29 abril 2014

Batatas ao murro & gratinadas


Batatas ao murro & gratinadas

Encontrei essa receita mais uma vez o site Pinterest, e como outras que já havia trazido de lá, encantei-me pela facilidade de preparo, além da utilização de ingredientes simples. Só me dei conta que essa era digamos assim, uma receita fusion no momento de seu preparo. 

Como todos sabem, as "Batatas ao Murro" portuguesas nada mais são do que sua versão cozida e pressionada para dar um aspecto de esmagada. As já famosas "Baked Potatoes" (batatas assadas) da culinária americana são servidas com recheios e coberturas para os mais variados gostos. Essa que vi era um pouco de uma e um pouco de outra, ou, como conclui, uma maneira de deixá-las mais gostosas ainda.


O tipo de cobertura que usei foi um famoso queijo cremoso aqui do Brasil, diferente da sugestão da foto, colocando mais um elemento cultural na receita. Se quiser pode utilizar o seu próprio e trazer mais e mais influências: queijo brie da França, ou parmesão italiano, ou tofu para uma pegada oriental, enfim, o planeta todo é o limite. Só não deixe de fazer!

Batatas ao murro & gratinadas


Batatas ao murro & gratinadas

Batatas ao murro & gratinadas

receita original DAQUI

Ingredientes
(para cada unidade)
1 batata de tamanho médio para grande - usei tipo Asterix
1/2 dente de alho picadinho
algumas folhinhas de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
sal
pimenta do reino moída na hora - opcional
2 colheres (sopa) de Catupiry - ou outro de sua preferência
queijo parmesão para polvilhar
salsinha picada para finalizar

Batatas ao murro & gratinadas

Preparo
Lave bem as batatas. Coloque-as em inteiras e com a casca uma panela e cubra totalmente com água. Leve-as para cozinhar até ao espetar um garfo perceba que estão macias, porém sem desmanchar. Escorra a água da panela e disponha as batatas em um refratário ou assadeira. Cuidadosamente e utilizando uma escumadeira, pressione as batatas para que essas esmaguem um pouco e se abram. Salgue e apimente a gosto. Despeje o alho e o alecrim previamente misturados ao azeite sobre o interior das batatas. 

Leve ao forno preaquecido a 220 graus por uns 10 minutos ou até assar o alho. Retire cuidadosamente e cubra com o Catupiry e o parmesão. Retorne ao forno por mais 5 minutos na mesma temperatura ou até o queijo gratinar. 

Retire do forno, salpique a salsinha picada e um pouquinho mais de alecrim e sirva imediatamente.

Bom apetite!

3 comentários :

  1. Uma tentação pecadora:P

    Mas sabe tão bem né?

    Faz me lembrar um prato suíço que comia muito.

    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Uma maneira deliciosa de comer batata.
    Adoro batata á murro com bacalhau................
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuu, adoro batatas ao murro e assim gratinadas devem ficar ainda melhores, vou testar! :* ♥

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!