27 janeiro 2014

Torta sem massa, ou melhor, com massa de batatas chips

Torta com massa de batatas chips


Nunca escondi que minha rede social favorita é o Pinterest. Apenas recentemente rendi-me ao Instagram, outra rede baseada em compartilhamento de imagens, só que via smartphone.

Bem, acho que minha formação profissional de arquiteta é responsável por essa minha paixão por imagens. Poderia ficar muito tempo só viajando em algumas dessas duas redes citadas acima. E foi mais uma vez do Pinterest que a imagem da base dessa torta me conquistou. Por uma dessas bobeadas não salvei o blog de onde vi essa receita, mas de qualquer maneira dele só aproveitei a ideia da base/ massa - ou não massa. Até o processo para cozinhar as batatas acabei optando por assá-las - nele eram fritas, tipo de preparo que procuro evitar ao máximo.


É uma ótima solução para quem tem intolerância à glúten. Essas lâminas de batata por vezes lembram massa folhada, principalmente nas bordas que ficam mais crocantes. No mais, o recheio pode ser conforme sua conveniência. Segui na linha da receita mais light, utilizando ricota e abobrinha. Modéstia à parte ficou uma delícia!

E se você quiser seguir o Caldeirão no Instagram, procure @blogcaldeiraobruxasolar. Ficarei feliz em nos encontrarmos por lá. Vamos à torta?



Torta com massa de batatas chips



Torta com massa de batatas chips


Torta com massa de batatas chips
(fôrma de aro removível com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>massa
4 batatas de tamanho médio para grande (escolha 2 delas mais compridas e estreitas)
óleo ou azeite para untar
>recheio
150 g de ricota fresca
1 colher (sopa) de páprica picante
1 ovo ligeiramente batido
50 ml de leite
20 g de queijo parmesão ralado
1 punhado de salsinha picada
1 abobrinha italiana média
1 punhado de tomatinhos cereja cortados ao meio
1/2 cebola roxa média fatiada
sal
azeite

Torta com massa de batatas chips

Preparo
>massa
Preaqueça o forno a 220 graus. Lave bem as batatas, esfregando a casca (utilizei com a casca, mas se quiser pode descascar). Usando um fatiador de vegetais (mandolina), corte 2 delas em fatias no sentido do maior comprimento e as outras 2 no sentido do menor comprimento (as mais longas para serem colocadas nas bordas e as mais redondinhas para o fundo). Unte ligeiramente com óleo ou azeite uma assadeira (prefira antiaderente). Disponha as fatias sem encavalar e leve ao forno até começarem a ficar cozidas, mas não tão crocantes (pois voltarão para o forno). Esse processo é rápido, fique atento para não deixar queimar.

Forre o fundo da fôrma de aro removível com as batatas mais redondinhas e as laterais com as compridas. Pode fazer camadas para não deixar essa base muito fina. Reserve.

Torta com massa de batatas chips

>recheio
Fatie a abobrinha (pode ser ao comprido ou em rodelas) também com o auxílio da mandolina. Salgue e regue com um fiozinho de azeite. Reserve.

Em uma tigela esmague a ricota com um garfo. Adicione a páprica, o sal, o queijo parmesão e a salsinha e prove (acrescente o que estiver faltando para seu gosto). Junte o ovo batido e o leite. Misture bem.

Disponha esse recheio e a abobrinha fazendo uma composição sobre as batatas. Coloque os tomatinhos cortados ao meio e as cebolas fatiadas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno com temperatura 200 graus até a abobrinha ficar cozida e a ricota mais sequinha.

Tire cuidadosamente o aro da fôrma e sirva à seguir. Bom apetite!


9 comentários :

  1. Sandra que sugestão maravilhosa, sem falar que o aspecto ficou lindão, muito convidativo e o melhor saudável. Quanto ao pinterest viajo horas por lá, coisinhas lindas vejo por lá.

    ResponderExcluir
  2. amei, amei amei!
    as fotos ficaram demais, e ja estou imaginando o sabor...

    ResponderExcluir
  3. Seá que daria certo com batatas chips industrializadas?#preguiça define.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, não dá não, elas quebrariam :-(

      Que preguiça é essa? Não dá muito trabalho...palavra de Bruxa...rsrs
      Beijos

      Excluir
  4. Que delícia de receita Sandra, pode ter certeza que já fui copiada e em breve será testada aqui na minha cozinha.
    Gosto muito do Pinterest também... sempre se encontra ideias diferentes como essa por lá.
    Ficou linda e apetitosa sua torta!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. tem batata, eu já topo. agora, que fantástica opção para massa! vou copiar, fazer e dar o devido crédito, claro!
    forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Adorei e vou experimentar com toda a certeza. Uma versão que vai agradar a todos lá em casa. Boa semana e até breve.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!