28 abril 2014

Pudim de maçã e especiarias

Pudim de maçã e especiarias


Na busca por receitas diferentes e inéditas para "alimentar" tanto minha família ou ao meu foodblog vale tudo. Nas minhas andanças e pesquisas tenho colecionado não só receitas inteiras como dicas e técnicas para aumentar meu repertório.

Pois bem, essa receita foi um caso da minha postura de leitora de blogs amigos. Assim que a vi no "Cozinhando com Josy", blog da querida amiga Josy coloquei na minha lista "a fazer".

Aproveitando que estamos no Outono, estação que acredito combine perfeitamente com os ingredientes base - maçã e especiarias - resolvi fazer nesse final de semana esse pudim.

Bom, ele não é um pudim com a textura que costumamos chamar de pudim, é um pouco mais cremoso e não tão firme. O sabor é ótimo de qualquer maneira. Quero ser sincera, hoje faria esse pudim de outra maneira. Vou passar a receita como acho que ficaria mais ao meu gosto. Não estou dizendo ou querendo mudar ou julgar dizendo que o meu ficaria melhor, porém acho que o excesso de maçã e ovos prejudicou a textura. Talvez o fato de lidar com fruta e consequentemente seu inevitável teor de água comprometeu a consistência. A receita é boa, mas faço essa observação porque julgo ser honesto da minha parte. Fiquem à vontade para decidir como fariam, se a receita original ou essa sugerida.

Mas repito, o sabor é mesmo delicioso e é mais uma opção para quem gosta de pudins... e maçãs.


Pudim de maçã e especiarias

Pudim de maçã e especiarias
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
3 maçãs de tamanho médio descascadas, descaroçadas e picadas - usei Fuji (originalmente pedia 6 maçãs)
1 colher (sopa) de açúcar 
suco de meio limão galego
3 ovos (originalmente pedia 5 ovos)
1 lata  (395 g) de leite condensado
1 embalagem (200 g) de creme de leite
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a fôrma

Pudim de maçã e especiarias

Preparo
Cozinhe as maçãs com a colher de açúcar o o suco de limão até amolecerem bem. Mexa eventualmente, mantendo o fogo médio para não grudar. Aguarde amornar.

Caramelize a fôrma do pudim. Veja AQUI como fazer. Reserve.

Preaqueça o forno a 200 graus. Ferva água para fazer o banho maria.

Usando um liquidificador, bata a maçã cozida, os ovos, o leite condensado, o creme de leite e as especiarias até processar tudo. Despeje a mistura na fôrma previamente caramelizada, coloque-a dentre de uma outra assadeira mais alta, leve-a ao forno e só então e aí despeje a água fervente na assadeira para fazer o banho maria. Deixe assar até ao espetar um palito no meio do pudim esse saia quase seco (não tão úmido).

Aguarde esfriar. Para se certificar que o pudim está solto, gire a fôrma e note se ele roda também. Coloque o prato de servir sobre a fôrma e vire de vez. 

Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Bom apetite!




3 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!