10 fevereiro 2014

Salada mediterrânea do Yotan

Salada de aipo, laranja, limões, pimentão e azeitonas



Um dos muitos vários programas de culinária na TV, "A Cozinha Mediterrânea de Yotan Ottolenghi" apresentado no Brasil pelo canal GNT, deve agradar não só os amantes de culinária, mas também quem gosta de viajar e descobrir particularidades relacionadas à esse universo. Isso sem contar as paisagens e lugares deslumbrantes onde são gravados os episódios.

Nesse penúltimo domingo esteve mostrando a Tunísia e entre outras curiosidades e pratos típicos, a paixão local por um tempero à base de pimenta chamado harissa, que os tunisianos usam em praticamente tudo, tudo mesmo, sem exagero. Uma das receitas apresentadas foi peixe grelhado, o qual foi preparado ao ar livre, em uma baía daquelas pictóricas, que de tão linda parece não pertencer ao mundo real. Até por curiosidade uma das observações do Yotan foi que esse não sabia se cozinhava ou ficava apreciando a paisagem deslumbrante. Sortudo, fez os dois.

Bem, o acompanhamento do tal peixe foi essa salada. Já me interessei pelo fato de usar limões sicilianos como base. Imaginando que iria gostar, anotei rapidamente os ingredientes e pensei "vou fazer porque deve ser ótima".

Da intenção à execução pareceu um  longo caminho. Não achava aipo para comprar - aliás, com esse calor fora do comum, não tenho achado verduras boas em lugar nenhum. Quando finalmente encontrei o aipo com as folhas, comprei também os limões, mas pensei que poderiam ficar muito fortes e optei por incluir a laranja Bahia importada (sim, o nome é esse, Bahia "importada", não me perguntem o porquê). De resto, deduzi que já tinha todo o restante na geladeira para fazer a salada.

Esse foi o problema, o meu achar. Costumo fazer listinha para levar às compras. Muitas vezes faço isso e dá certo, outras esqueço de incluir algo e outras até de levar a listinha. Mas em 90% dos casos funciona. Só que dessa vez não rolou.

Determinada - não era possível tanto adiamento para fazer uma salada tão simples - usei e adaptei com o que tinha em casa. Ficou parecida com a dele na essência, a questão das cores é que variou um pouco. Das minhas observações, digo que a surpresa do sabor das folhas do aipo, que até então só havia usado para caldos, foi o ponto alto. Foi importante também a inclusão da laranja, suavizou o sabor mais ácido dos limões. A adaptação da cor do pimentão grelhado (era verde e usei o amarelo), noves fora nada, ou como diria uma amiga, nem fá nem fú. Agora, as azeitonas pretas, que havia esquecido de comprar e um pouco de pimenta desidratada, que para o paladar da minha filha não ia funcionar, fizeram falta.

Tudo bem, ainda farei novamente essa salada. Quem sabe lá, naquela baía maravilhosa na Tunísia? Afinal não custa sonhar.


Salada de aipo, laranja, limões, pimentão e azeitonas


Salada de aipo, laranja, limões, pimentão e azeitonas
(entrada para 4 pessoas)


Ingredientes
4 talos de aipo cortado em fatias
1 xícara (chá) de folhas de aipo (escolha as mais tenras) - bem higienizadas
1 pimentão (amarelo, verde ou vermelho) assado, descascado e cortado em tiras
1 laranja - usei Bahia importada
1 limão siciliano
1/2 cebola roxa fatiada - inclui por minha conta
1/2 xícara (chá) de azeitonas sem caroço (prefira as pretas)
1 punhado de salsinha picada (não muito batidinha)
sal
azeite extra virgem



Salada de aipo, laranja, limões, pimentão e azeitonas

Preparo
Descasque a laranja e o limão de maneira a remover toda a parte branca amarga. Descarte os caroços e a membrana central. Pique em pedaços médios. Coloque-os em uma saladeira juntamente com o suco que se criar. Junte o aipo, tanto os talos picados quanto as folhas, os pimentões, a cebola, as azeitonas e a salsinha. Tempere com sal e azeite. Deixe descansando uns 20 minutos na geladeira antes de servir.

Se gostar, pode regar com vinagre balsâmico no prato. Bom apetite!


5 comentários :

  1. Boa tarde Sandra!
    Não conheço esse programa, mas interessei-me muito!
    Acho que com a laranja a salada deve ter ficado realmente com um sabor mais delicado!
    Nossa, eu também vivo sendo traída pelos meu achismos e depois ficou maluca ligando para marido ou pedindo socorro para os vizinhos:-)
    Pelo visto valeu mesmo assim, pois o aspecto ficou invitante!
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  2. A salada ficou linda! Faz lembrar verão... Já estou cansada deste inverno chuvoso...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa salada.
    Nunca comi aipo mas os restantes ingredientes agradam-me.
    Ficou uma salada linda.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra!
    Estou gravando estes programas do Yotan e comprei recentemente um livro dele...O Novo Vegetariano, conhece? Ficou linda sua salada!

    ResponderExcluir
  5. Sandra, estou desde ontem (16.02) xeretando seu blog... estou "admiravelmente" apaixonada por ele. Cada receita com imagem linda e carregada de história... você escreve com leveza e sinceridade deixando tudo muito mágico... deve ser coisa de bruxa... como "semelhante atrai semelhante" estou te seguindo de pertinho... com direito de adicionar nos meus favoritos para não te perder. Com carinho da sua nova admiradora Regiane.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!