04 fevereiro 2014

Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará

Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará


Os regionalismos no Brasil por vezes causam situações engraçadas e outras até embaraçosas. Vou contar um "causo" desses.

Minhas sobrinhas, quando vieram ainda pequenininhas do Rio de Janeiro para morar em São Paulo e logo nos primeiros momentos, ficavam em pânico quando alguém na escola falava pra elas "quer uma bolacha?" Respondiam que não, quietinhas e imaginando por que haviam merecido aquilo!


Bem, bolacha, para elas, era um tapa. Como se as pessoas, no lugar de lhes oferecerem um biscoito, como é comum falar no Rio, perguntassem se elas queriam apanhar. Coitadinhas, passaram apuros até descobrir o real - ou o local - significado de bolacha.

Estórias à parte, amigos cariocas, precisamos considerar alguns fatos. Não sei se o nosso biscoito deriva do latin biscoctus - que significa assado ou cozido duas vezes - relacionado ao biscotto italiano ou ao biscuit francês. Nossas bolachas comumente são assadas somente uma vez. Agora até já nos apropriamos de mais uma palavra da língua inglesa, os cookies, para definirmos um tipo de biscoito. 

Falei biscoito? Oops, olha só que confusão, não havia dito que biscoito era assado duas vezes? Santo ato falho!

Para não me complicar e confundir ainda mais, vamos ficar assim: bolacha é bolacha em São Paulo, biscoito é bolacha no Rio, cookies são aqueles biscoitos (ou bolachas) amanteigados americanos e biscotto é esse aqui, falado em italiano, uma bolacha (ou biscoito) assada duas vezes. Pronto, tudo esclarecido. Ou não?

Ah, a receita veio mais uma vez do livro "Cozinhando para Amigos" da Heloisa Bacellar. Recomendo!


Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará


Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará

Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará

Ingredientes
1 xícara (chá) de castanhas do Pará (ou nozes) picadas em pedaços médios
1 ramo de alecrim picadinho
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo - aproximadamente
1/4 xícara (chá) de fubá - ou farinha de milho
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída - opcional
1 colher (chá) de fermento químico em pó - para bolos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de semente de erva doce
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite

Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará

Preparo
Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Junte os ovos, o iogurte e o azeite. Trabalhe até obter uma massa macia que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha de trigo, mas sempre aos poucos para não perder o ponto.

Siga o passo a passo das fotos:

Biscotti de parmesão, alecrim e castanhas do Pará

1) Divida a massa ao meio e modele com o formato próprio para finalizar os biscotti. Coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga. Leve à geladeira por 15 minutos enquanto aquece o forno a 200 graus Celsius

2) Leve para assar de 20 a 30 minutos ou até a massa começar a dourar na superfície e laterais, perdendo o jeito de massa crua

3) Retire do forno, aguarde esfriar por uns 5 minutos, transfira para uma tábua e cuidadosamente usando uma faca serrilhada, corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura

4) Acomode essas fatias deitadas na assadeira para retornar ao forno (que deve ter sido mantido acesso) e assar novamente a 180 graus. Asse por mais uns 30 minutos aproximadamente (dependendo de forno para forno). Na metade do tempo, vire as fatias para que sequem e dourem por igual

5) Quando estiverem douradas e crocantes, retire do forno, aguarde esfriar bem e transfira para um pote fechado

Lembre-se que a tendência dos biscoitos em geral é endurecerem após esfriar, portanto, se saírem do forno muito crocantes ficarão duros demais quando esfriarem.

Gostaram? Bom apetite!

5 comentários :

  1. olá Sandra... adorei a receita e o "causo" das suas sobrinhas... eu tb passei apuros aqui em SP, pois sou gaúcha... imagine pedir na padaria por um cacetinho (pao francês) ou cueca virada (a tal Grôstoli)!!! rsrs e no açougue pedir por tatu (lagarto) e ver o atendente te olhar com espanto... rs bem, mas causos a parte, seu blog é uma delicia, te visito todos os dias.... vou fazer essa receitinha com certeza.... beijinhos Ale

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sugestão!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto tanto e só fiz uma vez vou ter que remediar isso
    Estes com alecrim devem ser mesmo muito bons
    Ficaram lindos
    bj

    ResponderExcluir
  4. O aspecto é fantástico, devem estar uma delícia!

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi com alecrim e castanha do Pará (agora, castanha do Brasil...vou demorar a me acostumar com isto). Vou fazê-los em breve.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!