18 abril 2014

Flan de chocolate e uma Páscoa muito feliz!

Flan de chocolate


Queridos leitores amigos, finalmente chegou o momento mais esperado do ano, o "natal dos chocólatras". Sim, isso mesmo, a Páscoa! Deu até para notar a minha animação acima da média, não foi? 

Brincadeiras à parte, Páscoa é um período de meditação, reflexões e celebrações. Infelizmente o comércio e a mídia a transformaram, como com quase tudo, afinal, em compra compra e curtição, feriadão, viagens e tal.

Sem entrar na questão religiosa, mas Páscoa é um período de ressurreição, de renovação, de renascimento. Pense nisso e tenha essa intenção, ao receber família e amigos para celebrar o almoço de domingo, do real significado dessa data. Acredito que somente essa atitude dará um sabor a mais e uma motivação extra à sua comemoração.

Da parte aqui dessa Bruxa que vos escreve gostaria de apresentar uma sugestão muito gostosa que pode ser uma sobremesa bem interessante para seu almoço de Páscoa. É bem fácil e faz um bonito que só. Trouxe do livro da nossa querida amiga Simone Izumi, o "Loucuras de Chocolate". Mais uma receita aprovadíssima das várias que já fiz de lá.

E a todos desejo uma Páscoa muito feliz!


Flan de chocolate


Flan de chocolate
(fôrma de furo central com 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo picado
1 lata (395 g) de leite condensado
1 envelope (15 g) de gelatina em pó incolor e sem sabor
570 ml de água (divididos em 240 + 280 + 50)
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (sopa) de licor Godiva - usei por minha conta, é opcional
chocolate em pó ou cacau para polvilhar 

Flan de chocolate

Preparo
Em banho maria derreta o chocolate com 240 ml de água. Reserve.

Em outra tigela, dissolva o leite condensado em 280 ml de água. Junte então à mistura do chocolate derretido. Coloque as raspas de laranja e o licor, se gostar. Reserve novamente.

Misture o pó da gelatina em 50 ml de água. Leve ao fogo em banho maria somente para dissolver completamente, não deixe esquentar demais ou a gelatina não endurecerá. Coloque um pouco do líquido do chocolate na gelatina dissolvida e mexa bem para a gelatina desgrudar da panela. Junte essa parte à outra, mexendo até combinar.

Molhe o interior de uma fôrma de furo central (costumo colocar um fio de óleo no fundo, encho a fôrma de água e depois escorro, sem deixar secar). Despeje o líquido na fôrma é leve à geladeira até endurecer completamente. Para mim demorou umas 4 horas. 

Para desenformar: delicadamente, usando os dedos, descole o flan das bordas da fôrma. Depois mergulhe a base por alguns segundos em água quente (não fervendo). Coloque o prato de servir, dê algumas sacudidas e vire de uma vez. Polvilhe a superfície com chocolate em pó, se gostar.

O flan também pode ser colocado em tacinhas individuais e decorado com frutas, por exemplo.

Espero que tenham gostado!

5 comentários :

  1. IRRESISTÍVEL!!!

    Feliz Páscoa !

    ResponderExcluir
  2. wow...tenho almoço na casa de comadre domingo, já vou fazer isto. sobremesa resolvida...
    se ficar tão bonita como a sua, estou feito!
    abraços, e boa páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Brigadinho amooooooooooo;Flan...Boa Pascoa pra vc tambem querida!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma verdadeira tentação de chocolate!
    Boa Páscoa!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Fiz e ficou simplesmente sensacional... é uma receita diferente das que tinha visto e funciona muito bem... a dica do óleo na forma é perfeita... usei forma de silicone e nem acreditei na facilidade que desformou, ficou igualzinho ao da foto... obrigado por compartilhar suas receitas divinas...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!