27 março 2014

Farofinha de feijão e couve

Farofinha de feijão e couve

Há muitos e muitos anos atrás - nem tantos assim que remetam ao período jurássico - minha avó fazia farofa de feijão. Na minha infância, passava parte dos meus dias lá na casa dela brincando com minhas primas até depois do jantar, quando então meu pai passava para me buscar para irmos para casa.

Ela até fazia alguns pratos mais elaborados em ocasiões comemorativas, mas a comidinha dela do dia a dia era fantástica. Não tinha nada demais, era simples e trivial. Mas como era gostosa!

Passei a acreditar que algumas pessoas tem uma certa mágica nas mãos, uma espécie de tempero de "energia sutil" que faz qualquer coisa comum virar uma iguaria em matéria de sabor. Coisas não explicáveis pelos argumentos racionais. Enfim...

Bom, dia desses ganhei da Tetrapak o lançamento da Camil, o "Feijão Preto Pronto para Temperar". Veio em boa hora nesses dias mais frescos, quando já abre o apetite só de pensar em comer um feijão quentinho e estar em uma fase de trabalho na qual preciso de rapidez e praticidade na cozinha.

Lembrei da farofinha de feijão da minha avó, que não como há anos. Bem, como "quem conta um ponto aumenta um ponto" e de geração para geração as coisas vão mudando, reinterpretei a receita adicionando couve e pimenta biquinho. Sei que de onde ela está deve ter aprovado. 

É bem fácil e você pode utilizar sobras de feijão. Na minha opinião é mais gostosa que o tutu de feijão, pela consistência mais sequinha. Faça também e comprove.


Farofinha de feijão e couve


Farofinha de feijão e couve
(4 pessoas)

Ingredientes
1 e 1/4 xícara (chá) de feijão já cozido e sem o caldo
3 folhas grandes de couve manteiga sem o talo central e cortada em tirinhas finas
1 cebola branca pequena cortada em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro
algumas pimentas biquinho cortadas ao meio - ou chili se gostar de um sabor mais forte
sal
azeite
farinha de mandioca torrada até dar o ponto de farofa

Preparo


Farofinha de feijão e couve

Refogue a cebola com o alho e a folha de louro no azeite. Acrescente a couve, o feijão e a pimenta. Mexa até a couve murchar e secar um pouco o feijão. Acrescente a farinha de mandioca até obter o ponto da farofa ao seu gosto, mais úmida ou mais sequinha. Corrija o sal. Se tiver utilizado a pimenta biquinho e quiser dar um sabor mais picante, acrescente algumas gotinhas de Tabasco.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Olá!
    Estou doida pra este feijão chegar aqui nos supermercados da minha cidade, o outro, o carioquinha demorou um tempão, apetitosa sua farofa, sugestão anotada!!!
    Com relação às mãos das pessoas na cozinha, acredito piamente no que vc mencionou sobre a energia, minha avó fazia um ovo frito que era de comer rezando...saudades!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandrinha, toda vez que venho te visitar é certo que fico com água na boca. E aí a me perguntar porque demoro tanto pra aparecer? É verdade, tanto com essa narrativa infantil tão gostosa de se ler como com essa farofinha e feijão divina, adorei!!!!
    Vc é 10 menina!
    Bjikinhas bem felizes. Re

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!