17 março 2014

Risoto de Queijo Reino e abobrinha

Risoto de Queijo Reino e abobrinha


Amor é um sentimento inexplicável. Perdoem-me os poetas e os amantes, mas explicar o amor é como justificar o que nem mesmo conseguimos entender. Ama-se intensamente e por um período de tempo e depois, assim como começou, passa ou transforma-se em outro tipo de amor ou outro tipo de sentimento, algumas vezes até antagônico, inexplicavelmente também.

Se não se consegue dizer o porquê de amar, imagina então estabelecer alguma coerência para entender a escolha do ser amado. Química, empatia, momento, contexto, astral, coisas do destino são alguns dos argumentos mais comuns. Mais uma vez entramos no terreno da impossibilidade de justificar o que para nós parece tão certo, tão comum - o que não é obviamente - pois para alguns aquele mesmo objeto do nosso amor não passa sequer perto de uma leve atração para outros. Melhor assim, o mistério instiga então os apaixonados e os poetas a dar assas às suas teorias, e assim somos presenteados com infinitas formas de expressão desse sentimento. 

Amo risotos. Amo simplesmente. Posso justificar dizendo que são versáteis, práticos, apetitosos, reconfortantes e por aí vai. Mas prefiro dizer que simplesmente me trazem o prazer desde a elaboração até a degustação. Os minutos do seu preparo são para mim um exercício quase que meditativo, ao mexer a colher na panela vendo sua transformação  e estabelecer um paralelo com as coisas da vida. Grãos secos e insípidos tornam-se saborosos de acordo com o tempero que se coloca. Assim não é também a vida, senão uma grande transformação? Doce se assim a adoçamos, amarga se não tomamos conta, sem sabor se não cuidamos de inová-la na constância do dia a dia e deliciosa se colocamos amor em tudo que fazemos. 

E assim voltamos ao amor, a grande mágica, o grande mistério! Vivemos assim mesmo, em ciclos.

PS.: O caso de amor à primeira mordida com o Queijo Palmyra tipo Reino, começou no Segundo Encontro Gourmet, onde tive a oportunidade de apreciar o que só conhecia de nome e tradição. Recebi dia desses mais um de presente dessa Empresa, a qual agradeço não só o patrocínio como também os laços de amizade que formamos com sua equipe. 



Risoto de Queijo Reino e abobrinha


Risoto de Queijo Reino e abobrinha
(4 pessoas)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz para risoto - usei carnaroli
3/4 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 litro de caldo de legumes - aproximadamente
1 cebola branca pequena bem batidinha
2 colheres (sopa) de manteiga
1 abobrinha italiana média cortada em cubos pequenos
50 g de queijo tipo Reino ralado ou bem picadinho
sal
1 punhado de salsinha e cebolinha picadas para finalizar


Risoto de Queijo Reino e abobrinha

Preparo
Aqueça o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo durante o preparo.

Em uma panela média de fundo grosso, leve a cebola com a manteiga ao fogo até suar um pouco e ficar transparente. Acrescente o arroz, mexendo por alguns minutos para refogar. Junte o vinho branco seco, mantenha o fogo médio e mexa até o líquido quase começar a secar.

Agora, para o sucesso de se obter um risoto cremoso, acrescente concha por concha do caldo de legumes, e a seguinte só quando a anterior começar a secar, lembrando de mexer constantemente para que os grãos soltem o amido. Acrescente um pouco de sal, não muito, pois o queijo já é salgado.

Quando o arroz estiver quase al dente, ou seja, já amoleceu porém não está mole o suficiente, junte a abobrinha e cozinhe por mais uns 3 minutos (sempre acrescentando o caldo quando necessário). Prove para saber o ponto de seu paladar. Nesse momento, junte o queijo Reino, mantendo o fogo bem baixo e mexendo até que derreta por completo. Corrija o sal, se necessário. Finalize com a salsinha e cebolinha picadas.

Sirva imediatamente, lembrando que as pessoas é que esperam o risoto e não o contrário.

Bom apetite!



8 comentários :

  1. Maravilhosa essa receita e o texto que o explica, vou experimentar essa simplicidade!

    ResponderExcluir
  2. Ficou um risotto delicioso
    Gostei muito mesmo
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm...perfeito!

    Beijinhos querida! Feliz semana ♥

    ResponderExcluir
  4. Tão cremoso, perfeito!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. não precisa da manteiga no final?
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wiair, já te respondi por e-mail mas vou comentar aqui também caso alguém mais tenha essa dúvida.
      Não costumo finalizar com manteiga os risotos que levam queijos gordurosos, é uma questão de gosto mesmo, não é necessário emulsificar.
      Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!