12 março 2014

Dulche de Leche argentino

Dulce de Leche argentino

Primeiramente gostaria de avisar aos meus queridos leitores que recentemente e ontem, especificamente, ocorreu um problema com os blogs da plataforma Blogger. Durante um período de tempo, quem tentou acessar o Caldeirão era direcionado para uma página do Google ou para uma outra de erro.

Queria informar que foi um problema técnico não somente daqui, portanto, se ao acessar o Caldeirão e não conseguir ou receber qualquer que seja a mensagem, peço sua paciência e insista um pouco mais tarde até normalizar. Não saímos do ar, continuamos firmes por aqui.
~~~~~~~~~~
Prosseguindo então com a sugestão de hoje. Alguns produtos são especiais por fatores próprios. Para se ter um vinho de ótima qualidade, os vinhedos são plantados não só em terra propícia para eles, mas até a latitude interfere na obtenção de boas uvas.

No caso da receita que trago hoje, o leite para se conseguir um doce fora do comum também deveria ser de uma região e de rebanho especial para obter bons resultados. Aliás, um aparte, o chocolate suíço é um dos melhores do mundo não pelo cacau, mas sim pelas características do leite daquele país. 


Pois bem, esse doce de leite argentino que trago hoje não é como os autênticos de nosotros hermanos, digo, não tem o mesmo sabor como os de lá. Apreciadora desse doce que sou, minha opinião é que mesmo o pior doce de leite da Argentina é bem melhor do que muitos "top" do Brasil. Veja, sei que os de Minas são sensacionais, apenas estou dando meu parecer sobre as marcas que já provei, não quero afirmar nada além da minha experiência pessoal. Além disso, como comentei, o leite comercializado aqui no Brasil, ingrediente principal e fundamental para a qualidade do doce é totalmente diferente dos de lá.

Bom, ainda assim esse doce ficou muito gostoso, com a tal cor caramelo forte e com uma consistência muito cremosa. O rendimento também compensa, pois sai bem mais em conta que os comprados prontos. E vamos combinar, um doce de leite acompanhando um sorvete, um bolo macio, um queijinho fresco ou até para se deliciar às colheradas é tudo de bom!


Dulce de Leche argentino


Dulce de Leche argentino

Dulce de Leche argentino
(rendimento aproximado de 350 gramas)

receita do livro "Entre Panelas e Tigelas" de Heloisa Bacellar

Ingredientes
1 litro de leite - preferência do tipo A de garrafinha
1 e 3/4 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha - ou 1 fava cortada no meio e extraídas as sementes


Dulce de Leche argentino

Preparo
Coloque 3/4 de xícara do açúcar em uma panela de média para grande e de fundo grosso. Leve ao fogo médio até que esse se derreta e obtenha a cor de caramelo claro. Despeje o leite aos poucos e com muito cuidado para não se queimar com o choque térmico. 

O caramelo vai endurecer e ficar grudado no fundo da panela, não se assuste. Aumente o fogo e aguarde, mexendo com uma colher de pau que ele vai desgrudar e se dissolver no leite. Quando isso ocorrer, junte o restante do açúcar e a baunilha. Deixe cozinhando por aproximadamente 1 hora, mexendo de vez em quando.

Quando o doce começar a ficar mais encorpado, abaixe o fogo e mexa com mais frequência. O ponto é quando começar a ficar mais espesso e cremoso. Não deixe apurar muito pois o doce tende a engrossar mais depois que esfria.

Quando esfriar se notar que ele ficou empelotado e sem brilho, bata vigorosamente com um fouet (batedor de arames) que ele volta a ficar liso e brilhante. Coloque em potes esterilizados, podendo manter por até 1 semana na geladeira.

Dicas
1) a cor do caramelo inicial não precisa ser muito escura, a não ser que você queira um doce bem amarronzado, pois a tendência do doce é também escurecer durante o processo

2) utilize uma panela na qual a quantidade do leite com o açúcar não ultrapasse a metade da sua altura. O leite ao ferver tende a entornar, e se você tomar esses cuidados não vai ter esse problema ou do contrário terá que ficar vigiando a panela para isso não ocorrer

Gostaram? Bom apetite!

9 comentários :

  1. Humm.... Amo doce de leite!!!! É uma das minhas sobremesas favoritas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma cor excelente, mesmo apetitosa!

    ResponderExcluir
  3. ja experimentei esta receita e é mesmo muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hummm parece delicioso...amei!!!

    Boa Tarde!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Nunca fiz .
    Esse ficou com um aspecto delicioso
    bj

    ResponderExcluir
  6. Tem um aspecto fantástico!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Hummmm!
    Amo doce de leite...
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  8. Aspecto maravilhoso, trouxe me recordações dos melhores doce de leite que comi feito por minha mãe na fazenda.

    ResponderExcluir
  9. Aspecto maravilhoso, trouxe me recordações dos melhores doce de leite que comi feito por minha mãe na fazenda.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!