15 abril 2014

Pão de Beterraba


Pão de Beterraba


Conforme o prometido, hoje trago uma das receitas que aprendemos na Oficina de Pães, evento promovido pela Fleischmann o qual tive o prazer de participar.

Pois bem, um dos assuntos abordados foi a utilização de atalhos para a execução de pães. Com isso, usamos o pré preparo Massa para Pão Caseiro e fizemos, com o tipo de massa de sova normal, os pães de beterraba, cenoura e espinafre, esses todos de igual execução, só mudando o tipo de vegetal empregado juntamente com a parte líquida e também o pão de azeite e grãos. Para dar exemplo de como fazer a sova de massa mole, com o mesmo pré preparo, fizemos uma focaccia.


A questão é que esses pré preparos possibilitam uma gama de utilizações, empregos e combinações. Para os iniciantes e para quem quer ter mais segurança para não errar nas proporções na hora de fazer pães, ajuda bastante. 

Outra coisa que aprendemos foram dicas, truques e técnicas tão importantes que penso em escrever uma postagem somente sobre esse assunto, assim como fiz com essas Dicas para fazer um bolo fofinho e gostoso. De novo, seria despretensiosamente o compartilhamento das minhas experiências e coisas que aprendi ou que autodidaticamente absorvi ao longo desses anos fazendo pães.

Então hoje segue uma receitinha muito bacana, bem simples. Com essa mesma base dá para trocar a beterraba por cenoura, abóbora ou espinafre. Imagina uma mesa com pãezinhos coloridos como fica atraente e bonita. Vamos lá?


Pão de Beterraba

Pão de Beterraba

Ingredientes
1 pacote de Mistura para Pão Caseiro Fleischmann
1 colher (sopa) de fermento biológico seco 
200 ml de água em temperatura ambiente
1 beterraba média descascada e picada (aproximadamente 140 g)

Pão de Beterraba

Preparo
Usando um liquidificador ou processador, bata a beterraba com a água até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Coloque a mistura para pães em um recipiente grande. Junte o fermento misturando com a ponta dos dedos. Despeje aos poucos a beterraba processada, misturando até obter uma massa que não fique esfarelada e nem grudenta.

Despeje essa massa em uma superfície enfarinhada e sove até que a massa ficar bem lisa e maleável. Dica 1: a massa está bem sovada quando ela cria o véu, ou seja, ao fazer uma bolinha com uma porção pequena da massa, achatar e tentar esticar você consegue ver através dela sem essa ter rompido.

OBS.: se a massa ficou ainda seca, coloque mais água ou se ficou molhada demais, acrescente mais farinha, mas em ambos os casos BEM AOS POUCOS E EM PEQUENAS QUANTIDADES.

Pão de Beterraba

Forme uma bola com a massa e coloque em um recipiente untado com uma leve camada de óleo. Cubra com um pano limpo e seco e deixe descansar em local quente e sem vento até a massa crescer e dobrar de volume. Dica 2: um bom local é colocar dentro do forno desligado.

Após ter crescido, despeje a massa na bancada, aperte para tirar as bolhas e modele o pão no formato que desejar (podem ser pãezinhos menores). Disponha na assadeira enfarinhada. Faça cortes na superfície (eu gosto de enfarinhar para ficar com aspecto rústico). Dica 3: se for fazer pãezinhos lembre-se de deixar um bom espaço entre eles pois crescerão novamente.

Cubra a massa novamente com o pano limpo e seco e deixe crescer por mais uns 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 graus. Coloque uma assadeira grande dentro do forno, na sua base e deixe ela aquecendo junto. Na hora de colocar o pão para assar, despeje uns 10 a 15 cubos de gelo nessa assadeira que foi preaquecida para soltar vapor. Isso faz com que o pão crie casquinha. Após assar 10 minutos na temperatura de 220 graus, abaixe para 200 e asse até ao bater na superfície do pão saia um som oco. Dica 4: depois disso, aumente a temperatura para 240 graus e asse por mais 5 minutos.

Retire o pão do forno e deixe-o descansar sobre uma gradinha, de preferência. Dica 5: os pães não devem ser cortados muito quentes senão há um esmagamento da massa, perdendo aquele aspecto fofinho e apetitoso.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

4 comentários :

  1. Adorei a sugestão, deve ser uma maravilha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ainda não provei pré mistura, excelente dicas, bj

    ResponderExcluir
  3. Nunca usei beterraba no pão e gostei muto da ideia
    O pão ficou tão lindo,adorei
    bj

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar pela beleza do blog, nome, fotos e receitas. Achei tudo agradável e de extremo bom gosto. Nunca comi pão de beterraba, já anotei a receita e vou fazer.
    http://www.cafeentreamigos.com/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!