Na busca por receitas diferentes e inéditas para "alimentar" tanto minha família ou ao meu foodblog vale tudo. Nas minhas andanças e pesquisas tenho colecionado não só receitas inteiras como dicas e técnicas para aumentar meu repertório.
Pois bem, essa receita foi um caso da minha postura de leitora de blogs amigos. Assim que a vi no "Cozinhando com Josy", blog da querida amiga Josy coloquei na minha lista "a fazer".
Aproveitando que estamos no Outono, estação que acredito combine perfeitamente com os ingredientes base - maçã e especiarias - resolvi fazer nesse final de semana esse pudim.
Bom, ele não é um pudim com a textura que costumamos chamar de pudim, é um pouco mais cremoso e não tão firme. O sabor é ótimo de qualquer maneira. Quero ser sincera, hoje faria esse pudim de outra maneira. Vou passar a receita como acho que ficaria mais ao meu gosto. Não estou dizendo ou querendo mudar ou julgar dizendo que o meu ficaria melhor, porém acho que o excesso de maçã e ovos prejudicou a textura. Talvez o fato de lidar com fruta e consequentemente seu inevitável teor de água comprometeu a consistência. A receita é boa, mas faço essa observação porque julgo ser honesto da minha parte. Fiquem à vontade para decidir como fariam, se a receita original ou essa sugerida.
Mas repito, o sabor é mesmo delicioso e é mais uma opção para quem gosta de pudins... e maçãs.
Pudim de maçã e especiarias
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)
receita adaptada DAQUI
Ingredientes
3 maçãs de tamanho médio descascadas, descaroçadas e picadas - usei Fuji (originalmente pedia 6 maçãs)
1 colher (sopa) de açúcar
suco de meio limão galego
3 ovos (originalmente pedia 5 ovos)
1 lata (395 g) de leite condensado
1 embalagem (200 g) de creme de leite
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a fôrma
Preparo
Cozinhe as maçãs com a colher de açúcar o o suco de limão até amolecerem bem. Mexa eventualmente, mantendo o fogo médio para não grudar. Aguarde amornar.
Caramelize a fôrma do pudim. Veja AQUI como fazer. Reserve.
Preaqueça o forno a 200 graus. Ferva água para fazer o banho maria.
Usando um liquidificador, bata a maçã cozida, os ovos, o leite condensado, o creme de leite e as especiarias até processar tudo. Despeje a mistura na fôrma previamente caramelizada, coloque-a dentre de uma outra assadeira mais alta, leve-a ao forno e só então e aí despeje a água fervente na assadeira para fazer o banho maria. Deixe assar até ao espetar um palito no meio do pudim esse saia quase seco (não tão úmido).
Aguarde esfriar. Para se certificar que o pudim está solto, gire a fôrma e note se ele roda também. Coloque o prato de servir sobre a fôrma e vire de vez.
Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.
Bom apetite!
Que maravilha!
ResponderExcluirBjs
Uauuuuu! Pudim já é uma delícia! De maçã é mais do que bom...
ResponderExcluirUm enorme abraço!
Farei hj para o Samhain!! :D
ResponderExcluir