16 abril 2014

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo

Quando coloquei o Caldeirão "no fogo" havia resolvido compartilhar, além de receitas, também uma composição delas para sugerir e montar cardápios práticos para o dia a dia. Minha intenção era facilitar e mostrar que em pouco tempo se constrói uma refeição vegetariana. 

Mas queridos amigos, era bem o comecinho! Não que agora eu seja óóó, mas minhas habilidades de food styling e de fotógrafa eram bem piores do que hoje. Olhando as postagens "Cardápio do Dia" estou certa de que não dão água na boca para ninguém. Já pensei em suprimi-las, mas sempre caio naquele apego que vale o registro, que faz parte da estória do blog e por aí vai.

Bem, hoje trago a receita, resgatada lá do fundinho do Caldeirão entre as tais dos cardápios, que veio de uma das minhas cunhadas e que é uma verdadeira delícia. Sabe receita boa, daquelas fáceis, práticas e de ingredientes baratos e fáceis que normalmente temos em casa? Então, essa aqui é mesmo assim. Receita que nem precisa cozinhar, digo, ir ao fogo. Quer facilidade e praticidade maior?


Essa farofa fica ainda mais gostosa de um dia para o outro guardada em geladeira. Agora, como somos já amigos, vou te confessar que essa é a minha versão veggie. A da Marina minha cunhada leva também pedacinhos de bacon previamente fritos, se quiser acrescentar fica a seu critério. Porém garanto que minha versão é melhor. Palavra de Bruxa! 

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo
(acompanhamento para 4 pessoas)


Ingredientes
1 cenoura crua grande
1/2 cebola média picada em cubos pequenos - usei a roxa
1 punhado de salsa picadinha
sal
suco de 1/2 limão - usei galego
2 colheres (sopa) de azeite
3/4 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada - aproximadamente

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo

Preparo
Descasque e rale a cenoura. Coloque em um recipiente e acrescente a cebola e a salsinha. Tempere com o azeite, o suco de limão e sal a gosto. Aguarde uns 5 minutos para a cenoura marinar um pouco. Coloque a farinha de mandioca aos poucos, mexendo até acertar a quantidade ao seu gosto (para mim gosto com menos farinha). Prove e verifique novamente os temperos e acrescente se precisar.

Farofinha de cenoura que não vai ao fogo

Deixe descansando por no mínimo 1/2 hora antes de servir. Fica mais gostosa de um dia para o outro, guardada na geladeira em pote com tampa.

Bom apetite!


6 comentários :

  1. Vou saindo de boça cheia, não posso falar.

    ResponderExcluir
  2. Hum..... Além de muito prática, deve ser deliciosa também! Vou fazer ainda hoje e vou acrescentar azeitonas pretas picadinhas.... Já estou com água na boca!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o aspecto deve ser uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  4. está com um aspecto super delicioso!

    ResponderExcluir
  5. faço uma parecida, e... meu Deus, como isso é bom! como purinha!

    ResponderExcluir
  6. Que farofa linda, já foi para os meus favoritos.

    Beijo
    Eline Prando
    www.melepimenta.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!