31 março 2014

Salada de batata doce, crisps de queijo e rúcula com um molho especial


Salada de batata doce, crisp de queijo e rúcula com um molho especial

Sei que muitas pessoas visitam e fazem receitas  do Caldeirão não propriamente porque seguem, como eu, a dieta vegetariana, mas sim e também porque querem variar no preparo dos nossos "amiguinhos vegetais" nos pratos do dia a dia.

Qualquer opção alimentar que seja necessita criatividade para não cair na mesmice ou monotonia. Um prato magnífico, aprovado e elogiado por quem o provou se for repetido por mais de cinco vezes em um curto ou médio período de tempo vai acabar com aquela ótima impressão da primeira vez. O mesmo vale para qualquer ingrediente. 

Assim, lançando mão na maneira do preparo, tipo de combinações, temperos e outros vamos enriquecendo e variando nosso repertório. 


Nessa toada segue a salada de hoje. Baseei-me em uma receita do livro "30 - Minute Vegetarian - Fast, Creative Vegetarian Food", de Joanna Farrow com pequenas alterações. 

O resultado é diferente porque traz sabores mornos aos frios, já adaptando o paladar da meia estação, que pede pratos não tão frescos. Vamos à ela?


Salada de batata doce, crisp de queijo e rúcula com um molho especial

Salada de batata doce, crisps de queijo e rúcula com um molho especial
(4 pessoas)

Ingredientes
>salada
4 batatas doces pequenas ou 3 médias 
100 g de queijo  cortado em fatias - usei tipo Reino, mas pode ser parmesão, muçarela de búfala ou outro
folhas de rúcula lavadas e higienizadas - quantidade ao seu critério
sal
azeite para untar a frigideira
>molho
8 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de gergelim preto
1 colher (chá) de mix de pimentas desidratadas - ou chili picado, se gostar
1 colher (chá) de tomilho fresco - usei desidratado
sal a gosto

Salada de batata doce, crisp de queijo e rúcula com um molho especial

Preparo
>molho
Misture todos os ingredientes. Prove e adicione um ou outro ingrediente a mais conforme seu paladar. Reserve.

>salada
Descasque as batatas doces, corte em rodelas de mais ou menos uns 8 milímetros de espessura e leve para cozinhar em água com sal. Tome cuidado para não deixar desmanchar. Escorra. 

Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, espalhando com um pincel ou com os dedos por toda a superfície. Leve ao fogo e quando estiver quente, disponha as rodelas de batata doce, cuidando para não deixar uma sobre a outra. Quando dourar, vire o lado. Retire e coloque na saladeira de servir.

Aproveitando a frigideira quente, coloque as fatias do queijo para fazer os chips. Quando derreter um lado, vire. Não tem problema se o queijo ao ser derretido esparramar muito, porque depois de retirado da frigideira ele ficará crocante e pode ser cortado em pedaços menores. Após esse queijo ficar durinho, salpique por cima das rodelas de batata doce.

Disponha as folhas de rúcula por cima das batatas e chips de queijo. Regue com o molho já preparado e sirva à seguir.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. San querida, primeiramente quero agradecer seu votos de melhoras e carinho lá no meu cantinho. Graças a Deus estou bem melhor, e adorei sua dica da almofada do bolão de Pilates hehehe. Consegui uma e ajudou muito na minha recuperação. Muito obrigada viu? Amei sua salada, além de linda tem um ingrediente que adoro: Batata doce. Ficou linda e muito apetitosa. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!