20 março 2014

Pão chato de alho e ervas (muito fácil)

Pão chato de alho e ervas

Às vezes me pego pensando "qual é a do Caldeirão?" É um blog de receitas práticas, ou rápidas, ou fáceis, ou elaboradas, ou complicadas ou o quê? Não sei, ou melhor, sei sim. 

No Caldeirão-ão, grandão, cabe essa mistureba toda. Como a Bruxa que o escreve não coloca tampa em suas panelas, qualquer influência pode entrar, sem problema algum. 

Digo isso e muito em parte porque gosto de tudo e não sou sempre a mesma. Dias de preguiça? Receita fácil. Dias de meticulosidade? Ideais para aquelas com técnica, feitas em etapas e por aí vai. Não sou um ser humano "uma coisa só" e então normal esse blog, extensão da minha cozinha e da minha rotina, ser assim.

Portanto queridos leitores, se você chegou hoje e ainda não conhecia o blog ou se já é leitor e se deparou com essa postagem, convido todos a acessar uma aba com o ÍNDICE DAS RECEITAS. Lá tem essa miscelânea a qual me referi. Receita saudável, gordices, receitas fáceis, outras mais elaboradas, receitas econômicas e por aí vai. 

Resumindo, o Caldeirão não é feito apenas para um público alvo, se é que se pode assim dizer. Aqui tem receitas para todos, bem democraticamente. Se você é uma pessoa já experiente, ou se está dando os primeiros passos, asseguro que aqui vai achar uma receita para as suas expectativas e ou habilidades.

Exemplo: sou uma pessoa que a primeira coisa que aprendi na cozinha foi a fazer pães. Faço com frequência em casa, adoro. Basta dizer que aqui já coleciono várias receitas, é só checar. Porém, não é porque tenho experiência que só trago ou faço pães complicados, longe disso e pelo contrário. Uma boa receita não é necessariamente a mais elaborada. Uma boa receita pode ser bem simples e fácil, por que não?

Veja a que trago hoje. Veio do chef pop star Jamie Oliver e é de uma facilidade que até as crianças podem fazer. Pão feito com fermento de bolo, nem precisa esperar crescer! Fica pronto muito rápido e é uma delícia! Muito bom para um lanche.

Essa receita é uma versão salgada, mas gostei tanto que se trocar a cobertura pode virar uma variação doce. Pensei em geleias, açúcar e canela, Nutella ou que a minha mente açucarada mandar.

Recomendo principalmente para os iniciantes na cozinha. Vai dar um pique e estimular a seguir em frente.


Pão chato de alho e ervas

Pão chato de alho e ervas (muito fácil)
(renderam 6 unidades)

receita original DAQUI

Ingredientes
>manteiga de ervas
20 g de manteiga em temperatura ambiente
sal (se a manteiga não tiver)
1 dente de alho picado e levemente tostado na frigideira sem gordura
2 colheres (sopa) de ervas frescas bem picadinhas: salsinha, manjericão, tomilho, orégano
>pão chato
180 g de farinha de trigo + um pouco mais para polvilhar a bancada
1 pote de iogurte natural (170 g) - pode ser desnatado
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos

Pão chato de alho e ervas

Preparo
>manteiga de ervas
Coloque todos os ingredientes em um potinho e misture bem. Guarde na geladeira até o preparo dos pães.

Pão chato de alho e ervas

>pão chato
Um um recipiente médio coloque todos os ingredientes. Mexa com as mãos até obter uma massa macia e não grudenta (se necessário pode acrescentar um pouquinho mais de farinha, mas bem aos poucos). 

Enfarinhe uma bancada e despeje a massa. Forme uma espécie de rolo com ela e corte-a em 6 partes iguais. Faça uma bola com cada uma dessas partes. Abra essas bolas com as mãos ou com um rolo de massa até uma espessura fina, algo em torno de 3 mm. Com o auxílio de uma faca, faça cortes em cada disco, mas deixando uma borda sem cortar. 

Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Leve cada disco para cozinhar em fogo médio, por volta de 1 a 2 minutos de cada lado. Fica com uma casquinha crocante e levemente queimada. Repita a operação até cozinhar todos, mantendo os já prontos em lugar aquecido. Passe a manteiga de ervas enquanto os pães ainda estão quentes.

Sirva imediatamente. Bom apetite!



12 comentários :

  1. Sandroca, amei amei amei!
    E sou suspeita quanto à qualidade de suas receitas... já recomendei várias vezes (e também testei) e sempre foi um sucesso, carregado de elogios (vc viu que te recomendei o bolo de chocolate pra uma amiga dia desses né?) hehehehe
    Amei essa receita, quero testar... essa manteiguinha derretida me ganhou... kkkkk
    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlinha, você sempre é muito querida!
      Faça sim, você vai gostar. Não esqueça de servir bem quentinho. Beijos!

      Excluir
  2. Pra aqueles dias de preguiça total! :)
    Mas abandonei minha vida de Macho Padeiro. hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Claro que é para servir imediatamente, quem resiste! adorei, vou levando.

    ResponderExcluir
  4. perfeito para aquele lanche rápido, adorei! bj

    ResponderExcluir
  5. Vi no face e não resisti em vir ver a receita
    Simples mesmo e fica uma delicia
    Vou ter que fazer pois adorei
    bj

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Parece pão naam... ando há tempos à procura de uma receita assim. Na Índia serviram-me esse pão com manteiga de alho e também com queijo derretido.... hummm uma delícia.
    Sandra obrigada! Vou copiar...
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Hummmm... sendo deste caldeirão e ainda do Jamie, sucesso garantido, seu pão ficou lindo e apetitoso!

    ResponderExcluir
  8. Como fica a textura desse pão? É tipo pão sírio? Ou é pão mais "massudo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen
      Bem, existem pães sírios mais fininhos (até tipo folha para wrap) e aquele mais gordinho (não lembro a marca). De qualquer maneira, esse pão não lembra o pão sírio. Ele é mais próximo do pão Nam indiano, ou da Piadina italiana.
      Prefiro dizer que é um pão macio (não massudo) com uma casquinha mais crocante.
      Espero ter ajudado. Abraço

      Excluir
  9. Eu adoro essa mistureba do caldeirão. Encontro receitas para dias especiais, e também um monte de receitas práticas para dias de pouco tempo!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!