Senhoras e senhores, amigos e queridos leitores, declaro que a partir dessa postagem não comprarei mais nenhum pacote de batatas chips industrializadas.
Minha decisão irrevogável baseia-se em alguns fatores: finalmente é possível fazer em casa batatas chips extremamente crocantes sem usar nenhuma gordura, além de conservantes, corantes, alto teor de sódio e outros que fazem da deliciosa batatinha frita uma bomba atentando contra sua saúde. Além disso, com 1 (uma) batata de tamanho médio, é possível obter o equivalente ao conteúdo de um pacotinho. Veja também pelo lado da economia. Outra vantagem é conseguir personalizar o sabor que se quer dar à essas batatinhas. Um luxo!
Verdade, quando vi a simplicidade dessa receita no blog Gordelícias, fiquei extremamente tentada a experimentar o mais rápido possível.
Sabe aquele tipo de receita boa em tudo? Barata, fácil, gostosa, saudável e prática. Não faz sujeira e possibilita muitas variações. Depois da primeira vez que fiz para experimentar, já repeti utilizando sal com ervas. Ficou ainda mais especial. Imagine também que dá para inovar no corte das batatas. Pense em fazer uma brincadeira com os formatos, depois de fatiar, usar moldes de biscoitos para fazer flores, bichinhos, corações e por aí vai. A criançada não iria amar? Com certeza!
Na verdade é mais um método do que propriamente uma receita. Veja como é simples.
Batatas chips sem fritura
receita DAQUI
Ingredientes
batata - pode ser inglesa ou asterix
sal
temperos a gosto: sal com ervas, páprica, pimenta do reino, etc
Preparo
Lave bem a batata (ou descasque). Use um cortador de legumes (mandolina) para fatiar. Se não tiver, pode fatiar o mais finamente possível. Só vai dar certo se a batata estiver fina como uma lâmina. Coloque as fatias em um recipiente e lave até a água deixar de ficar turva, para eliminar o amido. Mantenha as fatias na água para não escurecerem.
Corte o papel manteiga no formato redondo e do tamanho do prato do seu microondas. Forre a superfície do prato. Seque bem algumas fatias de batatas com um pano limpo. Disponha essas fatias de modo a não colocar uma sobre a outra. Tempere com sal ou outros. Mantenha as que não for usar na água.
Leve ao microondas por 3 minutos na potência máxima. Após esse tempo, vire as batatas de lado. Programe mais 1 minuto na potência máxima. Mais uma vez vire as batatas e programe mais 1 minuto. Repita esse procedimento até as batatas ficarem crocantes.
Faça novamente todo o processo com as fatias que estão aguardando na água até terminarem todas as batatas cruas.
Notas:
1) algumas batatas ficam prontas antes que outras. Nesse caso, retire as que já forem ficando crocantes, do contrário elas podem queimar. No meu caso eram as que estavam no meio do prato que ficaram prontas antes.
2) O papel manteiga fica molhado após a primeira programação dos 3 minutos. Ele também vai secar ao longo do processo.
3) invista na compra de um cortador de vegetais, conhecido como mandolina. Alguns modelos de plástico são baratos e vale o investimento para cortar com rapidez e precisão não só para essa como para outras receitas.
4) se você fizer com antecedência, pode guardar em pote fechado depois que esfriarem. Para voltar à crocância, é só preaquecer o forno à gás a 180 graus por 15 minutos, desligar e colocar as batatas em uma assdeira até que fiquem crocantes.
4) se você fizer com antecedência, pode guardar em pote fechado depois que esfriarem. Para voltar à crocância, é só preaquecer o forno à gás a 180 graus por 15 minutos, desligar e colocar as batatas em uma assdeira até que fiquem crocantes.
Outra variação possível seria usar batata doce, cenoura, beterraba e outras raízes para obter chips coloridos e também saudáveis.
Gostaram? Bom apetite!
Se eu gostei? Não! Eu amei!!! Fácil e saudável! Vou testar com certeza! Bjs
ResponderExcluirParece que tem um suporte, vendido na Camicado e no Aliexpress, que você coloca as batatinhas ali e deixa a mágica acontecer. Mais fácil ainda, Sandrinha! Um beijo!
ResponderExcluirhttp://gordelicias.biz
Vou experimentar amiga, aqui em casa adoram e assim nessa versão sempre podemos comer mais vezes
ResponderExcluirbeijos e boa semana!
Amei a ideia... maravilhosa. maravilhosa...
ResponderExcluirNão sei se por falta de habito, evito o máximo,mas essa semana comi umas batatas daquela de pote fiquei com os lábios ardendo em seguida, acho que excesso de sódio ....
Simples e ficam tão lindas
ResponderExcluirVou ter que fazer o meu filho vai adorar
Boa semana
bj
Mais simples , impossível,não ,Sandra? Adorei !Simples assim do jeito que gosto.
ResponderExcluir\bj,
Lylia
Adorei e vou fazer! Aqui em casa adoramos chips de batata doce por isso vamos experimentar, obrigada
ResponderExcluirBj gd
Ana
Wow...será que dá para fazer com batata doce e batata roxa também?
ResponderExcluiradorei mesmo, o que é um perigo...
abraços
Wair, ontem testei com beterraba e cenoura e não gostei do resultado, não ficaram crocantes como a batata. Com a batata doce e roxa não testei, mas em breve farei. Abraços
ExcluirSério que não ficou bom com a beterraba? Que pena. Eu pretendia experimentar... Fui a uma festa em que serviram chips de beterraba e eu simplesmente amei! Queria saber como fazer... vai ver que aqueles eram fritos. E eu não faço fritura...
ExcluirVou experimentar de certeza. Nunca como batatas fritas porcausa da gordura mas isto é uma revolução. Obrigado pela partilha.
ResponderExcluirAdorei! Vou experimentar com certeza! Obrigada pela partilha!
ResponderExcluirBeijinho
Muito saúdavel, muito legal esta receita!!!
ResponderExcluirSerá que dá certo no forno também? Porque aí daria pra fazer uma quantidade maior...
ResponderExcluirOlá Marina
ExcluirDaria sim, mas demoraria bastante tempo. Abraço!
Amo este blog, as receitas são simples e maravilhosas !
ResponderExcluirQue Deus te abençoe a cada dia mais !
Um grande abraço.
Sera que da pra fazer sem o papel manteiga? Não tenho mas queria fazer agora kkkk
ResponderExcluirAdorei a receita. Obrigada.
ResponderExcluir