolinho de massa sobre cada folha cada
3) cubra esse rolinho com a outra folha de papel manteiga e abra usando um rolo até a espessura entre 3 e 4 milímetros.
4) remova o papel de cima da massa
5) com um cortador de massa, apare as extremidades formando retângulos de aproximadamente 15 x 24 cm
6) também com o cortador, marque os formatos das bolachas, sem retirar de cima do papel manteiga de base. Use um garfo para fazer furinhos nos biscoitos
7) coloque esses biscoitos já formados dentro de uma assadeira, usando as folhas de papel manteiga sobre cada camada. Leve à geladeira por no mínimo 20 minutos para endurecerem um pouco.

Preaqueça o forno a 180 graus Celsius.

8) Coloque os biscoitos para assar, acomodando as folhas ou em assadeiras maiores ou repetindo o processo para cada folha de biscoitos. NÃO EMPILHE OU SOBREPONHA OS BISCOITOS.

Asse até ficarem com uma coloração dourada e a superfície não afundar muito ao toque. Retire do forno, aguarde uns instantes para que eles não estejam tão maleáveis e retire as folhas de papel manteiga da assadeira, levando para esfriarem de preferência sobre uma gradinha. 

Notas importantes:
a) mesmo com a massa sendo um tanto farinhenta no manuseio, ela assa e fica amanteigada, não se preocupe.
b) se ela quebrar ao abrir, pressione com os dedos que ela volta a unir
c) tive que refazer o corte e os furos dos biscoitos enquanto eles estavam assando, pois a massa estufou um pouco e havia perdido essas marcações. Se precisar fazer isso, retire a assadeira do forno e use por base a marcação já feita enquanto a massa estava crua.
d) use o bom senso em relação à temperatura pedida na receita. Se necessário, aumente ou diminua a temperatura do seu forno
e) biscoitos SEMPRE endurecem depois que esfriam. Então, aproveite enquanto ainda estiverem mornos (mas não molengos após saírem do forno) para dividir as placas em biscoitos menores.

Guarde em pote com tampa depois de totalmente frios. Não perca a delícia de amanhã!


9 comentários :

  1. Sandra,
    excelente biscoitos. Melhor que isso, os seus propósitos. Concordo plenamente que uma vida melhor é possível, e tento fazer isso na minha casa e na minha vida (já não compro pão, bolos, comida congelada e enlatada faz tempo, apesar da "praticidade" que elas oferecem).
    Faz tempo que eu acompanho o seu blog quietinha, sem deixar comentários. Mas depois deste post eu queria dizer que a sua busca por uma vida (porque isto vai muito além da alimentação) saudável é algo partilhado por muitas pessoas. Não desanime com comentários de pessoas que ainda não tem a consciência disso (serão que vão despertar um dia?). Melhor pensar que a mensagem que você está divulgando será assimilada pelas pessoas mais receptivas.
    Fico feliz quando encontro blogs como este seu, cheios de receitas originais e de bons exemplos.
    Beijos e vida longa ao Caldeirão da Bruxa Solar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa postagem, esses biscoitos são mais do que saudaveis e nutritivos, são um momento de amor que nos oferecemos aos nossos queridos, isso vale muito mais que qualquer experiencia cientifica ou cultural!

    ResponderExcluir
  3. É cada vez mais importante sabermos o que estamos a comer.
    Gostei muito destes biscoitos!

    ResponderExcluir
  4. Huuuummmm, que Delícia... Suas receitas são sempre uma mais gostosa que a outra, e impossível de não ficar "babando" por elas. 
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sandra, eu também compartilho da sua ideia de handmade. Felizes eram nossas nonas que tinham que elaborar simplesmente tudo. Eram feitos potes e potes de biscoitos pra aquelas dúzias de filhos. E o inacreditável, elas conseguiam! É mais que tempo de arregaçar as mangas e sinceramente jogar muitos biscoitos industrializados fora. Já consegui fazer um pouco isso, mas ainda não completamente...vai aos poucos. Uma joia esta receitinha, vou esperar a outra também. Beijos e a gente se vê! Fabiola

    ResponderExcluir
  6. Ficaram tão lindos.
    Apetece menso pegar e comer
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sandra, adorei! Estava pesquisando se há algum lugar que importe esse biscoito, e me deparo nada mais, nada menos que, uma receita do próprio!!!
    Agora vou poder fazer S'mores! XD

    Bjus
    http://cervejasecheesecakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!