18 março 2014

Salada verde e amarela

Salada verde e amarela de couve e laranja

Em casa tem salada praticamente todo dia. Arroz e feijão, prato típico do brasileiro, não. Quando faço feijão é uma novidade. Parte porque sendo vegetariana é importante variar nos grãos e parte é porque mesmo gostando muito, comer quase todo dia para mim acaba enjoando.

Outro dia foi um desses "dias de arroz com feijão". Na minha despensa só tinha o feijão preto, que aqui no Brasil é utilizado para fazer um dos nossos pratos mais típicos e conhecidos, a feijoada. Como é o preferido da minha filha, achei ótimo, não me preocupei em ir ao mercado comprar o carioca, o tal do dia a dia.

Aí as coisas vão acontecendo de uma maneira que uma leva à outra. Tinha na geladeira um lindo maço de couve orgânica que tenho comprado sempre para fazer meu suco verde. Havia também a tal laranja Bahia "importada" - uma tal que é maior e de uma tonalidade mais forte.

Olhando para aquele arroz e feijão preto, foi inevitável associá-los à feijoada. Pensei então em fazer couve à mineira para acompanhar. Já estava com ela cortada - e sofrendo novamente com outra onda de calor fora do comum - quando troquei o modo refogado pela salada. Lembrei da laranja, outro item que acompanha a feijoada e fiz com que ela fosse parar lá também.

Resultado, a salada ficou fresca e saborosa, bem fácil e uma alternativa para variar não só a salada do dia a dia, mas também para deixar a feijoada de verdade menos pesada.



Salada verde e amarela de couve e laranja

Salada verde e amarela de couve e laranja
(4 pessoas)

Ingredientes
1 maço de couve manteiga - se for orgânica melhor
1 laranja Bahia importada - ou 2 laranjas Bahia comuns
sal - usei sal de ervas
azeite para regar
gergelim tostado para finalizar


Salada verde e amarela de couve e laranja

Preparo
Lave bem e higienize as folhas da couve, mantendo depois de lavadas imersas na água com 2 colheres de sopa de vinagre. Retire da água e sacuda um pouco para tirar o excesso da água. 

Corte fora o talo central de cada folha. Coloque-as uma sobre a outra. Enrole como se fosse fazer um rocambole e com uma faca bem afiada, corte em tirinhas o mais finas possíveis. Deixe caindo em um escorredor.

Descasque a laranja retirando toda a parte branca. Corte em fatias entre as películas dos gomos. Coloque um recipiente sob a laranja para ir recebendo o suco que se desprende. No final do corte dos gomos, esprema o bagaço com as mãos para retirar ainda mais o suco.

Tempere a couve com sal, azeite e o suco das laranjas. Coloque a couve temperada em uma saladeira e arranje as fatias de laranja por cima. Finalize com o gergelim tostado.

Sirva à seguir. Bom apetite!


3 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!